A dica de deixar quieta por seis meses é uma "regra", mas que admite exceções, coletei uma duranta e o torrão se quebrou todo, quase não veio raízes capilares, nem reguei com tiamina, trabalhei um pouco madeira morta, e encostei, mesmo assim ela já brotou, e em pleno inverno, cada caso é um caso, cada planta tem mais resistência ou menos, já que vc coletou com um torrão grande, e a vinte dias ela está com raízes sim, eu já trabalharia a madeira morta, tiraria aqueles galhos secos , podaria onde vc gostaria de podar, já para na primavera os novos brotos saírem nos lugares desejados e não em partes da planta que serão cortados depois, pois só roubariam a força dos brotos que vc vai utilizar para formar a nova copa.Lógico que evite chacoalhar a planta para não quebrar raízes, se vc puder ancorá-la, melhor, como eu disse a duranta é muito resistente.Lógico que as dicas dos amigos estão corretas tb, dentro das "regras", mas por experiência própria com durantas, sei que é uma exceção a essa "regrinha", se quiser esperar só por cautela tudo bem, mas seis meses não precisa não, no final da primavera com as novas brotações vc já pode ir aramando como falei.Minha humilde opnião...
Segue as fotos da Duranta que coletei recentemente.
Uploaded with
ImageShack.us
Uploaded with
ImageShack.us
Uploaded with
ImageShack.us