Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Jabuticabinha

Marcus Feil08/06/2010 22:36
Jabuticabinha
Olá pessoal! Comprei essa jabuticaba essa semana. Já fiz uma poda e coloquei no escorredor. O que acham? Ja dá pra aramar ou espero?

nickyfury09/06/2010 08:16
bonsai
Antes de aramar, desfolhe, retirando todas as folhas. Em seguida, corte os galhos finos, reduzindo seu comprimento de maneira a permitir que novas brotações possa vir e dar inicio a novos galhos. Em seguida, arame, dando aos galhos um leve movimento sinuoso. 😄 Dentro de 30 dias, aproximadamente, inicie a adubação com material orgânico, para ajudar no desenvolvimento. 😄
Renato Rodrigues Roehrs09/06/2010 10:25
Mais um colega da região! Seja bem vindo Marcus!

Ela tá linda! Vai dar um belo bonsai.

Postando pra acompanhar a evolução.

Abração.
hraphi09/06/2010 15:46
Parabéns pelas primeiras intervenções, já deu um pouco de movimento ao tronco. Por agora eu não mexeria em mais nada, para não estressar em demasia a planta, deixa crescer pelo próximos meses, depois vc volta pra ela, a importância de se ter várias plantas para trabalhar é essa, a gente deixa algumas se recuperando da última intervenção, principalmente pq estamos no início do inverno época em que a maioria das plantas descansam.
Marcus Feil09/06/2010 17:09
Obrigado pessoal pelas dicas.

Vou seguir as dicas do nickyfury, só não sei se vou fazer isto agora. Embora estejamos no outono, aqui na minha cidade já está fazendo 7 graus centígrados. O inverno chegou antes por aqui. Então vou seguir as dicas do hraphi; esperar a planta se recuperar e passar esse friozão. Quem sabe eu dê apenas uma aramada pra colocar o ápice na posição correta.
Obrigado Renato pelas boas vindas! Você estava no encontro em maio em Novo Hamburgo?

Abração a todos!