Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

duas questoes

ptklopes11/07/2010 19:08
duas questoes
oi pessoal to precisando de esclarecimento, tenho duas perguntas, sao as seguegintes:

1- tenho uma jabu que esta a um bom tempo no mesmo vaso(cerca de um ano) e ja tem uma certa idade,tipo 5 anos. a jabu tem dado muuuitas folhas, sempre tendo novas brotaçoes das mesmas porem apenas nos mesmos galhos ou seja so brota folhas e nao galhos. isso é normal? tem algo que possa fazer pra brotar mais galhos??

2- ontem vi um substrato vendido pronto ensacado, tinha entre outros componentes, esterco curtido, potassio,humus, terra vegetal,carvao etc

pergunta, esse tipo de substrato presta pois o achei bem completo??

p.s.: quero que minhas plantas desenvolvam, crescçam!!!

brigadao galera!!!! 😄
Nikkei 10011/07/2010 19:11
Olá, ptklopes
1 - estas novas folhas virarão galhos mais para frente. Mas se sua intenção é brotação no galho, talvez só a poda ajude. Poste a foto da planta se conseguir, assim podemos ajudar melhor.
ptklopes11/07/2010 19:25
fotos:

nikkei, valeu a velocidade desculpa a qualidade das fotos é a relaçao hora/camera de celular
Nikkei 10012/07/2010 10:33
Ptklopes, tem uma planta interessante. Se podar os galhos mais curtos, tendem a formarem novas ramificações (1ª foto), assim pode começar a formar as copas. Fiz uma projeção, ficou +-, mas só para ter uma idéia

hraphi12/07/2010 15:41
Se vc quer desenvolvimento , plante no escorredor e depois passe para mamadeira, dê espaço para as raízes, faça as podas onde vc quer que os galhos bifurquem e depois deixe crescerem bem, a vontade, não importa o quanto possa parecer feio, quanto mais folhas nos galhos e maiores eles fiquem, mais eles engrossam, e vc possue apenas galhos finos na base, depois que engrossarem vc poda novamente curto e recomeça o processo.
Vou postar algumas fotos do trabalho de um amigo do fórum que ilustra bem isso que falei...

Uploaded with ImageShack.us

E o processo recomeça, cresce livre, engrossa, desfolha e poda curto...

Muitas vezes por pressa ou por termos poucas plantas e querermos apresentá-las bonitinhas em vasos de bonsai, pulamos etapas e tiramos dos vasos de treinamento antes do tempo, geralmente os vendedores colocam nesses vasos para poder vender mais fácil mas não quer dizer que chegou a hora para isso.Vaso de bonsai é apenas para a Árvore quase pronta , perto do que a gente quer, na fase em que apenas fazemos podas de raiz e de menutenção da estética.

ptklopes13/07/2010 20:21
gente brigadao pelas dicas é exatamente oq vou fazer replantar em vasos maiores.
porem é por causa disso que vem a segunda pergunta substratos prontos sao uma boa pedida em relaçao a nutrientes, principalmente organicos??