Azaléia - O que fazer?
acpera10/06/2010 15:40
Azaléia - O que fazer?
Boa tarde, Amigos.
Estou aqui novamente para pedir ajuda. Comprei hj pela manha esta Azaléia, em uma floricultura, pretendo utilizá-la para fazer um Bonsai, qual estilo ficaria melhor. Achei esse um bom material para um bonsai, pretendo colocá-la na mamadeira para engrossar o tronco e ir modelando.
Agradeço a ajuda de todos.
Abraço.
Elio10/06/2010 17:36
Adilson, a azaleia costuma oferecer um bom nebari. Duscubra bem para o pessoal poder avaliar e opinar.
abraço
DigoF310/06/2010 17:42
ola, de uma verificada em quantas plantas tem ai! só assim vamos poder dar uma opinião mais concreta.... não se esqueça que o substrato deve ser rico em matéria organica!
t+
Guilherme Luz11/06/2010 18:01
Tambem to querendo comprar uma azaleia.
Hoje eu estava em uma floricultura pra comprar um presente para minha namorada e vi uma azaleia linda! toda florida.
Olha só essa Azaleia da bonsaista Icléa M. Terra Oliveira

Não é mesmo uma maravilha?
To morrendo de vontade de Fazer um de azaleia!
acpera11/06/2010 18:15
Guilherme, escolhi a azaleia por este motivo.
Agora é paciência para chegar até esse resultado.
Abraço.
acpera14/06/2010 16:59
Ola, amigos.
Qual o período ideal para colocar a azalea na mamadeira? Ou ja posso transplantá-la?
Aguardo retorno.
nickyfury14/06/2010 18:49
bonsai
Acpera, melhor aguardar até a primavera, antes de mexer em sua planta. De momento, pode aramar os troncos, dando a eles um leve movimento sinuoso, para formar algo mais bonito. De resto, retire o mato no solo do vaso, elimine as folhas secas ou mortas, regue, mantenha em local onde receba o sol da manhã mas não o da tarde. Adube com Fosway ou biofert plus. 😄
acpera14/06/2010 19:20
Obrigado. Nickyfury.
Posso aramando quais brotos? pode me dar mais dicas, como ainda nao fiz nenhuma planta so, fico com receio de acabar matando ou fazendo algo nao muito legal para um futuro bonsai.
Abraço.
nickyfury14/06/2010 19:45
bonsai
Guilherme, vc poderia esclarecer de onde é a bonsaista Icléa M. Terra Oliveira? Gostaria de conhece-la e dar-lhe os parabens por sua excelente técnica com essa magnifica azalea. Um trabalho realmente muito primoroso. 😄
Acpera, vc deve aramar todos os troncos. Mas antes de aramar, retire o substrato que cobre a superficie, até aparecerem as raízes e fotografe essa parte, para podermos visualizar o ponto onde nascem esses troncos extras. Talvez, melhor que aramar, seja cortar os troncos extras. Mas para dizer isso, temos que visualizar o nebari, ou seja, o raizame, ok?
Use um palito grosso de bambu ou de madeira, tipo hashi de restaurante japones, para remover folhas, gravetos secos e o substrato, até expor as raízes. 😄
acpera15/06/2010 19:04
acpera16/06/2010 14:57
Mas algum comentário?
Abraço
Elio16/06/2010 21:39
Adilson, o que está aparecendo são raízes adventícias pelo fato da planta ter sido enterrada muito fundo. Essas raízes tem que ser retiradas. A azaleia não se presta a ter raízes adventícias. Não combina com a espécie.
Então, tem que cavocar mais fundo para achar o nebari.
Outra coisa, me parece o substrato muito encharcado. A azaléia não se dá bem em solos encharcado.
abraço
Marcus Feil16/06/2010 23:46
Re: bonsai
nickyfury escreveu:
Guilherme, vc poderia esclarecer de onde é a bonsaista Icléa M. Terra Oliveira? Gostaria de conhece-la e dar-lhe os parabens por sua excelente técnica com essa magnifica azalea. Um trabalho realmente muito primoroso. 😄
Nickyfury, a Icléa é de Porto Alegre, da BonsaiSul.
Guilherme Luz17/06/2010 15:26
Nickyfury, ainda bem que o Marcus Feil lhe respondeu a pergunta, pois pra ser sincero infelizmente não conheço a Icléa M. Terra Oliveira pessoalmente, tomara que um dia eu a conheça. Eu vi esse lindo trabalho dela no Site do Atelier do Bonsai.
Realmente é um belíssimo trabalho, não tenhamos dúvida!
Nicky, postei um primavera gostaria muito da opinião de vcs!
acpera06/07/2010 16:19
Boa Tarde, Amigos.
Depois de um tempo sem postar estou de volta.
Elio, conforme vc falou o substrato da azaléia era de areia fina e argila, muito compactado, agora coloquei em outro recipiente com areia grossa e matéria orgânica. Pelo que percebi ela possue uma raiz maior onde fica o Nebari, como deixei exposta.
Segue imagens:
Aguardo comentários.
hraphi06/07/2010 16:26
Uma poda radical na primavera para deixar mais baixa caia bem.
acpera08/07/2010 15:30
Algum comentário?
Elio08/07/2010 15:31
Agora si, melhorou bastante, Adilson.
Por ora deixe ela quieta para ela se recompor.
Pelo que vejo vc tem aí 2 opções:
1. Bonsai com 3 troncos
1. Ou escolher um e podar os outros 2
abraço
acpera01/04/2011 21:23
Modando a Azaléia
acpera05/04/2011 09:02
Aguardando ajuda dos amigos.
Abraço
hraphi05/04/2011 10:57
Geralmente o pessoal torce o nariz para galhos com o formato de arco, se puder aramar o galho inteiro para conduzi-lo sem arquear ficaria melhor, embora as vezes não seja possível devido a espessura, o ideal mesmo é ir conduzindo desde novo.
acpera05/04/2011 11:24
Obrigado, Hraphi. Esta planta comprei nesta situação, o que devo fazer para não arquear? O restante da planta está se desenvolvendo bem? o que sugere?
acpera24/05/2011 18:46
Mais algum comentário? quero dar continuidade neste trabalho. Aguardo a ajuda.
acpera16/09/2012 20:04
Azaléa
Ola, amigos, conforme comentei no post da Serissa, fiquei 2 anos sem tempo para acompanhar. Agora tenho tempo para dar atenção as minhas plantas e preciso da ajuda de todos, pois sou iniciante e adoro bonsai. Quero comprar alguns bonsais mais velhos para ter exemplos aqui tbm.
Nestes 2 anos, o Serissa e a Azaléa cresceram, floriram e fiquei muito contente com isso, algumas plantas acabaram morrendo por meu descuido, mas quero trabalhar com menos plantas, aprender com maior qualidade, para depois me aventurar e trabalhar da melhor forma cada planta.
O que posso fazer com minha Azaléa?
Segue as fotos:
Desde já quero agradecer a todos que a cada dia repassam seu conhecimento. Abraço.
acpera17/09/2012 22:07
As flores cairam e gostara de trabalhar mais essa Azaléa, o que posso fazer? um poda drástica? reduzindo a altura do caule? trabalhar aramação de alguns galhos? como fazer esta planta se tornar um lindo bonsai?
Abraço.