@ndré Luiz14/07/2010 21:38
Grumixama
Olá Pessoal!!
Me ajudem..
Oque eu faço com essa planta?
Eugenia brasiliensis La M.
Abraços
Arzivenko15/07/2010 07:50
Se você quer um shohin, está na hora de uma poda radical...
Se quer uma planta maior, deixa desenvolver mais...
SEKI - Elio Luis Secchi15/07/2010 18:14
É concordo com o Arzivenko. Do jeito que a planta está fica bem difícil de se ter um rumo agora. Tronco reto, sem conicidade, nada de brotação baixa, ainda fino. Ou seja, como o Arzivenko colocou, se for fazer uma planta bem pequena poderia fazer uma poda drástica a uns 5-6 cm do chão, ou melhor, do nebari, e formar a planta com as novas brotações. Se quiser uma plnata maior tem que colocar a crescer preferencialmente no chão e depois de qualquer modo terá que proceder podas bem drásticas para obter brotação com que formar a estrutura.
abraço
Elio
@ndré Luiz15/07/2010 18:55
Ok, ao invés de plantar, posso providenciar uma cova bem adubada para ela no chão e colocar o balde dela por cima? pois as raízes já estavam saindo e facilitaria uma posterior retirada.
Seria necessária alguma poda para plantar no chão, para estimular brotações mais baixas ou dar movimento, ou deixo como está e deixo crescer a vontade?
Obrigado pelas sugestões. Se puderem tbm deem opiniões nas minhas outras plantas.
Abraços
hraphi15/07/2010 19:48
Oi andré, pq vc não quebra esse balde, que já está se desfazendo, planta ela em um escorredor de macarrão, e depois coloca no chão? Com a saída das raízes pelos furos laterais do escorredor,ao entrar em contato com o ar elas secam, e faz com que a planta emita várias outras raízes capilares, dentro do escorredor, que são muito importantes na hora do transplante para o vaso raso de bonsai, abraço.
@ndré Luiz15/07/2010 20:23
Blz! Farei isso, só vou plantar em um recipiente maior, pois acho que o escorredor é pequeno, pois tem bastante raizes.
E quanto as podas?
hraphi15/07/2010 20:52
Plante em um recipiente maior e encha ele de furos, como se fosse um escorredor grande, para que as raízes capilares saiam por eles, e entrem em contato com o ar.
As podas , os amigos já deram dicas , se quer um bonsai pequeno, poda radical nele, se vc podar raízes, lembre de podar em cima tb, ou vai sobrecarregar as raízes que sobrarem, abraço.
MarcoBonsaiPoa20/07/2010 09:38
opção
enxerto na base-teria como fazer uma muda nova dela por alporquia ou estaca?depois faz o encosto lateral