Sábado 21/08/2010 - A primavera chegou!
Arzivenko10/07/2010 12:34
Sábado 21/08/2010 - A primavera chegou!
Hoje recebi a visita do colega
Afonso Fengler, veio mostrar a nova carretinha dele, ótima aquisição para que possamos transportar nossas plantas até os próximos eventos!!
Bom, mas não só pra isso, claro, veio também comprar areião pelo meu fornecedor, 10 sacos cheios por R$ 10,00. Muito caro....
Pra não perder a viagem de vinda, ainda trouxe presentes!!!
Vejamos:
Serisas, piracantas, guajuvira, azaléia e primavera.
Alguns detalhes do pátio neste sábado ensolarado:

Edmilson11/07/2010 11:52
Duvida
Antes de mais nada, meus parabens pelos belos exemplares, sem a mínima dúvida todos tem enorme potencial.
Caro amigo, o que seria este areião? Tem foto para mostrar? E se esta usando como substrato, quais os resultados vocês tem obtido?
Abraço fraterno a todos
Arzivenko11/07/2010 19:48
Edmilson, meu substrato é composto por areião e casca de arroz carbonizada. Não existe substrato perfeito, mas para mim este é o ideal, pois combina baixo custo, disponibilidade, permeabilidade, retenção de água e nutrição.
Areião:
Casca de arroz carbonizada (com aditivos):
Aspecto do meu substrato:

Angela Fernandes11/07/2010 22:47
Olá !!!!!!
Muito interessante este substrato que você utiliza....
E as guajuviras ???
Fotografe em separado, quero vê-las...
E a carreta ???
e............
Cristiano Pohren12/07/2010 12:45
Olá Arzivenko!
Show de bola as fotos...
E aquela árvore da quarta foto, em uma caixa de madeira, o que é?
Resedá?
Agora no próxima evento aqui vocês já trazem umas junto hehehe
Grande abraço!!
Arzivenko12/07/2010 13:50
Cristiano, aquela é a minha pitanguinha, você pode ver o tópico dela
aquiRicardo Paiva12/07/2010 21:44
Que mais nós bonsaístas podemos querer:
- encontro com amigos
- um bom papo
- plantas para trabalhar
- um dia de sol
E tudo isto ainda com presentes!!!!
Parece que as plantas que você ganhou tem muito potencial. Depois poste elas separadamente.
Arzivenko13/07/2010 08:29
E o frio chegou!!!
Não vou mentir, as 8 da manhã fui no pátio e meu termômetro marcava 3ºC. Na rádio estavam anunciando 2ºC no mesmo horário.
A grama branca, e as plantas como se devolvessem a pergunta eu fazia para elas. "estão todas bem?".
Veremos...
Marcus Feil13/07/2010 09:46
Arzivenko escreveu:
E o frio chegou!!!
Não vou mentir, as 8 da manhã fui no pátio e meu termômetro marcava 3ºC. Na rádio estavam anunciando 2ºC no mesmo horário.
A grama branca, e as plantas como se devolvessem a pergunta eu fazia para elas. "estão todas bem?".
Veremos...
Aqui em Ivoti também estava 3ºC às 8horas; mas ainda bem que não deu geada.
Uma pergunta: Que substrato você usa no escorredor? Este que mostrastes é só para os vasos de bonsai? Eu tenho usado apenas pedrisco pequeno, ou poderia usar areia de construção, a mais grossa?
Arzivenko13/07/2010 09:53
Marcus, no escorredor você pode usar um substrato mais drenante, evite partículas pequenas, pois em contato com a água elas se unem virando uma pasta, que impede o desenvolvimento das raízes. Procure uma granulometria que mantenha o substrato aerado e drenante.
Tiaraju13/07/2010 12:48
Arzivenko,
Tudo bem?
Conta pra nós, quais são os "aditivos" usados na casca de arroz carbonizada?
Pô, 1 pila o saco de areião??
Manda pra cá um caminhão.
Abraço
Tiaraju
Arzivenko13/07/2010 13:33
Tiaraju, pra ser sincero, não sei.. Mas eu explico. Acontece que eu compro esse substrato já preparado, do dono de um viveiro que é meu amigo. Até hoje ele não diz o que coloca junto, mas não tenho do que reclamar... 😄
Renato Rodrigues Roehrs13/07/2010 14:58
Ontem chuva torrencial... hoje frio de lascar!
Arzi, belo conjunto de presentes.
Abraços.
Arzivenko13/07/2010 16:26
Quero ver se me sobra tempo de colocar uma lona sobre as orquídeas e bromélias, a geada de amanhã promete.....
por hoje só o que fiz foi remover as folhas queimadas do
Sarandi e também um ajuste na
Guajuvira shohin.
Ricardo Paiva13/07/2010 16:30
Eu também corri pra proger as plantas que estão aqui no escritório: caliandras, pitecos e durantas. O problema são as grandes ... onde colocar.
Agora preciso providenciar a proteção para as plantas que estão na minha casa. O problema é que umas são bem grandes, ai, aja espaço!
Arzivenko13/07/2010 17:42
Pois é Ricardo, eu prefiro as nativas justamente porque aguentam melhor nosso clima aqui do sul. Mas as bromélias e orquídeas sofrem bastante...
Veja o que fiz hoje na chegada do trabalho:

Renato Rodrigues Roehrs13/07/2010 17:45
Arzi, tem de comprar um aquecedor! hehehe!
Cristiano Pohren13/07/2010 20:31
Arzivenko, "pitanguinha" heheheh
Bah hoje o pai correu pra colocar todas as caliandras na nossa estufa!
Arzivenko13/07/2010 20:47
Não tem vento, nenhuma nuvem no céu, isso significa uma coisa: grama branca amanhã cedo...
vou fotografar o panorama e tentar postar logo cedo aqui no forum... a coisa está prometendo.. êta frio...
Arzivenko14/07/2010 08:00
E a geada veio, como previsto!!!
zero grau as 8 da manhã... não foi das piores, mas vai fazer um estrago na rebrotação das plantas...
Adeus para as folhas novas do acer....
A grama parece crocante quando caminhamos...
O pote de água do tigre ficou assim:
Tive que dar uma ajuda, senão ele ia lamber gelo..

Ricardo Paiva14/07/2010 08:11
Sobre as nativas é verdade João.
Nada como ter espaço ... que aqui chamamos de pátio, hehehe.
Fotos show, mas me diz uma coisa, o Ibama sabe que voc~e tem um "Tigre" em cativeiro? KKKKKKKKKKK
Cristiano Pohren14/07/2010 08:25
Que belas imagens hein 😮
Aqui não chegou a dar geada por causa do vento..
graças!
Arzivenko14/07/2010 08:28
Tenho uma licença especial para ter o tigre...
Ele sempre me acompanha no pátio, mas ver ele pulando o gelo da grama foi impagavel...
afonso Fengler14/07/2010 09:46
aqui também estava e esta frio, zero grau:
a grama completamente congelada, muito bonito de se ver, mas pra aguentar o frio....
um abraço
Afonso
Alcides Junior14/07/2010 17:13
Arz, por aqui não foi diferente, a geada pegou pesado.
-5,7°C.....tudo literalmente branco de gelo.