Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Bancada baratex!

Marcus Feil28/06/2010 22:32
Bancada baratex!
Olá pessoal. Neste domingo de manhã fiz uma bancada pros bonsai. Fácil de fazer e barata. Usei umas sobras de madeira da minha obra. Hoje fui ver o custo e tudo não sairia R$ 100,00 em madeira; e fiz em umas 2 horas. Além de ser prática e poder mudar de lugar se quiser; a minha outra é fixa na parede.
Abraços a todos!

Laudir29/06/2010 08:44
Sempre é bom contar com idéias simples e práticas. Parabéns pela bancada e pela iniciativa em publica-la. Por certo irá ajudar a muitos.

A mim pelo menos ajudou.
Ricardo Paiva29/06/2010 13:53
Pô Marcus, ficou muito boa sua bancada.
Se você permitir vou copiar seu projeto pra fazer uma pras plantas em treinamento.
Parabéns.
Marcus Feil29/06/2010 18:01
Ricardo Paiva escreveu:
Pô Marcus, ficou muito boa sua bancada.
Se você permitir vou copiar seu projeto pra fazer uma pras plantas em treinamento.
Parabéns.

Pode copiar. Pra isso coloquei aqui.
É bem fácil. Faz uma cruz, depois coloca uma tábua maior embaixo. Firma com as ripas mais finas. Depois coloca as tábuas. Pra ela não ficar 'dançando', coloquei aquelas tábuas embaixo da tábua superior, pra manter sempre um angulo de 90graus com a estrutura.
O bom é que ainda dá pra colocar umas plantas embaixo dela!
Abraço!
Pethrus Barros29/06/2010 20:06
Pena que eu não tenha um espaço como esse, portanto, aproveite bem...
nickyfury01/07/2010 08:59
bonsai
Ficou ótima sua bancada. Uma sugestão, apenas: aplique na madeira, em todos os lados, verniz maritimo. Ele conserva a madeira por mais tempo, vez que a rega constante, adubação e outros agentes poderão comprometer a durabilidade de seu trabalho, corroendo a madeira. 😄

Esse tipo de verniz é o mais indicado. Lembre-se apenas de lixar a madeira, e aplicar, ao menos, duas ou tres demãos em cada lado, esperando secar bem, antes de repor os vasos e regar novamente. 😄
Marcus Feil01/07/2010 09:12
Re: bonsai
nickyfury escreveu:
Ficou ótima sua bancada. Uma sugestão, apenas: aplique na madeira, em todos os lados, verniz maritimo. Ele conserva a madeira por mais tempo, vez que a rega constante, adubação e outros agentes poderão comprometer a durabilidade de seu trabalho, corroendo a madeira. 😄

Esse tipo de verniz é o mais indicado. Lembre-se apenas de lixar a madeira, e aplicar, ao menos, duas ou tres demãos em cada lado, esperando secar bem, antes de repor os vasos e regar novamente. 😄

Sim. Bem lembrado! Eu tenho verniz marítimo. Os dois pilares eu já havia passado um tempo atrás pra manter a conservação. As tábuas estavam ainda molhadas da chuva do dia anterior, daí não passei. Se fizer sol neste findi eu passo. Tb dá pra usar Osmocolor, se usa em pergolados dando aquela cor escura e protegendo tb contra umidade, sem ficar brilhoso.
Abraço a todos!
Saulo Prazeres03/07/2010 19:08
show de bola essa bancada..

vc pode nos informar as medidass??
Renato Rodrigues Roehrs05/07/2010 14:37
Ficou muito bom Marcus, simples e prático!

Verniz marítimo eu adquiro em madeireiras e ferragens ou apenas em lojas especializadas em tintas?

Abraços.
Marcus Feil05/07/2010 15:48
Saulo Prazeres escreveu:

Assim que tiver um tempinho, vou fazer um esquema com as medidas e montagem pra facilitar.
Abraço!
Marcus Feil05/07/2010 15:50
Renato Rodrigues Roehrs escreveu:
Ficou muito bom Marcus, simples e prático!

Verniz marítimo eu adquiro em madeireiras e ferragens ou apenas em lojas especializadas em tintas?

Abraços.

É mais fácil em lojas de tintas, em qualquer uma você encontra Verniz marítimo ou Osmocolor. Eu passei Osmocolor Nogueira, pra dar uma escurecida e tb é hidrorepelente. Depois vou ver se preciso passar verniz.
Abraço!
Cristiano Pohren05/07/2010 21:57
Fala Marcus!

Bem legal a bancada, parabens pelo trabalho!

Grande abraço!
Rodrigo_Dias_RJ11/07/2010 18:37
showwwww, estou copiando!!!!
Marcus Feil11/07/2010 19:26
Re: bonsai
Corrigi a mensagem anterior, é OSMOCOLOR e não Osmocote.
Abraço a todos!
Rodrigo_Dias_RJ11/07/2010 19:57
Marcus, qual os tipo de madeiras?
Marcus Feil13/07/2010 20:03
Saulo Prazeres escreveu:

Olá Saulo.
Segue abaixo imagem com as medidas.
Para as tábuas eu usei madeira de 2,5cm de espessura e 30x210cm. Não aconselho a usar mais comprido que isto pois pode envergar com o peso dos vasos.
Para os pilares usei na espessura de 7x7cm. Para as ripas horizontais, usei as de 10cm de largura, destas que se usa em estrutura de telhado. Para as diagonais, usei ripas mais finas.
As tábuas podem ser de Pinus; ou se quiser gastar mais, de eucalipto ou Cedrinho(3x mais caro). As de Pinus cumprem com a função, passando um verniz ou Osmocolor.
Para a estrutura já aconselho uma madeira mais resistente como eucalipto ou cedrinho.

Marcus Feil13/07/2010 20:05
Rodrigo_Dias_RJ escreveu:

Respondi na mensagem anterior.
Marcus Feil29/08/2012 15:02
Rodrigo_Dias_RJ escreveu:

Olá Rodrigo.
Aproveito a oportunidade para falar a todos que a melhor madeira(custo/benefício) é o eucalipto. O pinus que usei apodreceu muito rápido. Também aconselho a passar Osmocolor ao invés de verniz, usei a cor Nogueira, um tom escuro deixando com aspecto mais rústico. O Osmocolor é mais fácil de aplicar e penetra mais na madeira.

Abração!
JOICIMAR MAGGIONI29/08/2012 22:28
Muito boa ideia!!!!!!
ROGÉRIO DIAS30/08/2012 08:52
É
A MELHOR MADEIRA É MASSARANDUBA.
Leonardo Lyra Lyrio30/08/2012 20:38
Eu indico usar como madeira a garapa, aqui em minha região é utilizaqda para fabricação de barcos.

Abraço
AguiaR31/08/2012 23:06
Marcus Feil,
você poderia postar novamente a imagem com os detalhes da bancada?
Estou pensando executar uma para mim, sempre tive em mente algo do tipo, mas nesse caso você foi primeiro! 😛

Agradeço a atenção para todos em exibir sua criatividade!

Grande abraço
Marcus Feil02/09/2012 19:56
AguiaR escreveu:
Marcus Feil,
você poderia postar novamente a imagem com os detalhes da bancada?
Estou pensando executar uma para mim, sempre tive em mente algo do tipo, mas nesse caso você foi primeiro! 😛

Agradeço a atenção para todos em exibir sua criatividade!

Grande abraço

OK. Já coloquei a imagem novamente.
É fácil. É só fazer a bancada com as seguites medidas.
Para as prateleiras eu usei madeira de 2,5cm de espessura e 30x250cm.
Para os pilares usei na espessura de 7x7cm.
Para as ripas horizontais, usei as de 10cm de largura, destas que se usa em estrutura de telhado. Para as diagonais, usei ripas mais finas.
A madeira com melhor custo benefício foi o eucalipto. É bom passar um verniz ou Osmocolor.

Abração!
ROGÉRIO DIAS14/09/2012 17:01
É
MASSARAMDUBA DURA CEM ANOS E UM POUCO MAIS.