Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Problema e Identificação Jabuticaba

jeancarlo03/07/2010 13:52
Problema e Identificação Jabuticaba
Olá Pessoal...

Tenho um projeto de Bonsai, que é pra ser uma jabuticaba, porém não tenho certeza se é jabuticaba e se possível gostaria de saber qual a sub-espécie dela.... Segue abaixo fotos...

Mas comprei ela e fiz um transplante, apesar de saber que agora não é época, mae veio na embalagem da floricultura, entaum transplantei e fiz uma poda.... Porém depois de 15 dias ela está apresentando umas manchas nas folhas, e não sei o que...
- No transplante usei somente terra do mato...
- Rego quase todo dia, observando se não fia muito enxarcado....
- Apesar de aqui no RS está frio, ela fica direto no sol entre 8hs às 11:30hs aproximadamente....

Saliento ainda que sou totalmente leigo no assunto....

Agradeço desde já.... e estou aberto a sugestões e comentarios....

FOTO: Quando veio da floricultura, sem qualquer alteração...

FOTO: Após o transplante e poda...

FOTO: Após 15 dias do transplante... (manchas nas folhas)

SEKI - Elio Luis Secchi03/07/2010 21:40
Jeancarlo,
Seja bemvindo ao fórum.
Desta maneira aí sua jabuticaba corre sério risco de morte. Esta pura terra de mato, é um substrato muito compacto para uma planta em vaso. é necessário fazer um substrato mais drenado. Sào muitas as opções, até sugiro que procure neste fórum, matérias sobre substrato. Use a ferramenta de busca da página inicial do fórum.
O que deves ter disponível por aí com certeza é areia de construção, alguns cacos de tijolos quebrados com granulometria de 3-4 mm. Faça uma mistrura distes ingredientes com um pouco de terra (uns 20%). Para bonsai atualmente a maioria sugere substrato sem nada de terra, apenas pedriscos e/ou cacos de tijolos. Mas creio que para seu caso, no inçio é bom manter um pouco de terra, dá mais segurança...
Ao invés de colocar neste vaso, pegue um escorredor de massa, de plástico e planta ela dentro.