Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

devo fazer yamadori no inverno ?

ADN16/06/2010 15:38
devo fazer yamadori no inverno ?
Olá pessoal tenho um pinus uma primavera e uma azaléia para fazer yamadori devo fazer agora na entrada do inverno?
obrigado
AT+
hraphi17/06/2010 09:30
A melhor época é na primavera, mas se não houver outro jeito, pode fazer sim, lembrando sempre que deve tentar retirar com o maior número de raízes capilares possível, deixar com boa parte da terra de origem intacta, e outros cuidados de praxe...
Nikkei 10019/06/2010 18:00
é. espera na primavera q a recuperação é melhor.
Rogério19/06/2010 19:43
Se vc morasse em uma região onde o frio não é intenso nos meses de outono e inverno até poderia arriscar + se puder esperar o finalzinho do inverno / inicio da primavera é + aconselhável. Se não puder esperar tente retirar as plantas mexendo o menos possível nas raízes, retirando-as com um torrão bem grande.
Abraço.
SEKI - Elio Luis Secchi19/06/2010 22:54
O Yamadori no inverno a meu ver é seguro. Acho que há um mito ao alegar que a recuperação na primavera é melhor. Pelo simples fato de que começa a brotar logo. Isso é lógico, pois está na época de brotação. É claro que o yamadori feito no inverno a planta vai esperar de qualquer modo a sua época normal para voltar a brotar. Mas isso, a meu ver não prejudica em nada a planta. Aliás, eu particularmente acho que a planta já vai se estabelecendo no novo ambiente numa época em que a perda de líquidos é menor pois a temperatura é mais amena. Desta forma quando chegar a primavera a planta sai brotando com todo vigor. Vejo que a quase totalidade do replantio de mudas frutíferas e ornamentais, no sul, é feita desde o início do inverno e em todo o seu curso, especialmente quando se trata de mudas de "raiz nua". Ora, o yamadori é isso mesmo. Então sempre fiz e continuo fazendo: iniciou o inverno o yamadori corre solto, e não tenho perdido planta por isso. Seja em mudas para bonsai, seja em mudas para jardim ou pomar.
abraço
Becker20/06/2010 14:59
😄 Concordo com a tése do Élio Luis Secchi.......... 😉
ADN21/06/2010 09:08
Ola pessoal muito obrigado pelos conselhos, vou me arriscar logo postos os resuldados ok

valeu!!!!
Marcio Vargas21/06/2010 19:30
Em minhas 4 ou 5 experiencias com yamadori a tese do Elio foi confirmada. Fiz no meio do Outono na primavera a brotação veio que veio...

Tenho dois feitos a um mês, mais ou menos. Nem sequer o menor sinal de brotação, mas quando vc arranha um pouco, com a unha, da pra ver a madeira verdinha ali embaixo apenas esperando a primavera...
hraphi22/06/2010 21:13
Estou com várias plantas resultados de yamadoris coletadas em pleno inverno, algumas já brotaram, outras ainda não , mas estão como o Márcio falou, quando raspamos o tronco vemos que está vivinha só esperando a época para vir forte com a brotação...
Marcio Vargas27/06/2010 16:39
Pessoal
Para ilustrar a teoria em questão.

Dia 29/05/10

E hj dia 27/06, praticamente um mes depois

Não há o menor sinal de brotação ou recuperação da planta, mas esta vivinha... Apenas esperando a primavera...

Abs