Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ajuda com primavera.

Guilherme Luz11/06/2010 18:44
Ajuda com primavera.
Comprei essa muda de Bouganville e gostaria da opinião de vcs:

Amigos, sugestões não são apenas bem vindas mas tambem necessárias.

se for preciso posto mais fotos
marco_avelar11/06/2010 18:51
Plante-a no chão, se possível, para engrossar o tronco. Coloque embaixo das raízes um prato redondo do tipo que se põe embaixo de vasos de planta(com o lado de baixo para cima) ou algum outro tipo de coisa similar para que as raízes cresçam de forma correta.

Quando iniciar o crescimento deixe um galho de sacrifício em uma parte mais baixa da planta para que o tronco ganhe conicidade.

Espere a primavera para replantá-la e use adubo depois de 45 dias.

O movimento do tronco está bom, mas se quiser pode dar mais movimentos.

Abraço!
Elio11/06/2010 19:45
Gulherme, o Marco tem razão! Bougainvíllea no vaso não engrossa. Ainda mais pelo fato de ser vermelha, que tem as folhas grandes, precisa engrossar bastante pois ela se presta melhor como bonsai grande.

abraço
Guilherme Luz12/06/2010 17:34
Amigos obrigado pela opinião, mas só tem um problema não tenho quintal pra plantá-la no chão, o quintal é cimentado.
será que se eu plantar em uma bacia grande num da resultado não?
flw até mais!
marco_avelar12/06/2010 18:45
Guilherme se não dá para plantar no chão plante em um balde, o maior possível. Eu tenho 2 piracantas que eu plantei em baldes de 60 litros. Misturei terra preta com areia de construção, 20kg de areia para cada 5kg de terra. Depois é muito adubo. O melhor é variar nos tipos de adubo intercalando o químico e o orgânico. Pode colocar a cada 10 ou 15 dias na fase de engorda na primavera/verão. Assim não vai engordar tanto quanto no chão, mas vai engordar. Uma coisa que você pode fazer é dar uma enrolada nas raízes com um barbante bem fraco e que se decomponha com facilidade. Quando a planta começar a engordar, as raízes vão se fundir e acabar formando uma base mais grossa. Eu fiz isso com uma das minhas piracantas e depois de um tempo que eu fui conferir o resultado achei uma base mais grossa que o tronco, que já engrossou bastante.

Na adubação o adubo químico é mais eficiente para engrossar a planta, eu estava adubando as minhas a cada 15 dias com o químico e um pouco de orgânico junto, porque estão em vasos grandes. Vou passar a adubar a cada 10 dias, como o Walter Pall, na fase de engorda. Mas vou continuar misturando um pouco de cada adubo. Bem esse é o jeito que eu faço e pretendo fazer, você pode estudar mais sobre o assunto para decidir o que fazer. O adubo químico pode ser o NPK 10-10-10 ou mais forte, quanto maior for o N do NPK maior o crescimento, mas cuidado para não exagerar porque pode matar a planta.
Guilherme Luz14/06/2010 19:49
Pois é acho que vou plantar numa dessas bacias de plastico, num substrato bem drenante. E acho que vou podar logo depois do primeiro galho pra dar mais conicidade!
a folha ta tampando então fiz essa montagem (rustica) pra vcs terem uma noção.
Vejão só como que esse primeiro galho é:

Olha só oque pretendo com esse primeiro galho

Sei que a montagem não ficou boa mas é só pra vcs terem uma noção mesmo!

Mas quanto ao transplante eu acho melhor esperar a primavera né?

Até mais e obrigado pela opinião de vcs!
Guilherme Luz26/06/2010 16:32
Só uma dúvida, o bouguenville pega bem por alporquia?
Sergio Batalini26/06/2010 16:56
Ola amigos...
Tb tenho uma coleção de mudas para o futuro , mas se quizer trabalhar e praticar as tecnicas nos proximos meses tente encontrar plantas mais robustas.

Tenho feito algumas coletas nos ultimos anos , o que me deu chances de praticar. Os yamadori são a alternativa mais "rapida" principalemte com as durantas, primaveras, frutiferas e outras nativas que são encontradas em abundacia ..

Esta sua primavera deverá ficar alguns anos numa creche para encorpar ..
Guilherme Luz26/06/2010 17:14
Bonsergio, quanto a alporquia oq me diz?

sabe se tem bom resultado em primaveras?
Sergio Batalini26/06/2010 17:33
Acredito que sim , haja visto que pegam por estaquia ... alborqui então deve ser batata 😄 ... nunca fiz porque são plantas tão comuns que talvez não se justifique o procedimento , a não ser que seja uma variedade rara ou algum galho muito especial ... de resto é dificil o quintal que não tenha uma moita para fornecer estacas ou uma floricultura/viveiro com mudas já enrraizadas e ramificadass ...
Guilherme Luz25/10/2010 12:52
Fiz uma intervensão nessa primavera e vou postar esse fim de semana,

Fiz uma poda drastica a alguns meses ela recuperou bem, e agora fiz uma desfolha parcial e a plantei numa bacia de 40 litros toda furadinha e num substrato bem drenate.
Agora é só esperar.
Vamos ver se ela engroça.

Até

Prometo postar as fotos esse fim de semana!
Guilherme Luz31/10/2010 14:03
Como avia prometido ai vai as fotos.

As images não estão muito boas pois foram tiradas de um celular mas espero que os amigos consigam ter uma noção.

Esta aqui foi logo após plantada eu fiz uma desfolha parcial para a planta não sentir muito a poda radial e preservei as brotações novas pra não judiar muito. Fiz certo??

O nebari não é dos melhores mas é bem interessante (todo retorsido) acho que ficou assim devido ao tempo que ficou confinado naquele vaso, infelismente num da pra ver o nebari direito mas pretendo mostra-lo daqui alguns anos.

Agora é esperar e a primeira aramagem está prevista para julho do ano que vem e primeira adubação já está programada para a segunda semana de Desembro, estou pensando em iniciar uma adubação organica para não estressar a planta, oque me dizem?

Sei que o ideal seria tê-la plantado no chão, mas esse vaso é do que disponho no momento. Espero que dê pra ela engrossar blz.

Dicas e sugestões são extremamente bem vindas e importantes.

Em breve vou colocar uns croquis que estou desenhando para vcs terem uma noção doque estou pretendendo com ela assim fica mais facil para os senhores opinarem.

Até! 😉
Guilherme Luz05/11/2010 10:58
Amigos por favor me ajudem, deem sua apinião e criticas, preciso saber se estou no caminho certo.
Antecipadamente agradeço.
Nikkei 10005/11/2010 12:34
Agora é deixar crescer, crescer... Faça o seu desnho, mas permita que todos os galhos se desenvolvam, para engrossar mais o tronco e mais rápido. Principalmente os galhos baixos. Agora é ter paciência
Sergio Batalini05/11/2010 13:32
Ola.. Posso fazer uma pegunta bem direta ..????

Se me achar muito intrometido ou arrogante , me desculpe antecipadamente ... 😮ops:

Lá vai a pergunta:

Vc esta lendo/estudando o maior numero possivel de tópicos/matérias sobre a especie e sobre bonsai de uma maneira geral ??? tem visto fotos tb..?

Se a resposta for sim , gostaria de fazer outra pergunda que vc poderá me responder:

Qual sua opinião sobre sua planta ??

É fundamental que vc veja/saiba o que e como os outros estão fazendo para ter noção do que fazer ...

Com a unica intenção de ajudar , desejo boa sorte e muita paciencia .. 😄
Guilherme Luz06/11/2010 16:04
Sergio, sei que não é uma boa planta, ainda falta muito pra ela ser uma boa arvore, mas gostaria que vcs me ajudadecem pra eu poder melhorar.
🙄

Por favor me ajude.

Antecipadamente agradeço.
Nikkei 10006/11/2010 19:54
Com certeza todos queremos ajudar Guilherme. Como o Bonsérgio disse, além da nossa ajuda, é importante você se ajudar (sugiro ler outros tópicos que achar conveniente e interessante), assim aprende-se bastante e é importante fazer uma auto-crítica da planta. No caso da sua planta, acho que agora não é hora de mexer. deixa ela crescendo a vontade por pelo menos um ano antes de olhar para ela. Já fez o que podia fazer por enquanto.
Penso que: é mais fácil ir atrás de uma planta que tenha futuro do que se matar em uma com futuro difícil. Apesar de que tudo serve como aprendizado. Eu mesmo tenho plantas que não vejo muito futuro, mas aprendo muito com elas. Com certeza você está empolgado, então por que não ir atras de outros exemplares.?! 😉
Angela Fernandes06/11/2010 20:46
Olá !!!!!!
Acho que a intervenção feita foi a mais correta.
Deixar a planta agora se recuperar é o ideal, só que eu começaria já a adubação.
Se possível dava uma "bombada" para que ela explodisse,
Sempre digo que o melhor é termos pelo menos 2 exemplares da mesma espécie para podermos fazer experiências...
Isso é o que acho !
Sergio Batalini07/11/2010 08:54
Tomo a liberdade de transcrever um texto do bonsaista Bergson Vasconcelos , que li numa revista a uns 15 anos atraz e trago comigo até hoje , se encaixa perfeitamente no contexto do topico.

ANSIEDADE DE UM PRINCIPIANTE

Quando nos deparamos com a paixão arrebatadora pelo bonsai , não nos sai do pensamento a idéia fixa de possuir , criar, adquirir uma arvore , seja ela nova,velha, fraca, diminuta ou grandiosa, mas em nossos olhos é sempre e eternamente bela .

É o começo de uma relação intensa na qual existe dependência e cumplicidade . Sucumbimos, então, aos meandros dessa paixão , perdemos o poder de análise pura e simples. O desejo, por vezes infantil, da posse desenfreada nos cega , o sabor do querer sem limites nos embriaga e nos vemos cercados pela ansiedade que nos toma o corpo e a alma .

O que ocorre são os sintomas de uma primeira paixão : a falta de maturidade nos trai e a sensação do desejo nos envolve. Todos os sentidos afloram. Todos os controles se misturam . A todo esse aglomerado de fatos , chamo " angústia de um dia ", pois buscamos, em um mesmo instante , ultrapassar, agrupar e obter todas as etapas da preparação de uma árvore , seja o plantio, a poda das raízes e dos galhos , o transplante , a aramação ou a definição de um estilo , como se a natureza se preocupasse com a rigidez de formas ou com uma triangulação perfeita. No entanto, o fundamental é a perpetuação da vida em sua essêmcia e forma .

O resultado, quando não estamos atentos ao caminho a seguir e simplesmente aglomeramos em um único momento todos os processos, por ser logicamente mais fácil, é por demais previsível. Não espere um belo bonsai em um lindo vaso , mas uma boa armação para a próxima árvore de Natal . Por nossa precipitação de iniciante, condenamos nossa "criação". Devemos nos guiar por nossa intuição , cada ´passo deve ser seguido em seus detalhes , cada momento aproveitado a exaustão . Aprender com nossas observações e, principalmente , com nossos erros , é a essência de nossa arte e a base de nossa vida .

Devemos conhecer os nossos ímpetos e aproveitá-los , além de sempre buscar a docilidade de um belo amor, partilhar os momentos, respeitar as limitações , aproveitar as minúcias e os sabores do tempo de espera, da semente à árvore formada . Devemos crescer com o nosso bonsai, adquirir a sabedoria da paciência, nos envolver inteiramente com a saborosa arte em constante e eterna mudança , transformar a ansiedade de um principiante no sublime prazer de ser uma grande familia .
nickyfury07/11/2010 11:13
bonsai
A variedade é interessante, mas dificil de ser trabalhada, principalmente no aspecto de redução do tamanho das folhas e engrossamento do tronco. Bonsaistas mais experientes que conheço, como o Francisco Lustosa, aqui de Brasilia, usam do expediente de buscar plantas com troncos mais robustos, ainda que pequenos, para formarem apenas a estruturação aerea, desmerecendo troncos finos, por essas razões. Um material mais antigo, no caso, reduz bastante o período de cultivo, pois a formação aerea é bem mais ágil, graças ao desenvolvimento rápido de novas brotações.

Essa é a única forma de se trabalhar com bouganvillea e obter, num curto prazo, um bom material para bonsai. E o bom, nisso, é saber que todo tronco grosso, por maior que seja, pode ser convertido em estaca, emitindo raízes capilares em profusão, ao longo do cultivo e formação da estrutura aerea.

Do contrário, partir de troncos finos, é sempre algo que acarreta desânimo e negligência, pois ficamos aflitos em ter em mãos um bom material com que formar um lindo bonsai florido, e nos esquecemos do principal fator a ser levado no cultivo de material fino: paciência e tempo. Ambos em doses cavalares, por sinal. 🙄

Para ilustrar o que escrevi, veja alguns exemplares desse tipo de material, pertencentes ao bonsaista Francisco Lustosa:

Este tronco abaixo é da mesma variedade da sua planta, com emissão de braqueas (folhas modificadas, confundidas com flores) vermelhas:

Observe que o tamanho das folhas, mesmo num tronco grosso, ficam bem destacadas. Na florada de braqueas, então, é comum retirar as folhas verdes mantendo apenas as modificadas, o que realça o trabalho de apresentação:

Apesar de muitos condenarem o trabalho de madeira exposta nessa espécie, por considerarem-na fraca, com apodrecimento rápido, o bonsaista Francisco Lustosa gosta de fazê-lo, cuidando de manter a planta em local protegido de chuva e regando apenas o solo, evitando molhar o tronco.

Como essa espécie pega super bem e rapidamente por estaquia, é fácil então conseguir material mais robusto, seja em viveiros seja de particulares (jardins publicos ou particulares, por exemplo). Qualquer pedaço de galho grosso, ou de tronco, estaqueado, rende material similar ao mostrado acima. 😄
Guilherme Luz07/11/2010 15:57
Gente muito obrigado, vou ter paciencia, podem ter certeza que vou deixar ela se desenvolver tranquilamente, mas vou insistir nesse exemplar. Mas posso muito bem tetar uma estaca como o nick, sujeriu...

Obrigado a todos.
Guilherme Luz28/12/2011 12:08
Atualizando...

A intenção é fazer um tronco inclinado...

Vista aérea.

Detalhe do tronco.

Sugestões são muito bem vindas...