Marcos Jose Hereck07/07/2010 16:51
pau-ferro acompanhamento e opiniões
Amigos estou com este pau-ferro em brotação e gostaria da opinião dos amigos, o mesmo tem uma grande sicatriz o qual pensei em trabalhar como madeira morta.

Mandem suas sugestões, fico no aguardo.
att.
Marcos Hereck
LG07/07/2010 18:39
acho que é um bom material e voce deve deixar engrossar para a planta lhe dizer mais no futuro o que fazer.
Drop1311/07/2010 10:30
Qtos anos está essa planta?
Pois acabei de brotar umas sementes e gostaria de ter um parâmetro.
Além disso, vc utilizou o metodo da mamadeira para ela?
Grande abraço e bom cultivo
Leonardo A.11/07/2010 12:33
Ola, o substrato esta me parecendo compactado e nada drenante. O que vc esta usando??
Não tenho muito conhecimento sobre a espécie por isso não vou dar pitacos, mas acredito que o substrato devera ser revisto no futuro.
Espere alguem com mais experiencia na especie, mas o material é bom !
abraço.
Ricardo Loriggio11/07/2010 13:51
Marcos,
Tenho tentado pau ferro a uns 6 anos... é uma planta bem desafiadora e dificil... Bom para treinar bastante...
Uma tecnica que está dando bastante resultado para mim é podar sempre no primeiro nó dos galhos quando estes estiverem com quatro ou cinco nós.
Assim voce terá uma copa mais densa.
Sobre a cicatriz da poda radical, limpe bem com o bola e feche com massa para que não forme um calo que fica bem feio.
Marcos Jose Hereck20/07/2010 11:37
pau ferro
Leonardo realmente vc tem razão, este substrato não esta muito drenante, apos o inverno vou ter que troca-lo, usei areia lavada, pedriscos, terra vegetal e terra normal, o problema foi a terra normal que aqui na minha região é bem roxa, parece até uma cola.
agradeço sua atenção e dicas.
att.
Marcos Hereck
Marcos Jose Hereck20/07/2010 11:43
pau ferro
Drop13, eu comprei esta muda em um viveiro, o proprietario me disse que ela estava com ele a uns 4 anos, mas estava bem maltratada num saquinho de viveiro, seguindo as dicas dos amigos irei trocar o substrato e postarei mais fotos acompanhando o desempenho.
Ricardo valeu pelas dicas de poda, com certeza irei aplica-las.
Ricardo a sicatriz que descrevi é a sicatriz que tem no caule, ele tem tipo uma fresa de baixo em cima, ja é bem antiga.
Agradeço a todos pela ajuda.
att.
Marcos Hereck