Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Acer (Palmatum) - MRV / Novidades na pagina 03

123
Carlos Guilherme27/02/2011 18:43
Ótimas fotos das possíveis vítimas, por assim se dizer! hahaha

Marcio, pena eu estar um pouquinho longe! Te ajudaria com a maior boa vontade 😄

Eu escolheria como melhores lugares a Destilaria de Malte Wisky e aquele onde tem as 9 plantas. Parecem ser lugares mais fáceis, já que os outros ou são no centro ou são bem na frente de casas (onde o proprietário teria uma boa vista). Mas pra conseguir uma estaca até q ta fácil, finge q ta andando pela rua, prepara a tesoura de poda, faz um movimento rápido tipo ninja e pronto, dai sai correndo né!!!! uahahhauahauhahuha

Abraço.
Djalmo27/02/2011 22:39
Marcio Vargas, adorei seu post, cara moro super perto se comparado com o amigo Carlos Guilherme, mas ainda é longe, cara eu já teria feito um alporque bem escondido, e uns 3 yamadoris, até porque nossos amigos italianos tem o habito de dormir cedo, 1 pá, 1 picareta (pelo tipo de solo), muita força e pernas pra que te quero, mas pelo nível da moradia deve haver segurança particular.
Mas eu já teria uns 4 pelo menos na minha coleção.
Brincadeiras a parte, deve haver um que tenha um bom coração e te permita fazer um alporque de um galho de um bom calibre.
Atenciosamente.
oamit27/02/2011 23:13
espetaculo as fotos hein amigão, deu até aguá na boca aqui, o bonsaista aqui do meu bairro podou e aramou a minha Pyracantha vou por ela agora a imagem.

se eu colocar no facebook e por aqui pega?
nickyfury28/02/2011 09:21
bonsai
É bem como eu digo: domingão chuvoso, jogo do Brasil na TV, quem é que vai ficar na janela olhando um maluco arracando planta? Só minino, mesmo, e olha lá...... 😂 😂 😂 😂

Essas glicinias tão no papo: chega como quem não quer nada, senta no banco com um jornal do colo, espicha os óio na direção e noutra, parte para o ataque. Arranca logo na raiz, corta uns galhos para disfarçar e levar de estaquia, volta para o banco e o jornal, disfarça até a hora do rango, e pé na ripa. 😂 😂 😂 😂

Essas na calçada eu tinha serrado bem rente, incluso. Levava tudo de arrastão, nas veis: amarra no parachoque do jipe e sai puxando tudo, planta, raiz, calçada, guia...... 😂 😂 😂 😂

Bons conselhos, como dizem, o inferno está cheio..... só não lembrem de mim quando estiverem vendo capim crescendo do lado de fora das barras. Lembrando que até hoje, pelo que sei, não é permitido cultivar bonsai na "grade"..... melhor deixar as tais plantinhas onde estão e ir cuidar da vida, procurar mudas noutras paragens, ou então, meter a mãozinha no bolso, sacar uns "cobres" e comprar na net, que tem muita coisa boa à venda. Tenta aí o site da O Bonsai ou então da Nipon. O pessoal é camarada, na hora do pagamento..... 😉
Marcio Vargas28/02/2011 09:32
Carlos!!!

Foi daquela casa que tem a reentrância no muro que pegue minhas estacas. Estacionei o carro abri a janela e peguei varios galhos pra estacas, essas que aparecem na primeira pagina, porem não vingaram. Vou tentar novamente no final do inverno. 😈

Djalmo.,
Realmente, a "gringada" da boa noite para o Bonner e vai dormir. Não há nestas casas segurança particular, no máximo alarme de perímetro nos pátios. A cidade é muito calma e tranqüila. Eu ando com uma pá de corte no porta malas do carro, sempre de olho nas plantas e nas janelas ehehehe

Nicky
Esta do jeep é ótima... Ahahaha
Quanto as Glicineas, eu pedi para o secretário de meio ambiente separar umas estacas e mudas na época da poda. Brincadeiras a parte, eu fico no maximo com o "roubo" de pequenos galhos para estaca... Ate porque partir de estaca é uma coisa a looooooooongoooooo prazo, para quem já tem plantas prontas. No meu caso vou pegar a muda no viveiro, o sujeito fez um preço bem camarada.

Vou esta semana para Bento buscar aquele Palmatum, assim que estiver comigo já entro com fotos aqui.

Abs a todos
Leandro Ferraz28/02/2011 12:14
Estava lendo ai lembre de uma coisa que aconteceu comigo...
Estava arrancando uma muda de acerola em um lote, era terra vuando pra tudo que é lado estava tentando fazer rapido porque nao sabia de quem era fiquei com medo do dono ver e brigar comigo...
eu estava de costa pra rua ai so ouvi uma voz "Você esta plantando ou arrancando?" virei morrendo de medo e respondi To Arrancando... o cara respondeu "tem que podar mesmo aqui ta um matagal" e foi embora eu catei a muda e puxei rebentou as raiz tudo mais enbrulhei e pequei minha enxada e fui embora.

Galho eita é direto eu quebrando as arvores dos vizinhos
oamit28/02/2011 13:52
UHAuahUHAUAHHAuahah já passei por aLGO SEMELHANTE.
Marcio Vargas08/04/2011 08:34
Buenas!!!

Ontem finalmente passei em Bento Gonçalves na volta de Porto Alegre.

O Cidadão lá do viveiro havia vendido seu ultimo Palmatum, ele tinha apenas alguns atropurpureum.

Não me animei em pegar um destes, o que sei sobre ele é que é uma espécie mais dificil de trabalhar como Bonsai, portanto não muito apropriada para pessoas como eu, com pouca experiência e vivencia.

No domingo (10/04) vou para Caxias. Na floricultura Ursula (para quem mora no RS, tem em Caxias, Nova Petropolis e Porto Alegre) há diversas unidades do Palmatum, desde plantas de R$ 20,00 ate de R$ 200,00

No domingo a noite coloco as fotos delas...
ADN08/04/2011 10:43
O marcio blz ?
Tenho uma muda de palmatum e dois liquindabar que me envirão ai do RS
mas ainda são apenas mudinhas, mas estão se desenvolvendo bem, ai é lotado de acer palmatum né

aguardo suas fotos

at+
ADN
Marcio Vargas08/04/2011 10:46
ADN,

Aqui o pessoal coloca na rua em frente as casa!!!! Da uma olhada nas outras paginas deste post que tem umas fotos das ruas de Veranopolis...

Abs
Marcio Vargas08/04/2011 18:33
Senhores.
Eu realmente não esperava encontrar ele tão perto de casa. Aqui mesmo em veranopolis, em uma floricultura bem meia boca.
Mas eis o meu ACER PALMATUM.

Após algum tempo nessa lida, após varias experiências, tentativas, muito erros, finalmente tenho uma planta para trabalhar serio.

Vamos as fotos e algumas ideias iniciais, porem eu REALMENTE vou precisar muito da ajuda de todos vocês com dicas, ideias, conselhos, e principalmente um FREIO para as minhas ideias absurdas.

Meu filho tem 1,20ts

Alternativa 01
Utilizar o meio da planta para Bonsai, a parte de baixo vai para um vazo e a de cima pra estacas e lixo.

Alternativa 02
Alporque bem baixo. A parte de baixo vai para bonsai, e a de cima vai para um vazo para outro alporque no futuro.

Duvidas:
- Qual época para colocar o alporque.
- Qual época para retirar o alporque.
- Devo podar um pouco agora?
- Devo envasar, ou aguardar?

E ae amigos? O que me dizem?
Carlos Guilherme08/04/2011 19:01
Meus parabéns, ela é linda, eu sou meio suspeito de falar já que é a minha espécie favorita! 😄

Pra dar uma ajudinha, se não me engano, a melhor época para fazer alporque é na primavera, demora menos e nascem bem mais raizes. Para retirar acredito que o inverno seja melhor, elas já cresceram e vão estar mais fortes! A planta não deve sentir tanto.

Acho esse video perfeito para vc se inspirar!

http://www.youtube.com/watch?v=DTcdho7vSMI&feature=BF&list=UL9gn-k-hDkFY&index=4

Como pode ver a planta tem umas partes mais retas e combina bem com umas partes do troco da sua!

A planta não iria responder muito bem a podas agora, o frio já bate em nossa porta, ela não iria brotar bem! Eu deixaria para começar a trabalhá-la no final do inverno, assim que as gemas começarem a acordar, mas vamos esperar opiniões mais experientes quanto a isso!

Parabéns amigo!
Abraço.
Marcio Vargas08/04/2011 19:36
Grande Carlos...

Imaginei que você seria o primeiro a comentar, sei de seu gosto por esta espécie.
Olhei o video, muito didatico, é praticamente um Nick em Video.

Cara, irei aguardar com certeza a primavera para começar com as intervenções. Quero fazer tudo certinho.

Quando mencionei poda, não me referia a uma poda de refinamento, e sim uma poda para a planta caber na minha sacada 😲 😲 😲

Pode notar que ela está inclinada. Por hora eu gostaria apenas de "tirar as pontas" para ela caber na sacada, mas claro que se isso for prejudica-la, eu dou outro jeito.

Será conveniente também coloca-la em um vazo ou balde ou bacia, para que ela mantenha-se saudavel?

Abs

PS: http://www.youtube.com/watch?v=FMZ2QeUg9vM / não gostei desta planta, porem o vídeo vale pela tecnica.
Carlos Guilherme08/04/2011 19:53
Muito bom o video né! Sugiro vc assistir todos os videos do Graham Potter, tem cada planta q é de cair o queixo!

Pra caber na sacada rsrsrs nem tinha me tocado disso 😄 😮ops: erro técnico! Quanto a isso, não tem problema não!

O tamanho do vaso que ela está não é dos melhores, acho que da pra trocar sim, não desfaça o torrão, só coloque numa bacia maior e complete com substrato, se vc perceber que está muito compacto, retire só um pouco do torrão, acho q não tem problema. Dai no final do inverno vc trocar ele competamente, mas acho q seriam muitas trocas juntas né?! Então acho melhor trocar completamente só no próximo, que vc acha?

Daqui a pouco o Graham Potter brasileiro (desculpe pela brincadeira Nicky 😄) deve estar por aqui, com certeza ele vai dar uma ótima aula!

Abraço.
Marcio Vargas08/04/2011 19:58
Ehehe
Graham Potter Brasileiro é boa...

Foi mais ou menos isso que pensei Carlos, apenas tirar aquele plastico preto e colocar o torrão inteiro em uma bacia ou balde e preencher com areia mesmo. Só para dar um folego ate a primavera. E cortar um pouco da altura com o unico objetivo de caber na sacada, em um local ensolarado.

Depois.... Beeeemmmm depois, com calma, e com a ajuda de vocês, vou decidindo o que fazer com ela na primavera.

abs
Carlos Guilherme08/04/2011 20:03
É isso ai!

Vamos esperar e ver o que os colegas tem a dizer.

Abraço.
oamit08/04/2011 23:59
Essa é da espécie que as folhas envermelham?
Marcio Vargas09/04/2011 08:56
Oamit

No Palmatum as folhas são vermelhas ao brotar e no outono. Elas são permanentemente vermelhas no atropurpureum.

abs
Carlos Guilherme09/04/2011 13:22
Pois é! O video vale pela técnica, principalmente para dar uma melhor base para nós q somos iniciantes. Tb não gostei da planta, a parte das raizes expostas não me agradou nem um pouco.

Abraço.
Marcio Vargas09/04/2011 16:08
Bueno...

Feita a unica intervenção antes da primavera. Apenas cortei as pontas dos ramos para a planta caber na sacada, e também coloquei em um "vazo" maior, acabei utilizando um balde perfurado no fundo, não havia nada do tamanho adequado no unico supermercado da cidade 😕

Agora é proporcionar um inverno tranqüilo e nutritivo enquanto aguardamos a primavera e as dicas e conselhos dos amigos!!!

Balde

Após o corte

Pouca coisa, somente as pontas dos ramos

Areia grossa de construção, para completar o espaço vazio.

Mantive o torrão inteiro, não mexi em nada nele para não provocar nenhum tipo de stress na planta, apenas coloquei dentro do balde e preenchi com areia os espaços.

Espaço reorganizado.

As folhas pegam bastante sol direto neste local, das 10:00 as 17:00. ainda posso fechar os vidros para proteger do vento gelado da noite. Noite passada fez 3C°

Era isso amigos, comentários, idéias, sugestões são mais que bem vindas, são NECESSÁRIAS.

Abs

PS: Me obriguei a tirar a maior parte dos potinhos de TM/FO dos escorredores; o fedor estava infestando a casa. Ou eram eles ou eu!!!
😈 😈 😈
oamit09/04/2011 20:10
essa apartamento ta ficando bem VERDE.

😎
Carlos Guilherme09/04/2011 23:37
Marcio, por hora está mais que ótimo!

TM e FO fedem muito né! ahauaauhahu É horrível, tb tive o mesmo problema aqui em casa(mesmo fermentando durante um bom tempo), desisti de usar esses dois adubos, ainda mais depois q recebi um intimato de que se a casa continuasse fedendo ia tudo pro lixo... rsrsrsrs

Abraço.
Marcio Vargas12/04/2011 11:15
E ae?
Elio, Nicky????!!!??? Ricardo, Sergio, Laudir...???

Preciso de vocês para me ajudar com essa planta.
Elio12/04/2011 11:24
Olá Márcio!

Ácer não é um dos meus gêneros preferidos. Assim, minha modesta contribuição será no sentido de como conduzir a planta. Cultivo, poda, alporque, vou deixar para quem conhece melhor essa espécie.

Márcio, assim como está, alta, vc está privilegiando o engrossamento, o que é muito bom.
Como vc colocou em um balde maior favorecerá o desenvolvimento das raízes e, por consequência, a parte aérea.

Contudo, vejá que não há conicidade.

Assim, futuramente, quando estiver com um bom calibre, terá que podar bem baixinho, para começar a estrutura primária, propriamente dito, pois daí, o primeiro ramo que nascer, será a continuidade do tronco, formando assim uma conicidade.

Vamor ver o que os mais entendidos dizem.

abraço
Marcio Vargas12/04/2011 11:31
Ok Elio, obrigado pelos comentários. Mesmo não sendo tua espécie preferida, tuas opiniões sempre contribuem para o entendimento "da coisa"...

O que acha das idéias de alporque para o futuro?
123