João, acredito que o estilo literati não se aplica a espécie Murta. Um hokidachi, moyogi ou até mesmo naturalistic, seriam uma boa saída. Enfim, o que importa é o gosto do dono e o que a planta apresenta de potencial. Tens de medir isso!
Fiz 3 pequenos esboços do que consigo ver. Dois baseados no teu desejo, e um moyogi.
Com base na primeira foto, sendo esta a frente, pois também não consegui visualizar o nebari, eu podaria onde estão os cortes em vermelho e esperava pelo desenvolvimento da planta e emissão de novos brotos. Se optares pelo literati, terás já de aramar o "novo" ápice que permaneceu.
Em todas as projeções, acredito que uma pequena inclinação da planta para a direita, combina com o conjunto.
Assim que puderes, acho que no Espírito Santo não necessita esperar pela primavera, transfere ela para uma bacia toda furada ou um escorredor de massa. Passada umas 3 semanas e ela tendo se recuperado, bomba na adubação e sol na medida certa.
Tens uma bela planta e uma ótima espécie para trabalhar. Vai postando a evolução pra gente.
Segue minhas projeções e uma referência do estilo literati com o buxus.
Abraços.