Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Aparência !!!

taffarel21/10/2004 10:59
Aparência !!!
Olá !!!
Gostaria de saber como eu consigo fazer que meu bonsai
fique com uma aparência de grama na terra, acho
que é um musgo ??? Como faço para que ele tenha a
aparência de grama plantada !?!?
Vi em várias fotos e acho que fica muito legal ...

Obrigado,,
Charles21/10/2004 12:00
Re: Aparência !!!
Oi Taffarel... tudo bem?

O que voce vê nessas fotos é musgo mesmo.
Voce apenas tem que conseguir um local onde haja musgo nascendo (jardim, sombra de arvore, sítio....) e retirar com cuidado, usando uma espátula.
Existem vários tipos de musgo. Eu prefiro aqueles mais "baixinhos", de menor espessura, mas isso é questão de gosto...
Tente retirar "placas" no maior tamanho que puder, mantendo um pouco do substrato sob o musgo.
Mantenha úmido até o momento de colocá-lo nos seus bonsai.
Pulverize com água a superficie do solo, coloque o musgo, deixando alguns espaços com pedrisco. Fica com aspecto mais natural e facilita a obsorção nas regas.
Após colocado no local, pulverize o musgo com água e assente melhor fazendo pressão suave com os dedos.
Procure manter sempre úmido para garantir a fixação e desenvolvimento do musgo no seu bonsai.
A partir daí, ele crescerá e ocupará mais espaço, podendo até ser retirada parte dele para colocar em outros bonsai, sempre deixando uma área com pedriscos para faciliar as regas.

Boa sorte..
Charles
sergiofilipi21/10/2004 14:44
Olá Taffarel,
Recolha um punhado de musgo e retire a maior parte de terra possível.
2. Coloque algumas lajotas de cerâmica dentro de um local com água e deixe por um dia para que fiquem totalmente úmidas.
3. Prepare em um local com sombra uma(s) bandeja(s) com um pouco de água onde serão colocadas as lajotas.
4. Coloque o musgo dentro de um liquidificador e acrescente meia colher de sobremesa de açucar.
5. Acrescente um pouco de água e bata. Se ainda estiver muito pesado, coloque mais um pouco de água até que forme uma pasta verde.
6. Sobre as lajotas coloque uma tela como as de mosquiteiro. A tela deve estar úmida e ficar bem estendida.
7. Com pincel ou espátula passe a pasta de musgo sobre a lajota.
8. Mantenha sempre a umidade na(s) bandeja(s) com a(s) lajota(s).
9- Fertilize com frequência.

Agora é esperar. Fique atento as lajotas pois elas absorvem bastante água. Com o tempo o musgo irá se desenvolver e poderá ser usado levantando-se a tela e cortando-se a quantidade necessária, não é preciso tirar a tela. Com o tempo ela apodrecerá.
Esta informação foi retirada do informativo trimestral (Jan/Fev/Março-9😎 da FELAB - Federação Latino-Americana de Bonsai.
Este tópico encontrado no saite do Mestre Mário.

Abraço

SFilipi
Antonio Castro21/10/2004 18:57
Olá Taffarel

Realmente eles com musgo ficam um espectáculo.
Agora convem não esqueçer que para isso acontecer, quer dizer que têm niveis de humidade muito altos o pode muitas vezes não ser aconselhado para algumas espécies e até mesmo fatal, por vezes quando alguns membros solicitam ajuda através de fotos, essa imagem vale mais que mil palavras.
Quanto ao retirá-lo da natureza, Ok é uma das formas e podemos trazer quanto quisermos, agora muito cuidado com a "fitossanidade", pelo que não me parece muito prudente colocar directo no Bonsai, mais vale colocar num recipiente e ir fazendo a fitossanidade nele, mesmo quando seca, não mandem fora porque na maioria das vezes não está morto, volta a ficar verde quando lhe for favorável.

Sergiofilipi, 😄 Eu já tentei essa formula, só que a minha dizia para colocar uma percentagem de "Cerveja preta", quanto mais percentagem, mais musgo, aquilo estava a ficar com bom aspecto 😕 , para criar algo só que eu não sabia o Quê.
Atraiu quase todas as moscas da zona e antes que nascesse um "Alien" 😲 , preferi mandar tudo fora, vou tentar novamente na próxima primavera.

O que costumo fazer é, quando vou adquirir produtos num Horto peço um pouco e eles nunca me recusarm, isso é coisa de que eles nunca têm falta.

Cptos

Castro
taffarel21/10/2004 19:58
Pergunta !!!!
Antonio Castro escreveu:
Olá Taffarel

Realmente eles com musgo ficam um espectáculo.
Agora convem não esqueçer que para isso acontecer, quer dizer que têm niveis de humidade muito altos o pode muitas vezes não ser aconselhado para algumas espécies e até mesmo fatal, por vezes quando alguns membros solicitam ajuda através de fotos, essa imagem vale mais que mil palavras.
Quanto ao retirá-lo da natureza, Ok é uma das formas e podemos trazer quanto quisermos, agora muito cuidado com a "fitossanidade", pelo que não me parece muito prudente colocar directo no Bonsai, mais vale colocar num recipiente e ir fazendo a fitossanidade nele, mesmo quando seca, não mandem fora porque na maioria das vezes não está morto, volta a ficar verde quando lhe for favorável.

Sergiofilipi, 😄 Eu já tentei essa formula, só que a minha dizia para colocar uma percentagem de "Cerveja preta", quanto mais percentagem, mais musgo, aquilo estava a ficar com bom aspecto 😕 , para criar algo só que eu não sabia o Quê.
Atraiu quase todas as moscas da zona e antes que nascesse um "Alien" 😲 , preferi mandar tudo fora, vou tentar novamente na próxima primavera.

O que costumo fazer é, quando vou adquirir produtos num Horto peço um pouco e eles nunca me recusarm, isso é coisa de que eles nunca têm falta.

Cptos

Castro

Antonio, então não é aconselhável pegar o musgo e colocar direto no bonsai?
Tem que ficar em um outro lugar um tempo?Porquê?
Quanto tempo?

Tenho um ficus e um pinheiro japones, posso colocar musgo neles?

Obrigado pela grande atenção !!!
Antonio Castro22/10/2004 19:25
Olá Taffarel 😄

Citação:
"Antonio, então não é aconselhável pegar o musgo e colocar direto no bonsai?"
Na minha opinião não acho prudente fazê-lo, ao ser retirado da natureza poderá vir com fungos e insectos que irá contaminar o Bonsai, o mesmo com as Arvores de "Yamadori".

Citação:
"Tem que ficar em um outro lugar um tempo?Porquê?
Pode muito bem ser um recipiente como o descrito para aquele formula de criação de Musgo por ex: outro vaso que contenha só substrato, até pode servir de encubadora.

Citação:
"Quanto tempo? "
Penso que o tempo necessário para efectuar algumas aplicações de fitossanitário Prevenção

Citação:
"Tenho um Ficus e um Pinheiro japones, posso colocar musgo neles? "
Num "ficus" penso que fica "5 estrelas", agora num Pinus já é um dos casos que a meu ver, indica mais humidade do que aquela que ele deve ter, normalmente vêm-se nas fotos e em hortos, um ligeiro verde muito ténue, até porque o solo destes normalmente é inerte e como tal pouco nutritivo para o musgo, assim como nos pinhais.
😲 Atenção, que é apenas a minha opinião, pelo que já agora tambem gostaria de saber a de outros membros do Forum.

Cptos 🙂 ,

Castro
Chris Roger Pires19/01/2005 00:06
musgo
Amigos um amigo me ensinou uma receita que deu super certo ,:
recolhe_se o musgo seco passe numa peneira dessas de cozinha ,duas ,tres quantas vezes for preciso para se retirar (no meu coso)as cascas da arvore e possiveis ovos de formigas depois misture com um pouco de substrato e forre seu vaso com esta mistura,mantenha a umidade e borrife diariamente aquela agua branca que sai do arroz apos ser lavado e ai voce tera um musgo brotando da propria terra,nada contra as placas de musgo so acho dificil mante=las no lugar no momento das regas
Abraços
C.Roger
Illex19/01/2005 00:50
taffarel escreveu:
Olá !!!
Gostaria de saber como eu consigo fazer que meu bonsai
fique com uma aparência de grama na terra, acho
que é um musgo ??? Como faço para que ele tenha a
aparência de grama plantada !?!?
Vi em várias fotos e acho que fica muito legal ...

Obrigado,,

Amigão taffarel,

Utilizo uma receita ensinada a mim pelo nosso amigo Eduardo Mizuno na revista O Universo do Bonsai ( nao me lembro o numero). Pega-se o musgo bate-se no liquidificador com agua e despeja-se na terra da planta. Uma dica é que nesse processo tente deixar sempre a terra meio umida, pois assim ele pegara mais facilmente. Em pouco tempo o musgo nasce forte e saudável. Voce so tem que controlar seu crescimento. Espero ter ajudado Obrigado.

Abraços:

Illex