Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Arz061 - Piracanta conservadora

12
Arzivenko14/07/2010 20:11
Arz061 - Piracanta conservadora
Esta é uma das plantas que o Afonso me trouxe para trabalhar. Lembro de ter lido em algum lugar que não se deve fazer desfolha em piracanta. A princípio pensei que a planta poderia ficar fragilizada, como é o caso do buxinho, mas última piracanta que trabalhei, durante o encontro de bonsai, foi desfolhada e voltou muito vigorosa. Pois bem, hoje cheguei a outra conclusão, que não é aconselhado fazer a desfolha em piracantas porque ficamos com as mãos completamente furadas, êta bichinha cheia de espinhos !!!!

Vamos lá, minha primeira idéia seria fazer uma alporquia, já que o tronco é deveras longo, com pouco movimento.

Analisei a planta um pouco mais, cheguei a uma conclusão menos radical, iria utilizar o material disponível para um desenho mais conservador, longe da minha escola preferida (naturalistic), mas é isto, a distribuição dos galhos não é perfeita mas eu me lancei ao desafio.

A noite caiu, lá fora a temperatura caía também, chegando aos 6 graus resolvi levar a planta para a cozinha, a fim de acabar a aramagem...

Chega de conversa, aqui está o resultado e amanhã vou tirar fotos melhores, por hora é o que tenho para mostrar:

Becker14/07/2010 20:21
😮 Parabéns Arzivenko ,show de bola... 😉
Vhalveruth14/07/2010 20:21
cara
eu naum me canso de falar bem e babar em suas plantas
e espero ver estas fotos e principalmente ela daki uns 2 anos
=)

abraços
Arzivenko14/07/2010 20:27
Vhalveruth, pior que essa não é minha, é do Afonso, mas a gente tem um acordo camarada, ele entra com os prés, e eu com o trabalho! Depois a gente divide o resultado.
Laudir15/07/2010 12:31
ótima estilização.
Vc é um dos que eu considero gurus do bonsai aqui no fórum
Alcides Junior15/07/2010 12:50
Arz, achei muito bom o resultado, vamos aguardar as novas fotos.
Agora, desfolhar piracantas é doloroso, inclusive, aqui na minha região a chamam de espinho de fogo, devido a sensação de queima quando a gente é picado pelo espinho.
Renato Rodrigues Roehrs15/07/2010 16:59
Arzi, eu gosto de árvores caneludas, copas altas.
Esta piracanta ficou muito interessante, diferente!
Ela tem o seu charme e foge dos desenhos que conhecemos.

Vamos acompanhar a evolução. Depois que brotar, ela vai ficar muito bonita!

Eu tenho algumas piracantas mas nunca procedi uma dica que aprendi no evento em Novo hamburgo, em maio passado. Antes de trabalhar nas espinhosas, os espinhos podem ser todos podados. Novos nascerão, com certeza!

Parabéns pelo material e trabalho!

Abraço.
afonso Fengler15/07/2010 17:41
Show de bola, bom você tem carta branca. Eu sei em quem confiar. Meus parabéns e lamento os espinhos que são muito doloridos. A princípio também achei que deveria ser feita alporquia, mas ficou bom. Outra coisa a ser resolvida são aqueles dois galhos os primeiro, qual fica e qual sai ou podem ficar os dois?

um abraço
Afonso
Gustavo Gonçalves15/07/2010 18:16
Arzi, mandou bem na aramagem! nao vejo a hora de ver ela com folhas 😄

Gostaria de ter uma, infelizmente está difícil de achar um bom material aqui por perto.

Boa sorte.
Aguardo atualização ;D
marco_avelar15/07/2010 18:23
Arzivenko as minhas sugestões seriam as seguintes:

Seguir o estilo literati:

1-Inclinar a planta para a direita;
2-Retirar os dois galhos da direita;
3- Todos os galhos restantes do lado direito seriam rebaixados;
4- O galho da esquerda seria o galho principal descendo próximo ao tronco, de forma bem tortuosa, mas sem curvas muito acentuadas e com os galhos secundários formar patamares no galho, mas sem galhos muito compridos.
5- fazer um trabalho de madeira morta no tronco para quebrar a monotonia do tronco muito longo e sem movimento.

Lembrei de duas plantas do Valdir Hobus, que é mestre no estilo mais tradicional, que servem de exemplo, uma piracanta para a forma e a outra como exemplo de trabalho em madeira morta.

Arzivenko15/07/2010 18:38
Laudir, puro exagero...
Junior, estou com os dedos cheios de espinhos, ainda não tive tempo de pegar a agulha para tirá-los.
Renato, espero ansioso para que ela rebrote, acho que vai ficar bem legal... veremos.
Afonso, Obrigado pela confiança, e pela planta... a conversa sobre os galhos vai longe.. mas acho que por enquanto é cedo, vamos dar tempo ao tempo.
Gustavo, tenta arrumar alguma muda, ou mesmo sementes, em pouco tempo terá mudinhas, plantando no chão elas desenvolvem bem rápido.
Marco, Legal tua visão, vou deixar pra pensar depois que ela estiver recuperada, por hora não da mais pra alterar o projeto, valeu.

Vou tirar foto de outros ângulos, os dois galhos da direita parecem mesmo paralelos, mas não são, estão em planos diferentes, o segundo é galhos de fundo.

flavio bonsai20/07/2010 10:57
acho vc teve uma boa ideia qto a mudança que fez ate agora tbem concordo contigo deixa ela rebrotar .
pra ver como vai ficar e se tiver de fazer alguma mudança novamente que seja pra um futuro .
abraço.
Nikkei 10020/07/2010 14:31
Bom trabalho com os galhos! Como sempre!
Arzivenko21/08/2010 12:32
Atualizando...

Laudir21/08/2010 14:22
está ficando esbelta!
Arzivenko31/08/2010 13:00
Atualizando:

Arzivenko31/08/2010 19:59
Um mês e meio de trabalho, já daria para devolver pro Afonso... Não... melhor não... 😈 😈 😈

Ricardo Paiva01/09/2010 09:19
Muito bom, parabéns!!!
Imagina ela frutificada, o contraste dos frutos com o azul do vaso ficará show.
E como te falei no MSN, uma leve inclinação para a direita, alinhando ápice e nebari vai proporcionar um acabamento ainda melhor.
Afonso já viu?
afonso Fengler01/09/2010 11:42
Beleza João Pedro, tá ficando, quer dizer já ficou show de bola, mas continuo afirmando tá em boas mãos. To gostando.

Olá Ricardo, vi hoje essa brotação maravilhosa.
O vaso ficou muito bom.
provavelmente deverá frutificar, porque aqui em casa todo ano ela dava frutos. Pois é uma planta bem velha.

um abraço
Afonso
Arzivenko01/09/2010 14:44
O colega Greg, do forum Esprits de Goshin, da frança, fez uma projeção desta árvore. Ele deu maior ênfase para os espaços vazios e o ramo negativo da esquerda...

Renato Rodrigues Roehrs01/09/2010 15:00
Conservador sou eu...

Ela tá demais!

Abraço.
Ricardo Paiva01/09/2010 15:43
PQP!
"Colega Greg, do forum Esprits de Goshin", nem vou mais me nanifestar sobre esta planta.
A conversa tá noutro nível!
Olhem a qualidade da projeção, é uma obra de arte.
Alexandre S. Coelho03/09/2010 09:27
Oi João

Tá ficando muito bem estruturada esta planta!!!

Eu ainda inclinaria um pouquinho, como relatou o amigo Ricardo, e também eliminaria o 1º galho da direita Pra mim este galho tá competindo com o outro logo acima... E este de cima aramado e ancorado pode facilmente preencher o espaço do 1º.

A idéia:
Arzivenko02/11/2010 15:35
HudsonArpini02/11/2010 18:06
muito bom,gostei do estilo,mas quem sabe vc nao pensa em deixar so o galho da esquerda com a copa para baixo ?é só a opinião,está show!
12