Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

O que necessito para começar a cultivar.

Rudimar Felicetti02/06/2010 16:53
O que necessito para começar a cultivar.
Sou iniciante e quero saber como faço pra começar, se pego uma arvore grande ou pequena e qual a mais indicada. Tamanho de vaso e se vai para o vaso ja ou quando vai. Estou perdido me ajudem kkkkkkk.
Antonio Donizeti02/06/2010 18:00
De uma olhada no Tutorial para Iniciantes, a materia e otima

Abraço
Nikkei 10003/06/2010 11:04
Rudimar, muito bom você entrar no fórum buscando informação antes de sair comprando qualquer muda. Como disse o Antônio, dê uma lida no tutorial para iniciante. Mas vou te dar algumas dicas básicas.
De início, escolha uma espécie mais fácil e de crescimento rápido para que possa trabalhar e aprender sem ter que esperar muito tempo. Aconselharia o ficus, primavera, pingo de ouro ou caliandra. 😄
Fuja dos "mausais" (leia o tutoria), que são aquelas mudas vendidas como "bonsai" que se encontra facilmente em supermercados.
Vá a um local que vende plantas. Quando entra no local, ficam as plantas mais bonitas. Geralmente não é a que queremos. Os bonsais buscam imitar uma árvore velha em tamanho miniatura. Então procure plantsa mais velhas, de preferência com nebari (raízes) mais bonitas e tonco mais tortuoso, enrugado (não liso e reto). Buscar também plantas com galhos baixos e numerosos ajudam bastante. Entre na loja e observe cada planta.
É mais fácil podar uma árvore maior e diminuir do que comprar uma muda pequena e ter que esperar anos só para engrossar o tronco e começar a trabalhar. 😄
Vasos para bonsai, esqueça por enquanto. Vai demorar um bom tempo para colocar no vaso de bonsai. Não é a hora, confia em mim.
ILMA03/06/2010 17:39
Bem vindo!!!
Andei sumida por uns tempos , mas n parei com minhas mudas . o q vc precisar , o tudo q aprendi , foi aq . vc encontará apoio e matérias ótimas, leia muito antes de comprar suas plantas .abraços , boa sorte nessa arte, vai precisar de amor , carinho e dedicação com as plantas!!!!