Minha Caliandra, atualizado com flores.
hraphi06/06/2010 16:35
Minha Caliandra, atualizado com flores.
Esse vaso deixei cair e quebrou em nove pedaços, colei ele todo com durepoxi pela parte de dentro, e depois disfarcei as rachaduras que ficaram por fora passando o Dremel e fazendo esses efeitos de raio, achei o resultado final bem maneiro e recupwerei o vaso, he, he, he.
Uploaded with
ImageShack.us
Uploaded with
ImageShack.usA_Henriques06/06/2010 18:53
Achei bem legal o estilo que você definiu para ela, ficou bonita assim. Agora é só ir podando para manter o estilo. Gostei também dos efeitos no vaso, mas pensei que você tivesse feito algo parecido com raízes e não com raios.
LEAO06/06/2010 18:56
Bela planta. Tenho duas com 3 e 4 anos, se ficar proxímo desta já estarei contente.
Markus Von Kossel06/06/2010 19:37
Bela planta!
Boa ideia com o vaso! Tenho um quebrado e colado com dorepox tmb!
Não me lembrei de passar a dremel nele!
Vou copiar sua ideia!
hraphi06/06/2010 19:45
Markus Von Kossel escreveu:
Bela planta!
Boa ideia com o vaso! Tenho um quebrado e colado com dorepox tmb!
Não me lembrei de passar a dremel nele!
Vou copiar sua ideia!
Beleza, fique a vontade, e não esqueça de postar uma foto para eu ver hein? disfarça legal e ainda fica estiloso, eu usei aquelas peças dremel para trabalhar com cerâmica, azulejos etc, aquelas de cor verde.Abraços.
hraphi06/06/2010 19:48
A_Henriques escreveu:
Achei bem legal o estilo que você definiu para ela, ficou bonita assim. Agora é só ir podando para manter o estilo. Gostei também dos efeitos no vaso, mas pensei que você tivesse feito algo parecido com raízes e não com raios.
O bom da obra de arte, é que pode ter várias interpretações, rsrsrssr, pode ser raízes tb, está valendo, Abraço.
Ricardo Paiva06/06/2010 20:03
Sua caliandra está bem encaminhada. A copa só precisa de um refinamento na estrutura, eliminando os galhos excedentes.
Depois outra coisa que você pode melhorar é o nebari. Um alporque baixo é um bom caminho para solucionar isto.
hraphi06/06/2010 20:25
Ricardo Paiva escreveu:
Sua caliandra está bem encaminhada. A copa só precisa de um refinamento na estrutura, eliminando os galhos excedentes.
Depois outra coisa que você pode melhorar é o nebari. Um alporque baixo é um bom caminho para solucionar isto.
Verdade, tive que colocar uma pedra embaixo da raíz para disfarçar, seria melhor cortá-la?
Ricardo Paiva07/06/2010 07:28
Eu faria um alporque baixo logo acima daquela raiz.
nickyfury07/06/2010 10:54
bonsai
Não é preciso fazer alporque, basta cortar a raiz fora, sem nenhum problema, aplicando pasta cicatrizante (ou cola branca de madeira), no local, para favorecer a cicatrizanção rápida. 😄 Isto pode ser feito hoje mesmo. A planta apresenta boa saúde, visivel pela excelente estruturação aerea, e a retirada dessa raíz em nada irá prejudicar a planta. 😄
hraphi22/06/2010 06:12
Uploaded with
ImageShack.us
Aproveitei que as folhas estavam feias após o inverno, e o aumento da temperatura para fazer uma desfolha, com ela desfolhada, resolvi trabalhar a conicidade, o ápice estava cheio de calos criado por galhos que brotavam no mesmo ponto do tronco, retirei o que mais parecia uma bola e aramei o que será o novo ápice para cima...
Uploaded with
ImageShack.us
Uploaded with
ImageShack.ushraphi02/09/2010 23:51
Uploaded with
ImageShack.ushraphi03/09/2010 00:00
Ricardo Paiva escreveu:
O refinamento na estrutura com eliminação dos galhos excedentes foi feita, falta melhorar o nebari, rsrsr, abraço Ricardo.
Alexandre S. Coelho03/09/2010 09:47
Aos poucos ela vai ficando linda amigo!
Além do nebari, eu também pensaria em refazer o ápice, pois o nódulo formado parece estranho e sem conicidade... A folhagem esconde, mas não elimina o problema 🙁
hraphi03/09/2010 11:50
Fala Alexandre, concordo plenamente meu amigo,e já providenciei isso, arranquei os calos e direcionei um galho para cima que será o novo ápice, se ainda assim não ficar satisfeito com a conicidade, zero a parte de cima da copa e reconstruo outro ápice no futuro, obrigado por postar e principalmente pelas dicas...
Abraços.
Ricardo Paiva03/09/2010 14:31
Hraphi, já melhorou muito. A dica do Alexandre é ótima.
Acrescentaria uma poda nos galhos secundários para melhorar a ramificação com a técnica do cresce/corta.
Dá uma olhada no que fiz nesta minha caliandra. Ramificou muito.
Toda a evolução dela pode ser vista no meu blog:
http://ricardopaiva.wordpress.com/meus-bonsai-2/caliandra-4/hraphi03/09/2010 15:01
Beleza de ramificação Ricardo, gostei muito. Pois é rapaz, eu podei tb os galhos secundários, estavam muito maiores, mas como o intervalo de tempo das fotos é de três meses,não deu pra ver, acabou voltando para o tamanho de antes, parecendo até que não cresceu nada.( não sei se me fiz entender)
Deveria ter batido uma foto com os galhos grandes, e depois outra dela já trabalhada, vacilei...
hraphi03/09/2010 15:06
Será que eu poderia fazer um transplante agora pra dar uma corrigida no nebari? ou estressaria demais a planta? Pensei que como ela perdeu boa parte dos galhos e todas as folhas poderia podar um pouco as raízes e conferir o nebari tb, o que acham?
Ricardo Paiva03/09/2010 15:12
Eu normalmente desfolho, transplanto, podo raízes e copa. As minhas adoram!
hraphi03/09/2010 15:16
Obrigado pela informação Ricardo, estava com vontade de passar para uma bacia maior e desenvolvê-la mais um pouco, abraço.
hraphi12/09/2010 11:40
Não estava satisfeito com a espessura do novo ápice e já modifiquei, de quebra ainda foi para uma bacia para dar uma ramificada na copa...
Antes;

depois;

Agora sim fiquei satisfeito com o resultado do trabalho no ápice, ainda tinha um calo que foi retirado e lixado...

Elio12/09/2010 18:07
hraphi, bom trabalho, cara.
Agora é só cuidar do refino!
abraço
hraphi21/09/2010 14:04
Valeu Elio, abraço.
Rebrotou rapidinho, deve ter sido a entrada da primavera...

Danilo Muto21/09/2010 17:52
Parabéns pela planta, mto bonita essa sua caliandra,
A minha perto da sua é uma muda, hehehehe
hraphi01/11/2010 16:37