Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Como?

JP10/10/2005 11:47
Como?
Como faço para plantar sementes de jabuticaba??? 😮ops: 😮ops: 😮ops:
Alexandre S. Coelho13/10/2005 10:28
não tenho muita experiëncia em propagação por sementes, mas acho que esse tópico, escrito por Bergson, deve ajudar muito:

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=564

abraços
Mário A G Leal13/10/2005 11:34
Re: Como?
Jp, como disse o alexandre o tópico colocado pelo Bergson é extremamente importante e didático mas, em certos aspectos a semente da jabuticaba deve ser tratada diferentemente. Em primeiro lugar não se faz o teste anunciado para verificar as que são possíveis de germinação e, a época do plantio é na própria época da frutificação da fruta. Quando bem maduras e até as que "cairam de maduras" estão prontas para o plantio. Retire a semente do invólucro e plante-as conforme o Bergson orienta. Você não precisa retirar toda a polpa em volta da semente, deixe-a ali!
Algumas pessoas dizem que se você chupar a jabuticaba e plantar a semente, não germinará. É falso! Já plantei sementes depois de chupá-las e germinaram. A brotação acontece entre 30 e 60 dias. Plante várias sementes pois sua taxas de germinação não é tão alta.
Deixe em lugar sombreado até que elas rompam a sua casca. Use um substratato destes vendidos para desenvolvimento de mudas para hortaliças pois ele é isento de sementeiras pois é esterilizado. No replantio você usará uma terra adequada.

JP escreveu:
Como faço para plantar sementes de jabuticaba??? 😮ops: 😮ops: 😮ops:
JP13/10/2005 16:08
valeu pessoal, vou testar
se tiver resultados eu aviso 😂 😂 😂

abraços!