Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Acerola Misho ( TAKOZUKURI ) Polvo.

12
hraphi08/06/2010 16:03
Acerola Misho ( TAKOZUKURI ) Polvo.
Outro trabalho com acerola, é o estilo TAKOZUKURI – (Polvo) A formação dos troncos lembra um polvo com seus tentáculos;a partir da semente, muito prazeroso trabalhar com acerola, ô plantinha que cresce ligeiro e responde bem as intervenções, desfolha etc...Essa tem só aproximadamente seis meses.

Uploaded with ImageShack.us

IanaMel08/06/2010 20:33
Olá, ela tem somente seis meses? Acho que pra essa idade ela tá bem adiantada, na minha humilde opinião!Não conhecia esse estilo, gostei, tá linda. Parabens
hraphi08/06/2010 20:43
IanaMel escreveu:
Olá, ela tem somente seis meses? Acho que pra essa idade ela tá bem adiantada, na minha humilde opinião!Não conhecia esse estilo, gostei, tá linda. Parabens

Obrigado pelos elogios, Pois é Iana, o conjunto escorredor e mamadeira com adubação forte na mamadeira, como dizem aqui no fórum, é um verdadeiro anabolizante natural, mas tb achei que ela desenvolveu muito, por isso postei, deve ter sido a quantidade de folhas que deixei, fui podando a ponta de cada brotação que bifurcava em mais duas, podava as duas novas , brotavam 4, depois 8, 16 etc... . Esse estilo foi um dos últimos que conheci tb, rsrssrr.
Vhalveruth09/06/2010 11:58
parabens pelo bebe... essa ai promete =)

tb gosto de trabalhar com acerola
hraphi09/06/2010 15:58
Valeu Ricardo, estamos aí amigo, abraço.
hraphi27/08/2010 16:06
Desfolha de primavera...

Caiu no alicate, estava ficando sem conicidade...

... agora deverá dar uma freiada no desenvolvimento que estava rapidíssimo, mas em compensação irá ganhar ramificações novas e um ápice com maior harmonia.
Gilber Lopaka27/08/2010 16:35
Legal.
Parabens, sua acerola ta ficando linda.
Eu tbem tenho um exemplar de 6 anos, é muiot bom trabalhar nela, suporta bem varios tipos de intervenção, ja fiz poda drástica, poda de raiz, transplante e ela respondeu muito bem.

Sucesso!!
hraphi27/08/2010 17:39
Re: Legal.
Gilber Lopaka escreveu:
Parabens, sua acerola ta ficando linda.
Eu tbem tenho um exemplar de 6 anos, é muiot bom trabalhar nela, suporta bem varios tipos de intervenção, ja fiz poda drástica, poda de raiz, transplante e ela respondeu muito bem.

Sucesso!!

Obrigado pelo incentivo Gilber, depois posta uma foto da sua acerola pra nossa apreciação, ela já frutificou? Abraços.
Gilber Lopaka27/08/2010 17:53
Ela ja frutificou sim, fiquei todo contente quando vi ela florida e dando frutos, prq dizem q depois de um tempo ela para de frutificar por causa da miniaturização das folhas, das podas etc etc.

Vou postar as fotos dos meus exemplares semana q vem, eles estão "voltando" do adormecimento de inverno antecipadamente prq aqui em São Paulo, apesar de estarmos no fim do inverno ta com cara e tremperatura de verão, ontem percebi q ela voltou a brotar, eu tinha feito uma poda drastica dinovo para reduzir ainda mais o tamanho dela, o resoltado vai ficar legal, mas ainda não dá p\ ver, mas vou fazer os posts das fotos dela bruta e do andamento da intervenção.

Ah, ia esquecendo, eu tbem sou bahiano, mas ja vivo fora de lá ha uns 10 anos. Abração.
Danilo Muto28/08/2010 11:52
seis meses??
😮

Muito adiantada hehehe
minhas sementes sao diferentes dessas rsrs pq com 6 meses nao estao desse tamanho.
hraphi12/09/2010 12:44
Evolução de três meses durante o inverno, metabolismo lento, mesmo assim acho que dêu uma encorpadinha no tronco;

hraphi12/09/2010 13:07
Danilo Muto escreveu:
seis meses??
😮

Muito adiantada hehehe
minhas sementes sao diferentes dessas rsrs pq com 6 meses nao estao desse tamanho.

Aproximadamente Danilo, devia ter anotado a data exata, mas não passa de oito não, tinha no máximo oito meses quando postei em junho.

Tenho duas teorias para as suas plantas obtidas por semente, uma é que vc pode ter podado pra ficar bonitinha deixando com poucas folhas e consequentemente desenvolvendo mais lentamente, quanto mais folhas maior, e mais rápido o desenvolvimento, deixa crescendo livre por um bom tempo depois vc poda, nem que fiquem feias nesse intervalo, no máximo faça podas curtas para aumentar ramificação, foi o que eu fiz.

A outra teoria é que pode ter passado por meses de frio intenso diminuindo o metabolismo e retardando tb o desenvolvimento, pode notar que no inverno a evolução da minha quase parou, ainda mais pq fiz podas e desfolhas.

Algumas dicas (As aceroleiras adoram adubação orgânica, rega e sol direto, sol pleno mesmo, pode deixar o dia inteiro sem medo, o sol pleno irá favorecer a diminuição no tamanho das folhas(desde que a rega seja diminuida nos meses que fizer desfolha, até o amadurecimento das novas. Favorece ainda floração e consequentemente frutificação.)
hraphi24/11/2010 14:31
"hraphi"][quote="Danilo Muto escreveu:
seis meses??
😮

Muito adiantada hehehe

Aproximadamente Danilo, devia ter anotado a data exata, mas não passa de oito não, tinha no máximo oito meses quando postei em junho.

vc pode ter podado pra ficar bonitinha deixando com poucas folhas e consequentemente desenvolvendo mais lentamente, quanto mais folhas maior, e mais rápido o desenvolvimento, deixa crescendo livre por um bom tempo depois vc poda, nem que fiquem feias nesse intervalo, no máximo faça podas curtas para aumentar ramificação, foi o que eu fiz.
hraphi24/11/2010 14:33
Vou trabalhar nela daqui a pouquinho, mais tarde posto as fotos do resultado, quase não enxergo mais o tronco e os galhinhos , que são os atrativos dessa filhotinha de polvo aqui,he,he,he,.

Mauricio Lutz24/11/2010 15:29
hraphi
Muito legal o estilo e a condução, mais tão atacando ela 😈 , cochonilhas acho pelo estilo das folhas, dá uma tratada nela..
Abraço 😄
hraphi24/11/2010 16:05
Estavam atacando mesmo Lutz, desfolhei, podei, retirei manualmente alguns parasitas, lavei a planta toda e pulverizei com SPB, está aí o resultado do trabalho...Agora vou aramar alguns galhos superiores e dar sinuosidade ,para continuar o estilo polvo.

hraphi25/11/2010 13:08
Último ajuste da intervenção, podei o galho marcado em vermelho pq estava compremetendo a harmonia, ele estava ligeiramente mais grosso que os imediatamente abaixo dele.

Laudir25/11/2010 13:27
muito boa a sua intervenção... eu nao atentaria para o detalhe do galho mais grosso que os inferiores....
Filipe Henrique25/11/2010 21:54
iaew brother,

oh eu denovo querendo passar a faca nas suas plantas! haushuashuahsuash
..

ZERA ELA!..

BRINCADEIRA... AMIGO... AMIGOO....
HEHEHEHE

brincadeiras a parte, acho que apesar de muito bem conduzida dentro do estilo, da pra dar alguns saltos de qualidade potencializando oq vc já conseguiu até aqui.

acho que seria recomendavel usar o primeiro galho dessa foto como galho de sacrificil, melhorando a conicidade da planta, no mesmo sentido,
outro ponto que daria ra melhorar seria substituindo o apice apos a bifurcação um pouco abaixo de onde a planta foi podada nessa foto, substituindo o apice por um dos dois galhos concorrentes logo abaixo da cicatriz;

eu limparia as brotações apos a bifurcação e deixaria só um ponteiro pra engrossar a planta como um todo, e o galho da base deixaria crescer mais livre pra almentar a conicidade da planta na base, de resto continuaria seguindo o projeto atual.

parabens pela condução

abraços
Filipe Henrique25/11/2010 22:05
olhando direito acho que confundi, pensei que havia duas opições de 1º galho mas parece que tem só uma....

a ideia eu acredito que é boa, se vc coneguir um galho de sacrificil em algum ponto da primeira curva mesmo fora do desenho acho q vale a pena.

abraços
hraphi26/11/2010 10:20
KKKKKKK, esse Felipe, nem vem que não vou zerar essa, rsrsrrsrs, mas um galho de sacrifício embaixo é uma ótima pedida realmente, pq quero que ela fique mais grossa na base, abraços amigo.
Filipe Henrique27/11/2010 10:39
hraphi

era bincadeira... gostei muito sa sua planta!!!
sugeri uma poda leve... só pra completar minha postagem fiz um esboço e estou tentando explicar melhor.

substituir o apice é comum e da uma qualidade maior ao trabalho,
não digo agora, mas já ir vendo um galho que possa substituir o apice futuramente economisa tempo. por enquanto deixaria varios galhos que servirão apenas para engrossar a plaanta.
vejo como possiveis opições para tal;

na oppição 1 a altura da planta neim muda mesmo se fosse feito agora!

na opição 2 já daria mais trabalho e levaria mais tempo, mas como não seria feito agora, daria pra ir deixando mais ou menos no esquema e quando resolver podar, se resolver podar, já tem um galho que é só puxar pra onde vc quer e esta pronto.

belo trabalho com sua planta.

abraços
neiluis27/11/2010 11:05
BELO EXEMPLAR E BEM NOVINHO
O FUTURO PROMETE
hraphi27/11/2010 12:00
Verdade Felipe, no futuro penso em substituir o ápice mesmo, senão ficaria quase sem conicidade, o tronco ficaria toda na mesma espessura. Vou deixar mais um tempo assim com todos os galhos, até engrossar mais, pq ainda é uma filhotinha.
hraphi27/11/2010 12:02
neiluis escreveu:
BELO EXEMPLAR E BEM NOVINHO
O FUTURO PROMETE

Pois é neilius, apesar de novinha vem recebendo intervenções desde os primeiros meses de vida, por isso gosto tanto dela, aliás é a única que tenho obtida por semente ( misho ) que já se aproxima de um ano.
O pessoal as vezes fica duvidando, mas ela só tem um aninho aproximadamente, rsrsrsrsr.
Abraços
12