Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

bonsai de Araucaria

12
Irineu Santana09/07/2010 10:15
Oi Elio

Com certeza uma hora a gente se encontra na loja O Bonsai.
Quanto ao bonsai de araucária, acho que é um tema recorrente, pelo menos para o pessoal aqui do sul. Vai ter sempre alguém querendo fazer um.
Os exemplos postados são realmente muito bons, mas há o problema do crescimento lento e do tamanho das acículas. Creio que estes mesmos problemas foram enfrentados pelos japoneses lá nos primórdios com outra árvore, o pinheiro negro. Mas eles conseguiram “domesticar” a planta e hoje ela é um exemplo de espécie apropriada para bonsai reconhecida no mundo todo.
Quem sabe o mesmo não ocorra com a nossa araucária?
Eu mesmo estou propenso a tentar. O interessante que pude perceber com as araucárias é que elas apresentam, além da forma tradicional de “taça”, algumas variantes, como tronco duplo, triplo, copas duplas, tronco levemente inclinado,etc. Este tipo de informação pode ser muito útil quando tivermos “domesticado” a nossa araucária e tivermos, quem sabe, publicações a respeito.

Abraço a todos
Rodrigo-RS10/07/2010 00:28
olá irineusantana, olá Elio

olha ai, tem muita gente boa nos bastidores do forum, as vezes aparecem e esclarecem nossas duvidas... vamos interagir, trocar ideias e evoluir,....
muito obrigado pelas explicações e comentarios ....
Paraná 113/12/2010 22:08
Já tentaram um solo areno-argiloso com pouco nitrogênio porque é nele que muitas delas se desenvolvem e são muito humidos também. Por isso ela se desenvolve devagar porque ela não consegue nitrogênio fácil e se conseguir vai ficar com folhas grandes e intervalos maiores o que vai dai um efeito de parece esticada. Este elemento é um sério problema na arte do bonsai deve ser por isso que não se está conseguindo uma forma mais compacta.
npacheco14/10/2018 19:57
Araucaria
Reativando tema.
Iniciei exemplares a partir de sementes.
Em breve postarei fotos.
npacheco08/03/2019 22:20
Tenho atualmente 3 exemplares iniciados de sementes, sendo 1 maior e um de tronco duplo (germinação dupla de uma mesma semente), todos com aprox 1,5 ano.
JOICIMAR MAGGIONI17/03/2019 23:47
COMO FAZ PAA DAR GALHOS PERTO UM DO OUTRO, JÁ TENTEI MAS OS ANDARES FICAM MUITO LONGE UM DO OUTRO????!!!!
12