Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Meu ulmus

carlos ita18/06/2010 19:19
Meu ulmus
Ola a todos o que acham do meu ulmus?Apesar de ser fininho não pretendo engrossalo mais apenas densificar a copa,estou com uma raiz retirada dele que ja esta na engorda , mas esse é outro assunto.
Markus Von Kossel18/06/2010 23:03
Planta no chão e esquece por 2 ou 3 anos!
Esta é a melhor opção!
Se for deixar nessa espessura teria q podar abaixo da primeira curva!
A sinuosidade está legal, mas pra poder aproveitar todo o tronco ele precisa engrossar!
2-3 anos no não e um galho de sacrificio!
abs
marco_avelar19/06/2010 17:13
Markus concordo 100% contigo. A planta é bonita, mas muito fina para a altura. Se der para plantar no chão ou em um balde bem grande e caprichar no adubo ela pode até engrossar mais rápido ainda, como um ulmus que eu vi aqui no fórum que ficou com um tronco da grossura de uma lata de leite condensado em 1 ano, mas foi adubada com esterco todos os dias!!!
Elio19/06/2010 21:01
Carlos, concordo com o Markus e o Marco (são irmãos?????) mas, como vc disse que está satisfeito com o diâmetro do tronco, vejo que seria interessante então, um Literati.
Aí, não poderia adensar a copa.
Se deixar como está e só adensar a copa, a relação altura x diâmetro do tronco ficará em total desarmonia, exceto, como disse, se vc optar pelo estilo literati (Bunjingi)

abraço
nickyfury20/06/2010 10:37
bonsai
Elio, creio que nessa planta, a se manter a estrutura e altura como estão, o colega Carlos Ita teria que apenas selecionar os galhos mais bem posicionados, cortando fora os demais. Os galhos mais bem posicionados serão aqueles que estão no lado de fora das curvas, incluso por detrás. 😄

Na sequencia, cortando fora os galhos excessivos, mantendo os melhores, deverá ainda reduzir seu comprimento, lembrando que os primeiros serão mais compridos, com uma escala incindindo para menos até o ápice, formando uma triangulação. 😄

Estabelecendo galhos mais curtos numa formação triangular, buscar a densificação via aramação dos galhinhos laterais dos galhos principais, que deverão, por sua vez, serem tambem aramados, com leves movimentos sinuosos, harmonizando com o tronco. 😄
MarcoBonsaiPoa20/06/2010 17:40
Há um choque de galhos na primeira curva, uma correção(eliminar alguns, escolhendo, os que tem potencial, para formar uma copa à esquerda da árvore na primeira curva.O galho logo acima, pode ser aramado para trás, criando uma profundidade pro conjunto. O extremo apical esquerdo, pode ser eliminado, mantendo, logo abaixo à direita, como ápice. Ficaria um moyogi, de estrutura mais fina, que com uma folhagem mais rala, teria uma certa harmonia. Com a despreocupação do passar do tempo e as podas de refinamento, ganha a harmonia almejada, uma ramificação curta com um engrossamento mais lento, que é a essência da coisa...paciência!