Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Junipero Literati

Rodrigo-RS25/06/2010 21:18
Junipero Literati
Sergio Batalini26/06/2010 18:15
não vejo a imagem ... 😲 🙁
Anderson Almeida26/06/2010 19:54
Só uma ajuda com a foto
Rodrigo-RS27/06/2010 18:13
Anderson Almeida, mais uma vez obrigado, o forum sempre bem servido de pessoas generosas, valeu, vou ver o que houve com esses posts...
SEKI - Elio Luis Secchi27/06/2010 22:39
Rodrigo, parabens pela planta. A conicidade dela é muito boa, tem movimento, etc... Eu só acho que a copa ainda está "pesada" para esta proporção, poderia reduzir um pouco. Sei lá, é apenas minha opinião.

abraço
Laudir28/06/2010 11:09
Concordo com o Hélio.
boa conicidade... mas muita massa foliar

eu eliminaria o primeiro galho se for seguir o estilo literati.
se nao for seguir este estilo eu deixaria tudo como está e triangularia melhor a copa...
Rodrigo-RS28/06/2010 12:50
olá pessoal, realmente tem muita massa na copa, a foto nao colaborou nenhum pouco, eu fiz uma puchada para diminuir a massa, modelar os patamares. Vou diminuir a massa mas permanecer com a extenção de massa com mais definição.
Renato Rodrigues Roehrs30/06/2010 11:22
Rodrigo, gostei do teu junípero cara! Muito legal!
As dicas do Helio são ótimas!

Posta pra gente as tuas alterações.

Abração.
Rodrigo-RS30/06/2010 17:22
Renato Rodrigues Roehrs, olá,... tá ai as alterações, não vou tirar mais nenhum galhinho,, ta bom assim, senão fica só o caule.. O vaso deste eu gostei, alguns não gostaram, mas este me agrada. A foto é muito subjetiva, as vezes passa uma imagem outra destorce.. eu não fiz "novela" coloquei aqui do lado e fotografei, fui feliz na intecidade de luz solar..

Renato Rodrigues Roehrs30/06/2010 17:27
Tá massa mesmo... agora é dar um fino trato à copa!

Abração.

p.s.: o sol aí "pra cima" tá tão legal quanto aqui em POA. mesma tonalidade e trazendo este calorzinho no final de tarde.
SEKI - Elio Luis Secchi30/06/2010 17:35
Opa! já deu uma boa aliviada.
E ficou melhor. É como se diz: em bonsai e especialmente em literati, Menos é Mais.

abraço
Rodrigo-RS30/06/2010 19:13
Gurizada, o sol hoje de tarde estava muito bom para fotografar, essa planta foi envasada ha uma semana, ela vai amadurecer a estrutura, vai definir melhor os ramos e eu vou precisar deste tempo para achar o melhor para ela, a principio é isso ai, bom ressaltar que esta planta já havia cido envasada noutra ocasião, mas por esses mesmos problemas retornou ao vaso de plastico para desenvolver e melhorar a saude ela, que na época estava ruim, hoje se apresenta melhor, é uma planta velha e vai ficar melhor com o decorrer do tempo...
Estou vendo que o pessoal do RS esta presente no forum, quando iniciei eramos muito poucos, precisamos fortalecer nossas associações por esses "pagos"..
Abraço.
LEAO30/06/2010 20:35
Ficou bonita
Elio30/06/2010 22:10
Agora gostei bastante, Rodrigo!

abraço
Laudir01/07/2010 08:40
nao sou bom com coniferas mas ae vai uma sugestão:

nickyfury01/07/2010 09:26
bonsaiq
O estilo literati pede galhos mais delicados e sinuosos, bem como vasos de bordas bem baixas, irregulares. Uma laje de pedra, que os japoneses denominam Kurama, tambem agrega bastante valor visual ao trabalho finalizado. O vaso atual, porém, é contrastante, diminuindo o sentido literati do bonsai. 😲

Entretanto, pode-se trabalhar o tronco, fazendo um shari desde a base, realçando e dando movimento a ele. Veja alguns exemplares, com troncos parecidos ao seu, quanto à inclinação:

Modelos de vasos kurama:

http://lnx.laosgarden.com/index.php?cPath=18_66&language=en
Rodrigo-RS01/07/2010 10:45
Re: bonsaiq
nickyfury

gostei dos exemplares, vou seguir tuas dicas e procurar moldar de mais de acordo com um exemplar que vc postou.. blz
valeu!!!
Markus Von Kossel01/07/2010 11:13
eu formaria duas pequenas copas!

Talvez a copa de baixo ainda mais baixa!

Abs

Uploaded with ImageShack.us
Rodrigo-RS01/07/2010 13:25
Markus Von Kossel, é isso que eu espero, gostei do bonsai acima esposto pelo nicky, o bonsai colocado sobre a mesa azul, é mais ou menos o que vc descreveu, é o que pensava, a modificação que percebi nescessária é baixar mais o patamar baixo.
valeu!!