Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Extratificação de Sementes (DUVIDA)

Marcello WB02/06/2010 15:58
Extratificação de Sementes (DUVIDA)
Adquiri algumas sementes de Acer e pinheiro negro e junto veio um manual informando que tenho que extratificar na geladeira as sementes de pinheiro negro, Isso e realemte necessário para o PN???

E sobre a extratificação do Acer? alguem ai ja conseguiu resultados com menos de dois meses ?
A_Henriques03/06/2010 18:42
Pinheiro Negro não precisa e o Acer poderá germinar entre o primeiro mês e o terceiro normalmente (dentro da geladeira).
Ivo16/06/2010 12:16
Olá, Marcelo.

Que espécie de Acer é? Nem todas tem exatamente as mesmas exigências.
Marcello WB16/06/2010 19:21
Coloquei de acer palmatum, tridete e rubrom...

ja fazem umas duas semanas...

Estou com uma duvida de eu posso ficar misturando as sementes. as vezes dou uma leve misturada no vidro, isso tem algum problema ?
A_Henriques17/06/2010 11:27
Acho que você deveria ter perguntado antes de fazer, mas acredito que com estas espécies que você mencionou não terá problema. Mas eu sou que nem você, primeiro eu faço e depois eu pergunto.
Ivo17/06/2010 11:46
marcellowb escreveu:
Coloquei de acer palmatum, tridete e rubrom...

ja fazem umas duas semanas...

Estou com uma duvida de eu posso ficar misturando as sementes. as vezes dou uma leve misturada no vidro, isso tem algum problema ?

O Acer rubrum costuma germinar mais fácil. O tridente pode exigir um pouco mais de paciência. Agora o A. palmatum costuma ser terrível, ele testa mesmo nossa paciência.

Em algumas regiões montanhosas, as sementes dos áceres caem em riachos e ficam rolando na água por muito tempo até serem depositadas num baixio que drena na primavera. Constatou-se que as sementes que sofrem esse "afogamento" germinam melhor. Uma alternativa para germinar Acer, com a aqual eu já tive sucesso várias vezes, consiste em deixar as sementes por 30 dias com água na geladeira (1°C a 4°C - não pode congelar!), trocando a água todos os dias, e então por em estratificação normal. A água ajuda a remover inibidores da germinação.

Um abraço!

Ivo
Marcello WB17/06/2010 22:30
e no caso dos acer tatarian ?? e facil como o rubrum??

queria saber tambem se será dificil pra que esses acers e pinheiros negro e vermelho se adaptem ao clima daqui do nordeste...

no caso de eu plantar a semente, a planta ja vai nascer adaptada ao clima daqui e será mais facil de sobreviver ou isso nao tem nada a ver??
Marcello WB17/06/2010 22:36

queria saber tambem se será dificil pra que esses acers e pinheiros negro e vermelho se adaptem ao clima daqui do nordeste...

no caso de eu plantar a semente, a planta ja vai nascer adaptada ao clima daqui e será mais facil de sobreviver ou isso nao tem nada a ver??
Ivo21/06/2010 08:48
marcellowb escreveu:

O tratamento ao Acer ginnala (A. tataricum) é semelhante ao do A. rubrum. Quanto ao clima, não quero desanimá-lo, mas eles precisam de um friozinho para dormir bem no inverno. Há a alternativa da geladeira, contudo existem riscos, e só deve ser feito com muita dedicação e organização (de agenda, por exemplo)>
nenamachado10/07/2010 17:18
vou aproveitar o tópico pq tenho cerca de 2kg de sementes de Pau Brasil.

Tem como fazer a muda através das sementes?

Não quero bonsai pq ele temum crescimento muito lento, mas gostaria de aproveitar as sementes e ter as árvores no quintal.