Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Dúvida-poda de raízes

Nikkei 10002/07/2010 17:10
Dúvida-poda de raízes
Estou com dúvida a respeito de podas de raízes. Tenho um ficus que comprei há cerca de 4 meses. Quando comprei, podei metade das raízes sem mexer no torrão. Plantei em um recipiente maior e está brotando bastante. Está quase atingindo o que eu espero da planta e depois irá para um vaso de bonsai adequado. A dúvida: Quando devo fazer as podas de raízes? vai diminuindo as raízes aos poucos até chegar no tamanho ou diminui de uma vez e vai para o vaso?
Donegá03/07/2010 22:08
Olá Nikei,

O ideal seria vc postar umas fotos de sua planta.

Qdo diz que está chegando no ponto que vc quer, o que quer dzr com isso, está visualizando já um bonsai formado? uma muda em ponto de trabalho? uma planta próxima do estilo que prentende?

Qto a raiz, o ideal seria a poda mais p/ o meio do inverno, final de julho inicio de agosto, pois a planta estará em plena dormência e com isso perderia pouca seiva e tb ñ estaria em plena função de alimentar os galhos e folhas, pois estes encontram-se em estado letárgico.

O fícus suporta bem as podas, mas é legal se puder regar a planta após o transplante com algum enraizador, Tiamina (vitamina B1).

Coloque algumas fotos p/ que outros amigos mais experientes possam orientar.