Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Serissa - 03 anos - Como estilizá-lo

12
acpera10/06/2010 10:58
Serissa - 03 anos - Como estilizá-lo
Bom dia, Amigos.

Este Serissa, comprei a 4 meses, sou iniciante na arte Bonsai, e sei que através do fórum, ja obtive muitas informações, mas acredito que todo iniciante tem a mesma dúvida, tenho informações, mas o que fazer primeiro. O que posso ir fazendo com esse bonsai?

Aguardo ajuda dos amigos Foristas.

Grato.
Nikkei 10010/06/2010 12:42
Acpera. Bem vindo ao hobby.
Sua planta tem muito a ser trabalhada. Sou iniciante também, mas vou dar algumas dicas para te ajudar.
Se fosse meu, gostaria que esta planta tivesse um tronco mais grosso. Isso aconteceria mais rápido se colocasse em um recipiente maior, com substrato drenante. Um escorredor/mamadeira seria bom ao meu ver (procure no fórum de matérias). Mas já esolheria +- o que gostaria de utilizar como tronco principal, eliminando os outros troncos. Eu vi sua planta assim:

O tronco em vermelho faria um moyoji :

O em azul um pouco mais torcido:

Depois de escolher o tronco, deixaria crescer livremente (como na foto abaixo) e assim o tronco tende a engrossar mais rápido do que se for só dando formato na copa pretendida.

É o que eu faria, aguarde as opiniões dos outros e principalmente os mais experientes. Espero ter ajudado de alguma forma
Guilherme Luz10/06/2010 13:08
Caros, amigos agora pintou uma duvida, Serissa e Érica são a mesma especie ou são especies diferentes?
Nikkei 10010/06/2010 13:27
Não são a mesma planta. A erika tem folhas bem miudinhas e toda em verde (sem branco)
acpera10/06/2010 14:21
Nikkei 100, obrigado pelo comentário. Mas posso deixar os 2 troncos ou apenas 1?

Grato
Nikkei 10010/06/2010 15:18
Pode deixar 2 se pretende usar os 2 futuramente. Penso que se você pretende usar só 1 tronco futuramente, que deixe só ele porque assim os nutrientes absorvidos pelas raízes vão só para ele, crescendo mais rápido. Se tiver 2 troncos, os nutrientes se dividirão entre os dois. É o que imgino que aconteça...
Elio10/06/2010 17:45
Adilson, como é uma muda pequena ainda e essa espécie não cresce nem engrossa muito, vc pode manter os 3 troncos. Abra um pouco mais o espaço entre eles e pode esses brotos grandes, mantendo uma boa triangulação na copa.
No futuro, evite comprar a serissa variegata, essa que tem a borda das folhas branca. São mais frágeis do que as não variegatas.
A variegação das plantas, na sua maioria é causada por um vírus.
Veja que as espécies que o Nikkei colocou não são variegatas.
A segunda, inclusive, é uma variedade que engrossa e cresce bem o tronco. Tem a folha mais mole.

abraço
acpera11/06/2010 15:47
Boa Tarde, amigos.

Já comprei o escorredor, vou colocá-lo na mamadeira, para engrossar o tronco.

Comprei a variegata, por achar o detalhe da folha muito bonito, mas é bom saber que esta espécie é mais frágil, evitando assim de matar a plantinha por sua fragilidade e minha inexperiência.

Agradeço ao comentários. Se puderem dar mais sugestões de cultivo, agradeço.

Abraço.
Guilherme Luz11/06/2010 17:10
Nikkei muito obrigado pela informação!
acpera16/09/2012 19:43
Serissa - 05 anos
Ola, Pessoal, após 2 anos longe, estou de volta, não consegui mais acompanhar o forum, as atividades diárias foram grandes, porem agora estou de novo.

Depois de 2 anos, e a Serissa no escorredor, vi uma evolução da planta, cresceu muito e agora preciso de ajuda. O que devo podar e manter para que se torne um lindo Bonsai?

Segue as fotos:

Aguardo ajuda dos amigos. Abraço a todos.
Elio16/09/2012 22:14
Acpera, seja bem vindo, de volta!
Vendo a 3ª foto eu tiraria o tronco da esquerda, o da direita, deixando somente o tronco central, que é bem sinuoso.
Inclusive tiraria o primeiro galho do tronco central.

abraço
acpera17/09/2012 21:51
Boa noite Elio.

De que forma ficaria melhor a poda? posso realizar agora?
Seria desta forma?

Agradeço desde já sua ajuda.
Elio17/09/2012 22:05
Isso mesmo! E pode realizar agora. Depois coloque a foto para ver como ficou a copa, para novas podas.

abraço
acpera17/09/2012 22:18
Elio.

Obrigado, vou realizar as podas amanha e posto as fotos.

Vou incomodar mais um pouco, tenho uma Azaléa, e não sei o que fazer para reestiliza-la, segue linkhttp://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=14783&highlight=

Desde já agradeço.
acpera20/09/2012 21:13
Elio, conforme dicas, efetuei a poda, segue abaixo as fotos:

Aguardo comentários e sua ajuda para poda superior.

Abraço
Elio20/09/2012 23:14
Adilson, há duas opções:

1. Poda em Azul dá um Moyogui (precisa reposicionar os galhos mais na horizontal)
2. Poda em vermelho dá um Literati com um Jin.

abraço

acpera23/09/2012 22:07
Ola, Elio.

Resolvi fazer um Moyogui, efetuei as podas, seguem as fotos, quais aramações devo fazer agora, para deixar a planta mais linda.

Tenho uma primavera, que estou tentando tirar um pré bonsai, o melhor é através de estaquia?

Aguardo ajuda. Abraço
Elio23/09/2012 22:58
Adilson, minha sugestão:
1. Em verde: aramar!
2. Em vermelho: podar

Muito cuidado no aramar porque a Serissa costuma rachar na axila do galho.. Passe o arame bem junto à axila, embaixo do galho e só comece a forçar para baixo 01cm afastado do tronco, segurando firmemente com os dedos.

Quanto à Bougainvíllea, se for tirar pré-bonsai, melhor alporquia.
Estaquia apenas se for tirar galhos que estejam sem a estrutura principal formada.

abraço

Pedro Reimão23/09/2012 23:41
Muito interessante, estou acompanhando.
acpera24/09/2012 09:54
Elio, estou seguindo suas dicas, pois a estrutura está ficando muito show. A Serissa mudou muito, e vai ficar ainda melhor.

Parabens pelo conhecimento e por repassar a nós iniciantes.

Vou fazer as aramações e posto as fotos.

Abraço
Elio24/09/2012 16:22
acpera escreveu:
Elio, estou seguindo suas dicas, pois a estrutura está ficando muito show. A Serissa mudou muito, e vai ficar ainda melhor.

Parabens pelo conhecimento e por repassar a nós iniciantes.

Vou fazer as aramações e posto as fotos.

Abraço

Manda ver, véio!
acpera26/09/2012 22:53
Ola, Elio.

Conforme suas dicas, efetueia aramação, segue as fotos:

Preciso mexer algo? o que fazer agora?

Abraço, aguardo comentário.
Elio27/09/2012 20:54
Adilson, tá ficando do jeito!
Apenas faço duas sugestões mais:

1. Ao tirar foto coloque a máquina ao nível da borda do vaso e não de cima.
2. O segundo galho dê um direcionamento mais na horizontal e não fazendo curva tão acentuada para cima e para baixo.

abraço
acpera29/09/2012 20:20
Obrigado Elio.

O galho já foi redirecionado.

E as proximas fotos vou seguir sua orientação.

Abraço.
acpera29/09/2012 23:40
Elio. deixo po quanto tempo? posso colocar no vaso?
12