Drop1321/12/2010 21:23
Re: bonsai
Caro Nickyfury,
Acredito que o momento é ideal para o reenvase, pois a planta está apresentando boa saude e vigor nas brotações...mas presumo que necessite uma maior facilidade no enraizamento....
Portanto irei coloca-la num escorredor....mas uma dúvida me acontece: Com o que preencho o escorredor? apenas o torrao atual + cascalho?
Fico com receio de que ficará muito "probre" o solo... bom aguardo mais uma vez a ajuda de voces que se tornaram meus grandes mestres nesta arte e que serei eternamente grato!!
OBS: Podei o galho que estava rachado e logo q possivel posto novas fotos.
GRANDE ABRAÇO E BOAS FESTAS DE FINAL DE ANO A TODOS !
nickyfury22/12/2010 08:45
bonsai
Drop, não há o que falar em solo ser pobre ou não. O solo do bonsai, aliás, pode e deve ser o mais esteril possivel, pois o que alimentará as raízes de um bonsai é o aporte de adubo adicionado pelo cultivador, e não o solo. O substrato é algo neutro, sem nenhum tipo de adubo ou complemento orgânico que exerça essa função.
No Japão e na Europa, é usual envasar utilizando Akadama, que é um solo de tipo argiloso de origem vulcânica, oriundo do Japão. Por tornar as superfícies porosas e permitirem que a água passe através dela, a akadama é ideal para o cultivo de Bonsai, sendo usada também com bastante frequência em aquários, como fundo para criação de plantas, não tendo gumes nem pontas aguçadas que possam magoar animais aquáticos.
Tem um Ph neutro (entre 6,5 e 7,2) e uma grande quantidade de minerais, graças à sua origem vulcânica. Por isso, quando sugerimos um reenvase costumamos afirmar que o solo deve ser o mais neutro possível, pois dada a impossibilidade de usarmos Akadama por aqui em grande escala, devido ao altíssimo preço, temos que adaptar nosso substrato com outros materiais, como o caco ceramico, o pedrisco, a terra granulada, o carvão vegetal, etc, que são materiais estereis e complementares, um fraco arremedo do Akadama, mas que serve para nossas plantas de qualquer forma.
Em tempo: Akadama é um solo pobre, tambem. Não é rico em nada, não contém nenhum material composto que tenha algum tipo de adubo, em sua composição original. A vantagem em seu uso está em suas propriedades, o que dispensa o acréscimo de outros materiais, como usualmente fazemos por aqui. 🙄
Drop1322/12/2010 19:03
Nicky.... como disse em outro tópico, fui la no pessoal da characa e eles me aconcelharam a manter neste vaso mesmo (principalmente por motivos estéticos do escorredor ja que esta planta é um xodó e volta e meia esta aqui dentro de casa); este vaso é de um bom tamanho, porém fui aconcelhado a trocar toda a terra, pois a que estava ficava muito enxarcada e além do fato de haver muitas minhocas (na troca reparei uma com mais de 8cm de tamanho!!) As minhocas em vasos pequenos como este nao sao aconcelhaveis uma vez que consomem toda a materia organica e deixam o solo ácido sendo prejudicial a planta. Para isso retirei TODA a terra velha, inclusive das raizes e replantei.. fiz uma desfolha parcial também...
Logo que der posto fotos!
Grande abraço a todos
Pedro.
Pethrus Barros23/12/2010 21:05
A minha está quase assim
Drop1313/06/2011 18:52
Pessoal!
Após um período afastado e esperando para mostrar alguns resultados, ai vao eles: estou satisfeito...mas sei que ainda tneho um longo caminho ao qual percorrerei sem hesitar!
PS: A um tempo atrás esta planta apresentou crescimento da ponta de seus galhinhos, porém sem o surgimento de novas folhas, achei suspeito e deixei mais tempo ao sol, a principio está recuperando, mas observo pequenos furos em algumas das folhas mais novas. Gostaria que, se possivel, alguem me auxiliasse no que fazer!
Conto com a opnião de vcs!
Grande abraço, a todos!!Drop1313/06/2011 19:19
aqui vai um "resumo" do q aconteceu ate hj ehhehe...talvez mtos erros, mas sempre aprendendo com eles... abraços

Lrgullo22/06/2011 16:14
Sou bem principiante... mas vendo as fotos, todas em vasos bem pequenos.... acredito que estes vasos seriam para quando sua árvore já tivesse em um formato de bonsai mesmo, pq o vaso pequeno limitou totalmente o desenvolvimento dela...
passando ela para algo maior, ou chão, ou mamadeira para ele desenvolver mais... para a copa ter mais brotações...
quanto a estilização e dicas nem me arrisco =D
abraços!
Mcdonald22/06/2011 18:04
Lrgullo escreveu:
Sou bem principiante... mas vendo as fotos, todas em vasos bem pequenos.... acredito que estes vasos seriam para quando sua árvore já tivesse em um formato de bonsai mesmo, pq o vaso pequeno limitou totalmente o desenvolvimento dela...
passando ela para algo maior, ou chão, ou mamadeira para ele desenvolver mais... para a copa ter mais brotações...
quanto a estilização e dicas nem me arrisco =D
abraços!
Eu concordo... Neste vaso a planta vai crescer muito pouco(pouco mesmo)...
Em um ano ela cresce bastante em uma bacia.
abraço