Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Bouganvilea

Gisjunior05/06/2010 15:50
Bouganvilea
Pessoal, adquiri esta bouganvilea e acredito que dê um belo exemplar.
Ela está em uma bacia para melhor distribuição das raízes.

Aguardo orientações e sugestões de melhora.

Frente

Nebari

Vista Superior

Abraços !!
Gisjunior07/06/2010 22:28
Pô, pessoal. Ninguém respondeu ao tópico. 😢 😢 😢
joão josé07/06/2010 23:05
Fim de semana, o pessoal fica devagar, rs! Mas gostei da plnta, Júnior. Só o primeiro galho grosso eu retiraria, tá destoando do conjunto! E deixá-la engrossar para ficar mais proporcional! Para isto: ESPAÇO!
Gisjunior07/06/2010 23:13
Oi josé,

vc diz retirar o 1º galho à direita (na 1ª foto) e permanecer apenas com o tronco central ?
joão josé07/06/2010 23:19
Loucura?? Mas foi o que enxerguei! Aguarde outras opiniões!
marco_avelar08/06/2010 00:59
Eu também não gosto do deste primeiro galho.

Mas como opção eu o deixaria ai e deixaria a continuação do tronco servir como galho de sacrifício. Depois que a base do tronco atingisse uma espessura satisfatória ele seria cortado e esse primeiro galho da direita que seria mantido do tamanho atual serviria para a futura continuação do tronco dando um pouco mais de movimento à planta, que teria a sua copa reiniciada, no futuro, quando o tachiagari estivesse pronto.

Como ponto forte destaco o nebari, mas seria bom cobri-lo mais um pouco para que se desenvolva melhor.
Alexandre S. Coelho08/06/2010 09:41
É amigo...

Escolher qual galho cortar é sempre difícil... 😂
As sugestões dos amigos acima são bem acertadas, então eu diria que você antes de tudo deve começar a escolher a futura "frente" do bonsai pelo nebari 💡
... Acertando o nebari (uma das partes mais importantes), você depois decide onde cortar 😉
Gisjunior08/06/2010 09:47
João José,

Não te critiquei.
Perguntei para entender mesmo de qual galho estava falando, pois existe outro galho mais fino à esquerda.

Marcos,

Não o cortei, pois o tronco principal não possui ramificações em seu lado esquerdo. Desta forma utilizaria este galho para formar a copa deste lado.

Estive pensando em deixá-la crescer livre para depois baixar sua copa para que preencha melhor sua copa (Mantendo os dois troncos).
É uma idéia.

O que acham ?

joão josé08/06/2010 10:08
Não me melindrei não, Jr!! Fique tranquilo, rs!