Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Jaboticabeira com folhas queimadas.

Itamar Nobre08/10/2005 22:59
Jaboticabeira com folhas queimadas.
Oi, amigos foristas. gostaria que se alguém pudesse respondesse a duas questões:

1 - estou com uma jaboticabeira que está com as pontas das folhas queimando (ficandopretas). o que significa,como resolver?

2 - apata fazer um vaso retangular quais as proporções? altura, largura e comprimento? Sei que a altura é mais ou menos o diâmetro do tronco da planta. Mas a largura e o comprimentodo vaso comrelação à altura?

itamar nobre
Sergivaldo09/10/2005 09:52
Re: Jaboticabeira com folhas queimadas.
Itamar Nobre escreveu:
Oi, amigos foristas. gostaria que se alguém pudesse respondesse a duas questões:

1 - estou com uma jaboticabeira que está com as pontas das folhas queimando (ficandopretas). o que significa,como resolver?

2 - apata fazer um vaso retangular quais as proporções? altura, largura e comprimento? Sei que a altura é mais ou menos o diâmetro do tronco da planta. Mas a largura e o comprimentodo vaso comrelação à altura?

itamar nobre

Olá Itamar,

Esse talvez seja o grande problema no cultivo das jabuticabeiras. Há duas causas prováveis: presença de fungos e queimaduras do sol.

Eu recomendaria fazer o seguinte:

1 - Desfolhar todas as folhas queimadas;
2 - Aplicar um fungicida sitêmico, tipo Benlate;
3 - Colocar a planta em local protegido da incidência solar direta, preferenciamente, sob um sombrite 80%, já que Natal é bastante quente.

Outro detalhe importante: a jabuticabeira adora água, muita água.

Em relação às dimensões do vaso, excluindo-se os destinados aos estilos cascata, semi-cascata e literati:

1 - A altura deve ser mesmo aproximadamente igual ao diâmetro do tronco da planta;
2 - O comprimento deve ser aproximadamente igual a 2/3 da altura da planta;
3 - A largura deve ser menor que o comprimento, no caso dos vasos retangulares.

Certamente, irão surgir muitos casos em que estes parâmetros não se adequam. O mais importante é que resulte num conjunto, vaso + planta, harmonioso, ou seja, que o vaso não fique muito grande para a planta nem tampouco muito pequeno.

Um abração,

Sergivaldo
Itamar Nobre09/10/2005 17:56
Ok, Sergivaldo, mt obrigado pelas orientações. Vou segui-las e ver o resultado.
abçs
itaamr nobre
Marco Nascimento09/10/2005 18:02
Itamar, tb acho que seja excesso de sol, a Jabuticaba se dá muito bem com pouco sol.
As minhas tb passaram por isso e quando as tirei do sol direto, se recuperaram rapidamente...
Um abraço.
Itamar Nobre16/10/2005 19:50
Ok, Marco, Muito obrigado. Já estou providenciando as medidas necessárias para recuperá-las.
abçs para todos
itama rnobre