Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

SERISSA

Becker18/06/2010 14:34
SERISSA
🙂 Olá ! gostaria de sugestões para estilizar esta serissa,tipo ,vaso etc...... 😉

Leonardo A.18/06/2010 14:41
Ai vai uma foto de uma Serissa que eu tinha, vc pode conseguir algo muito semelhante, pois sua planta ja esta bem evoluida.

Olhando a foto vc vai entender onde podar pra ganhar mais ramificação.

Leonardo A.18/06/2010 15:12
O certo seria vc passar esta serissa para um vaso plastico um pouco maior, eu uso terra preta e pedrisco meio a meio como substrato, pode usar o que lhe for mais facil, porem não aconselho um substrato muito drenante sem matéria organica pra serissa.

Podar os galhos pela metade pois a serissa rebrota muito bem, usar um adubo com mais nitrogenio, e em cerca de 1 ano ja vai ter uma estrutura muto boa.
claudionor anacleto18/06/2010 18:53
ola becker
não da de ver muito bem mas pelo o que parece tem alguns galhos que se cruzam´,eu faria a poda destes e colocaria arame nos galhos para poder dar um novo visual nela,ela tem um otimo nebari
parabéns linda planta
nickyfury20/06/2010 11:36
bonsai
Sua serissa está ótima. O vaso ideal tem que ser redondo, de bordas baixas, irregulares ou não. Isso em razão do estilo das raízes, NEAGARI, que estão expostas e que são um forte atratativo nessa espécie. Considerando isso, a parte aerea deverá ser reduzida a no máximo um galho, para dar seguimento ao tronco (buscando, porém, movimento sinuoso). O excesso, ou seja, os outros galhos, deverão todos serem cortados rente ao tronco (eles rendem boas estacas, para formar outras plantas, pois a serissa pega super bem por estaquia, seja de galho seja de raiz). 😄

O unico galho que vc mantiver servirá de base para a formação estrutural ideal para o estilo neagari. Poderá, depois que vierem novas brotações, ser devidamente aramado e movimentado sinuosamente. Há um bom futuro para essa planta, se vc tiver coragem o bastante para implementar o que sugiro. Boa sorte. 😄