Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Primavera Han-kengai

IanaMel09/07/2010 21:00
Primavera Han-kengai
Encontrei esta primavera em um viveiro por uma bagatela de 4 reais. N tinha a menor ideia do que fazer com ela, mas como tava quase de graça comprei.
Estava assim antes de qualquer tratamento( obs: desculpem a má qualidade da foto):

Depois da primeira poda:

Após alguns dias:

Inicialmente eu tinha pensado em fazer um tronco inclinado, mas c a evolução da planta, mudei o projeto e resolvi por um han-kengai. Recentemente transplantei para um escorredor pra acelerar o projeto. Ainda n aramei, pois achei q as raízes sofreram muito c o transplante:

Antes:

Depois:

O projeto:

E então o que acharam da poda que fiz? E a escolha do estilo? Alguem sugeriria algo diferente ou teria feito uma poda diferente?
IanaMel10/07/2010 11:18
Ninguém???
Laudir10/07/2010 11:25
Selou bem com pasta cicatrizante nos cortes?
primaveras apodrecem com muita facilidade
IanaMel10/07/2010 11:31
Na verdade eu usei cola branca laudir... eu n tenho essa pasta...
IanaMel10/07/2010 11:35
Ah, incluvive tenho uma dúvida, bem na base do tronco, tem uma parte que a casca tava se soltando, mas n foi onde eu cortei, n tinha corte lá. Daí eu fiquei na duvida se era pq aquela parte tava morta.Daí tirei a casca com um canivete, ficou até uma parte mais clara, n sei se dá pra notar na foto. Mas eu fiz um ferimentozinho com o canivete e notei que ainda tá bem verdinho em baixo. Fiquei na dúvida, como eu faço pra saber se tem parte morta, quer dizer, tá verdinho então achei que tava vivo, mas a casca tava toda soltando...
Nikkei 10010/07/2010 13:15
Gostei da projeção de han kengai, só acho que deveriam ser duas copas distintas na segunda projeção (com folhas). Talvez fosse interessante podar o galho da direita (que está meio arqueado) para nascer nova brotação e começar este galho do zero, com movimento sinuoso. O que acha?
IanaMel10/07/2010 16:17
Olá Nikkey, n entendi bem o que vc quis dizer com duas copas. O galho da direito, a que vc se refere é o que vai pra baixo né? Na foto n dá pra ver muito bem, mas ele tem um movimento levemente sinuoso, que estou tratando de acentuar um pouco, e em relação a ele estar arqueado, tb estou aproximando mais ele do galho principal, pra tentar reduzir esse efeito. Creio que consigo aproveitá-lo, acho que se eu retirá-lo demorará mais pra q eu consiga outro no mesmo local, o que achas?
Donegá10/07/2010 17:54
Olá Iana,

A parte que vc retirou, possivelmente era uma parte que estava apodrecendo, mesmo que sem orientação vc fez bem em retirá-la, acertou em cheio, pois a tendência é que o apodrecimento vá aumentando devido a umidade que a madeira morta (principalmente em plantas com a textura de casca cm as primaveras) retém. Com o aumento da umidade e alimento p/ bactérias e fungos fica um local perfeito p/ sua proliferação.

Acredito que deva deixar esta parte da planta mais exposta, quero dzr sem cobrilá-la de subtrato p/ que com a ventilação aumente a taxa de cicatrização.

Qto a pasta cicatrizante vou lhe passar uma receita que tenho usado e que tem sido de ótimo resultado, sendo inclusive usada agora por amigo que já esta na arte há aproximadamente 10 anos e que tem pinheiros negros de aproximadamente 12 a 15 anos, nos quais fez podas de galhos bem lenhosos e utilizou a pasta que lhe forneci tendo gostado muito do resultado.

A receita inicial ñ é minha, peço desculpas, pois perdi o link onde poderia dar os créditos ao autor. Pórém após alguns testes mudei as proporções indicadas tendo um melhor resultado:

Ingredientes:
- Cera de abelha (acredito que encontre em depósitos de material p/ construção ou lojas de cosméticos) ñ sei informar ao certo, pois a minha foi meu sogro quem me forneceu de uma colméia que ele tem em sua casa.

Fotos p/ ñ comprar gato por lebre:
http://www.quebarato.com.br/cera-de-abelha__27f9f8.html
http://www.diskabelhas.com.br/Produtos%20raw/WAX/17%20abril%202008%20075bis.jpg

- Bréu (depósito de materiais p/ construção)

http://www.cerapura.com.br/pmp01.html

O bréu tem uma variação de cor que pode ser mais escura, chegando quase ao preto e tb rosado.

-Cebo de vaca (açougues)

Colocar de preferência em uma panela velha ou lata, primeiro o cebo e na quantidade de 50% do peso de cada um dos outros itens ( ex: 100grs de cera, 100grs de breu e 50 grs de cebo) qdo mesmo começar a derreter acrescente os outros ingredientes.

Levar ao fogo e mexa até derreter e formar um líquido grosso e homogêneo. Deixar esfriar um pouco e colocar em pote de vidro ou plástico (antes de endurecer p/ facilitar a retirada da panela/lata).

Veja que a receita é bem simples e sai muito barata. Tb ñ se preocupe com cheiro ao cozir os ingredientes, pois solta um cheiro agardável de cera. O cebo tem a finalidade de ñ deixar a pasta mt dura, portanto qto mais colocar mais pastosa ficará.

P/ utilizá-la, pegue um pouco na ponta de alguma ferramenta de aço, tipo faca de pão, colher, chave de fenda ou mesmo espátulas específicas p/ trabalhos com cera (tipo espátulas de prótese dentária), coloque sobre o corte e esquente a ponta da ferramenta no fogo p/ ir modelando a pasta sobre o ferimento.

Tb tenho feito um teste em ferimentos mais graves, pincelo sobre o ferimento extrato de própólis que é fungicida e bactericida p/ depois colocar a pasta. Em casos de apodrecimento eu indicaria a utiliação concumitante com o própolis.

Qto a estilização ñ vou opinar, pois ainda tenho mt a apreder a respeito.

Espero ter ajudado.
Nikkei 10010/07/2010 19:05
Duas copas pensei assim, mas é só uma sugestão. Sobre o galho direito, acho que pode aproveitar sim, mas se podasse , muito provavelmente iria surgir brotação no mesmo local (mas é um risco que se correria), não sei.
Paulo Henrique de S. Garc10/07/2010 19:14
Iana, o que o Nikkie quiz dizer é que separe a parte que estará em queda da parte superior da planta, mais ou menos como esse mame meu:

http://www.orkut.com.br/Main#AlbumZoom?uid=1512188472863129325&pid=1278799820286&aid=1239211985$pid=1278799820286

Um grande abraço e

té mais...
IanaMel11/07/2010 10:27
Olá Donegá, Nikkey, Paulo Henrique.

Donegá, muito obrigada pela receita! Só n sei bem onde conseguir cera de abelha. Mas vou procurar me informar.

Nikkey, entendo agora o que vc quis dizer com duas copas, realmente fica melhor assim. Vou tentar fazer isso com a minha.Obrigada!

Paulo Henrique! Lindo o seu mame!!!Parabéns! Espero conseguir um bom resultado c a minha planta tb!
Donegá11/07/2010 17:33
Ñ manjo mt disso, rsrsrs, mas acho que em lugares que fazem depilação eles utilizem esta cera. Onde pode conseguir tb é em lojas especializadas em produtos p/ protese dentária (pergunte ao seu dentista, ele poderá lhe fornecer um endereço). Se localizar essa loja de prótese, peça por bloquinhos p/ escultura, eles são da cor da cera que lhe mostrei no links, próximo a uma cor creme.
Ricardo Guarido03/05/2011 17:39
Como está a planta? Tenho uma estaca de primavera que coletei para tentar seguir tal estilo...

Do amigo, Ricardo.
IanaMel03/05/2011 19:26
Tá bem, mas tive q mudar um pouco o projeto depois de dois ataques do papagaio da minha mãe.... acho q ele definitivamente n tava gostando daquela planta....
Ela tá postada no orkut, a ultima intervenção q fiz nela foi mes passado,com nova aramação e desfolha parcial, deixando um galho de sacrifício

Esse é o novo projeto que criei depois do ataque:

Carlos Venancio03/05/2011 20:21
ianamel vou fazer uma pergunta que nao tem nada a ver com o tópico:
eu tbm moro em fortaleza e aqui é bem dificil achar vasos para bonsais, os que eu compro é de um bonsaista, mas é caro, gostaria de saber aonde vc compra os seus e se são baratos ou não, por favor, essa questao de vasos me limita a ter mais bonsais.
IanaMel03/05/2011 21:18
Carlos, na agromarco, que fica na senador pompeu, vez por outra tem uns vasos de ceramica pra bonsai à venda, mas n tem muita variedade n, é bem limitado. Tem duas agromarcos na senador pompeu, pertinho uma da outra, a q eu encontro os vasos é na maior. Mas por minha vez, gostaria de pedir o contato dessa pessoa q vc falou, pois tava pensando em encomendar uns vasos pela net, daí se os dele valerem a pena....
Carlos Venancio04/05/2011 08:17
me manda o teu email que eu mando o celular dele, ou entao pesquisa na internet "vasos e bonsais- fortaleza" que vc acha o endereço dele e tem o telefone fixo.
oamit04/05/2011 10:42
num momento mais propicio eu reduziria o comprimento dos galhos que formaram a copa.
Ricardo Guarido04/05/2011 11:54
Hoje posto fotos da minha estaca...obrigado por atualizar a foto da planta! Está ficando muito bela....parabéns!

Do amigo, Ricardo.