Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

bonsai de figo, folhas amarelando tem potencial p/ um bonsai

erikprates02/06/2010 16:32
bonsai de figo, folhas amarelando tem potencial p/ um bonsai
pessoal comprei esse bonsai de figo a 1 semana mais ou menos ele tava com as folhas bem nutridas e verdinhas, porem a terra ta muito compactada e seca quando comprei, estou regando ele diariamente, e percebi q as folhas de baixo estão com umas pintas amareladas tipo da cor de ferrugem, não sei ao certo o que é, aq ta um frio danado e bastante vento gelado, não sei ao certo é que ou se isso é normal.

por gentileza me ajudem,

e se não for nada vcs acham que tem potencial para um bom bonsai? o que vcs fariam nele, me pareçe q tem raizes começando a sair pelo fundo do vaso, o quer vcs indicam pra min fazer nele.

bom pessoal desde ja agradeço.
podem criticar e comentar,
aguardo os comentarios dos amigos bonsaistas
Erik
Laudir02/06/2010 16:47
o correto era coloca-lo em um recipiente maior e com uma boa drenagem
erikprates02/06/2010 17:09
então laudir eu penso sim em coloca-la num recipiente maior mesmo, talves num escorredor para a planta desenvolver mais rapido e tb com maior drenagem , porem sou novato e não sei se é a época correta para isso, se tenho q esperar a primavera, e tal.
Laudir02/06/2010 17:42
eu costumo deixar o torrao todo submerso em agua para amolecer bem a terra... ae eu pego uma mangueira e dou um jato d´água para tirar o excedente da terra... nao todo mas uma boa parte... ae eu planto em um recipiente maior.

fazendo assim nao quebra raízes e a planta nao sente tanto quanto se fosse podar as raízes.
joão josé02/06/2010 21:33
Se não quiser m vacorrer riscos ao mexer no torrão, coloque a planta inteira nuso maior e preencha com susbtrato mais adequado. Assim não corre muito risco. O amarelamento pode ser do frio e da tendencia um pouco a ser caduca em determinadas regiões.
Aqui um post sobre a planta muito interessante: http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=9138
Elio02/06/2010 22:18
Erik, agora é normal amarelar, secar e cair as folhas do Ficus carica.
Só não transplante agora e sim no final do inverno, antes de iniciar nova brotação.

abraço
erikprates04/06/2010 08:28
"Elio" sabe q eu concordo com vc as tem algumas folhas amarelando mas no geral a aparencia da planta é q ela esta saudavel, sei lá mas posso estar enganado, mas acho q seja um pouco normal mesmo. agora boa a sua dica de somente transplantar ela no final do inverno essa eu não sabia e vai me ajudar muito. obrigado

"joão jose" obrigado pelas dicas vou dar uma olhada no post q vc passou pra min valeu ai.

"laudir" otimas suas dicas muito obrigado, quando eu for transplanta-la vo fazer como vc disse, com certeza a planta não deve sentir muito. valeu mesmo.
erikprates04/06/2010 08:38
pessoal essas são algumas fotos q tirei nesse feriado, como vcs podem ver ai nas fotos as folhas de cima estão saudaveis, só as de baixo q estão amareladas ate secando, espero q seja normal para esta especie, mas qualquer dica podem mandar ai galera.