Olá Iana,
A parte que vc retirou, possivelmente era uma parte que estava apodrecendo, mesmo que sem orientação vc fez bem em retirá-la, acertou em cheio, pois a tendência é que o apodrecimento vá aumentando devido a umidade que a madeira morta (principalmente em plantas com a textura de casca cm as primaveras) retém. Com o aumento da umidade e alimento p/ bactérias e fungos fica um local perfeito p/ sua proliferação.
Acredito que deva deixar esta parte da planta mais exposta, quero dzr sem cobrilá-la de subtrato p/ que com a ventilação aumente a taxa de cicatrização.
Qto a pasta cicatrizante vou lhe passar uma receita que tenho usado e que tem sido de ótimo resultado, sendo inclusive usada agora por amigo que já esta na arte há aproximadamente 10 anos e que tem pinheiros negros de aproximadamente 12 a 15 anos, nos quais fez podas de galhos bem lenhosos e utilizou a pasta que lhe forneci tendo gostado muito do resultado.
A receita inicial ñ é minha, peço desculpas, pois perdi o link onde poderia dar os créditos ao autor. Pórém após alguns testes mudei as proporções indicadas tendo um melhor resultado:
Ingredientes:
- Cera de abelha (acredito que encontre em depósitos de material p/ construção ou lojas de cosméticos) ñ sei informar ao certo, pois a minha foi meu sogro quem me forneceu de uma colméia que ele tem em sua casa.
Fotos p/ ñ comprar gato por lebre:
http://www.quebarato.com.br/cera-de-abelha__27f9f8.html
http://www.diskabelhas.com.br/Produtos%20raw/WAX/17%20abril%202008%20075bis.jpg
- Bréu (depósito de materiais p/ construção)
http://www.cerapura.com.br/pmp01.html
O bréu tem uma variação de cor que pode ser mais escura, chegando quase ao preto e tb rosado.
-Cebo de vaca (açougues)
Colocar de preferência em uma panela velha ou lata, primeiro o cebo e na quantidade de 50% do peso de cada um dos outros itens ( ex: 100grs de cera, 100grs de breu e 50 grs de cebo) qdo mesmo começar a derreter acrescente os outros ingredientes.
Levar ao fogo e mexa até derreter e formar um líquido grosso e homogêneo. Deixar esfriar um pouco e colocar em pote de vidro ou plástico (antes de endurecer p/ facilitar a retirada da panela/lata).
Veja que a receita é bem simples e sai muito barata. Tb ñ se preocupe com cheiro ao cozir os ingredientes, pois solta um cheiro agardável de cera. O cebo tem a finalidade de ñ deixar a pasta mt dura, portanto qto mais colocar mais pastosa ficará.
P/ utilizá-la, pegue um pouco na ponta de alguma ferramenta de aço, tipo faca de pão, colher, chave de fenda ou mesmo espátulas específicas p/ trabalhos com cera (tipo espátulas de prótese dentária), coloque sobre o corte e esquente a ponta da ferramenta no fogo p/ ir modelando a pasta sobre o ferimento.
Tb tenho feito um teste em ferimentos mais graves, pincelo sobre o ferimento extrato de própólis que é fungicida e bactericida p/ depois colocar a pasta. Em casos de apodrecimento eu indicaria a utiliação concumitante com o própolis.
Qto a estilização ñ vou opinar, pois ainda tenho mt a apreder a respeito.
Espero ter ajudado.