Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ligustrum - Atualizado- 13-09-2010

marco_avelar04/06/2010 18:47
Ligustrum - Atualizado- 13-09-2010
Meu novo ligustrum. Tem uma boa base, cerca de 13~14 cm. Vou fazer um trabalho em madeira morta para aumentar a conicidade.

Na parte de trás tem uma grande cicatriz de uma poda drástica que também vai virar trabalho em madeira morta.

Markus Von Kossel04/06/2010 19:02
Eu faria algo parecido com esta maravilha do Walter! Voce tem 5 ou 6 ramos, eu usaria 2 ou 3 apenas!
Mas essa tá pedindo! E respeitar os pedidos das plantinhas é importante!
hehe!!

Adoro esta planta em particular!!!

A sua está bem orientada para algo pareciido!

Abraço!
joão josé04/06/2010 21:27
Boa visão, Markus! De qualquer forma teria que reduzir os galhos para produzir uma ramificação mais baixa!
Alexandre S. Coelho04/06/2010 21:42
Oi pessoal

Daria até pra estilizar como o belo bonsai do Walter, mas a diferença nesta do Marco é que os galhos saem todos do topo, mesma altura...

Eu arriscaria uma poda radical. E depois poderia até seguir o exemplar mostrado, pois a planta iria brotar em vários locais 😉 💡

A poda:
marco_avelar04/06/2010 22:30
Markus é uma boa idéia, amplia as minhas opções para dar conicidade para a planta, eu estava pensando em algo parecido com a sugestão do Alexandre, só que com madeira morta no lugar do corte em diagonal, pois, eu estou pensando em enxertar um galho na parte direita da planta.

Alexandre é por ai mesmo que eu estava pensando, o corte radical dos galhos será feita seja qual for a linha adotada e buscar a conicidade nessa linha que você cortou também, só não sei se terá madeira morta e como será trabalhada. Estava pensando em deixar uma quantidade de madeira morta em cima da extensão da linha que você cortou ou talvez deixar o tronco parcialmente oco como sugeriu o Markus.

Pesa na decisão o fato de eu ainda não ter muita experiência nesse tipo de trabalho e estar sem uma retífica.

Abraço.
Leonardo A.05/06/2010 19:57
Eu olhei esse tronco pequeno e parrudo e logo me veio na cabeça aqueles belos trabalhos do Zézão.

Não sei se é possivel, pois por incrivel que pareça nuna tive um ligustrinho, mas pelo tronco promete.

marco_avelar05/06/2010 20:38
Leonardo eu ainda vou resolver o problema de conicidade e com as podas drásticas acho que vai haver muitas brotações para estudar o que fazer, mas estou pensando em fazer uma planta baixa e bem ramificada. Não sei se vai ficar no estilo dessa que você postou, mas é uma ótima inspiração 😂 .

Abraço!
marco_avelar14/09/2010 01:02
Fiz uma poda e trabalhei na madeira. Foi o primeiro trabalho em madeira nesse estilo que eu fiz. Foi feito a mão, acho que levei umas 3 ou 4 horas. Não sei se ficou muito bom, mas foi o que deu para fazer e como eu não sou muito bom de fotografia acho que não vai dar para ver muito bem. Ainda faltam as brotações para formar a copa. Deixei um galho em cima só por precaução, caso ela não brote onde eu quero farei enxertos, depois, o galho será podado.

joão josé14/09/2010 09:02
Os entalhes feito a mão geralmente ficam muito mais naturais, Marco!! Parabéns pelo trabalho! Quando não sabemos trabalhar bem com máquinas o resultado é meio falso, irreal, sem respeitar os veios naturais da planta! O problema é a preguiça que impera, nos levando ao uso de Dremmels e Makitas onde nem sempre são necessárias!
marco_avelar14/09/2010 21:04
Jõao que bom que gostou. Eu estava em dúvida se tinha ficado bom. Como eu tenho poucas plantas para trabalhar a madeira nem comprei uma retífica decente. Eu tinha comprado uma daquelas baratinhas pela internet que quebrou com menos de 3 horas de uso. O que faltou um pouco é a textura da madeira morta, essa ai ficou um pouco lisa, porque a madeira é muito dura. Ainda existe a possibilidade de eu retirar aquele uro do lado direito para dar mais conicidade ao conjunto, mas por hora vai ficar assim.

Abraço!
joão josé14/09/2010 22:07
Quando for trabalhá-la novamente deixe um pano úmido sobre a madeira morta por algumas horas (se possível um dia). A madeira ficará mais mole para trabalhar, facilitando o trabalho! Deixe a natureza fazer um pouco do trabalho de deterioração e volte a mexer dentro de alguns meses.
marco_avelar14/09/2010 22:52
Jõao obrigado pela dica, vai ajudar muito!!!
Rodrigo Tavares15/09/2010 19:25
Olá Marco;
Ola, se minha, eu retiraria aquele uro do lado direito, achei que ele ficou meio artificial...
Só minha opinião, não leve a mal... 😄
hraphi15/09/2010 23:06
Tb concordo com o Rodrigo, acho que ficaria melhor sem o Uro.
marco_avelar16/09/2010 20:52
Eu também considero a hipótese de retirá-lo, apenas o deixei porque em cima dele está aquele único galho que restou. Como a planta é variegata eu quis deixar um galho normal para talvez enxertá-lo nas outras partes.

Rodrigo eu não levei nada a mal, pode falar a vontade!!!

Abraço!