Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Como fazer c/ acerola

FelipeRocha02/06/2010 20:47
Como fazer c/ acerola
Bom, tenho esse pé de acerola no quintal de casa, e estou pensando em transformá - lo em um bonsai.

Queria saber a opinião de vocês quanto a colocar ele no escorredor ou deixá-lo como está no solo.

Eu sempre tenho essa dúvida, pq acho que se a planta se desenvolve muito no solo, é um trabalho a mais para recuperar suas raizes após a coleta.Mas como aqui no fórum tem pessoas bem mais experientes, gostaria de saber a opinião de todos.

Outra dúvida seria a questão de podas.Onde devo podar para ter uma boa estrutura?

Seria necessária uma desfolha para aramação, ou isso é um passo mais futuro?

Desculpem a chuva de perguntas, mas acho que este é o local mais adequado, e com pessoas mais capacitadas para responder às dúvidas.

Tamanho comparado com uma garrafa de cerveja.

Aguardo comentários e opiniões,Obrigado a todos.
Nikkei 10003/06/2010 11:24
Felipe, com certeza no solo ele crescerá mais rápido e melhor.
Neste caso específico da sua acerola, deixaria ela aí mesmo por algum tempo ainda.
Quando está no solo, o principal objetivo é engrossar o tronco. Isso ocorrerá melhor e mais rápido se você mantiver ele com a maior quantidade de massa foliar possível. Então deixo crescer livremente? Não.
Ao contrário do que se possa imaginar, a poda diminui a quantidade de folhas, mas quando iniciar brotação nova, virá com muito mais folhas. Quando cortamos um galho, no local da poda dois novos nascerão, aumentando a massa foliar.
Se fosse eu, podaria e deixaria aí no solo.
Quando for fazer o yamadori (coleta da muda para colocar no vaso), você vai ter que podar todas (ou quase todas) as folhas, deixando só a parte mais inferior da planta. Portanto, aramação não precisa ser feita. Só faria aramação se fosse para formar o que seria futuramente o tronco principal, ou para treinar como aramar. 😄

Só para você ter uma idéia:
em azul as podas
em vermelho: o que poderia ser o tronco no yamadori
foto de uma planta bem formada (do Nelmar), parecida com a sua
FelipeRocha03/06/2010 11:44
Obrigado de novo Nikkei
Nikkei está sendo de grande ajuda nesse meu inicio no bonsai.
Obrigado pelas sugestões, e depois da poda eu posto outra foto pra acompanhar a evolução!

valeu!