Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Fícus Benjamina Variegata-Troncos Múltiplos

Donegá20/07/2010 16:54
Fícus Benjamina Variegata-Troncos Múltiplos
Olá Amigos,

Já havia colocado um tópico sobre esta planta há alguns dias atrás, mas ñ sei por qual motivo este sumiu, então estou abrindo este novo tópico.

Adquiri esta planta em um viveiro próximo a minha casa, a primeira vista a mesma ñ me pareceu uma planta desenvolvida no viveiro e sim uma planta da qual alguém se desfez. Digo isso devido ao vaso o qual estava e pelo estado em que amesma se encontrava, quase sem folhas e as poucas que tinha estavam retorcidas e amareladas, impregnadas de tripés. A terra do vaso estava esturricada de tão seca.

Minha primeira atitude foi limpar a superfície do vaso que estava cheio de ervas daninhas, tatus bola e outros que ñ conheço. Tendo assim melhor visão do nebari.

Logo após fiz uma poda nos 3 troncos, sendo que o mais grosso tinha em torno de 1,20m e deixei-o com +ou- 25 cm. A idéia inicial era separar os troncos, apesar de o conjunto me agradar.

Fiz o transplante e poda das raízes em 15/07 ocasião na qual pretendia fzr a separação, porém após os apelos de minha esposa e ao verificar que as raízes estavam em perfeita simbiose, acabei por desistir, cm disse o conjunto me agradou visualmente e tb pude notar que se separasse os troncos ñ teria nada mais do 3 plantas horríveis com nebari tb feios e que levariam grande tempo de recuperação, isso se recuperassem-se.

Bem seguem as fotos p/ visualização dos amigos e opiniões tanto sobre o conjunto cm possíveis formas de estilização e até alguma projeção se alguém se Habilitar.

Frente imaginada

Fico no aguardo dos amigos.
Nikkei 10021/07/2010 09:38
Na verdade parece serem 3 plantas que se fundiram nas raízes. Já pensou em separar?
Donegá21/07/2010 19:00
Olá Nikkei,

Sim, são 3 plantas que se fundiram, porém qdo ia fazer a separação vi que as raízes estão em tal simbiose que ñ se sabe onde começa uma e termina a outra, algumas se fundiram de tal forma a formar uma só, olhando por cima do conjunto ñ se vê nem a marca de onde aconteceu a junção, achei que com a separação eu ficaria com 3 plantas ruins, com nebaris ainda piores, porém cm sou novato na arte vim pedir socorro aos amigos p/ opinarem sobre o que fazer e se possível até um desenho de projeção. É claro que se os mais experientes disserem que no futuro isso ñ parecerá com nada, nem com ninguém, rsrsrs, terei que arriscar a separação. Estou postando outras fotos e aguardo as respostas dos amigos.

Renato Rodrigues Roehrs22/07/2010 16:38
Donegá, muito legal as fotos tiradas de perto.
Me lembram algumas árvores que vemos na natureza onde nascem vários troncos juntos.
Esta tua planta é especial, diferente! Um naturalistic com estes troncos vai ficar sensacional!

Postando para acompanhar.

Abraços e boa sorte na condução! Belo material!
Donegá22/07/2010 17:28
Olá Renato,

Obrigado pelo elogio e incentivo, tb tive esta visão qdo fiz as podas e por isso ñ tive coragem de separá-las.

Vejamos se os amigos tem alguma sugestão de estilização do material. Tb acho que se estilizar do jeito certo vai ficar muito boa.

Valeu T+.
Nikkei 10023/07/2010 08:23
Se quiser separar não vejo muito problema, pois o nebari pode ser formado mais para frente. Mas talvez se mantiver assim fique um efeito tipo bosque. Pensando bem acho que seria até uma boa opção pelos troncos eretos
Donegá27/07/2010 17:14
Olá amigos,

nenhuma outra opinião? Preciso de ajuda.
Alexandre S. Coelho27/07/2010 18:51
Re: Fícus Benjamina Variegata-Troncos Múltiplos
Oi Donegá

Já brotaram???

Esta me parece melhor frente, com a árvore mais grossa ficando a frente e pelo nebari apresentável!
A planta escondida (mais fina) teria que ser empurrada para aparecer na foto 😉 😄 💡 :
Donegá escreveu:

Donegá02/08/2010 17:30
Olá Alexandre,

Já está com brotos novos. Tb pensei nesta frente. Vou tirar novas fotos e postá-las p/ acompanhamento.Tô pensando até em reduzir um pouco a altura deste tronco mais grosso.

Valeu pela opinião.
nenamachado05/08/2010 00:42
vou aproveitar o tópico pra não abrir outro sobre ficus benjamina variegata... tenho um exemplar dela num vaso grande. não posso fazer uma poda radical pq é de minha mãe. Então, gostaria de saber se posso fazer mudas através de estaquia ou alporquia... o tronco tem cerca de 15cm de largura e a altura é de 1,90cm...
Aguardando respostas e agradecendo 😄
Laudir05/08/2010 09:23
nenamachado escreveu:
vou aproveitar o tópico pra não abrir outro sobre ficus benjamina variegata gostaria de saber se posso fazer mudas através de estaquia ou alporquia...

Alporquia é mais garantido... com 45 dias ele já estará enraizado.
LeandroMG05/08/2010 09:44
Cara, num separa as plantas não... ta mto legal as tres juntas!! Ter um monte de ficus seraparada é mto fácil, a sua é interessante, justamente por causa que é diferente...
Mto bonito o exemplar... Parabéns
LeandroMG05/08/2010 09:46
nenamachado, como diz o pessoal aqui do forum, ficus, até com uma bucha molhada em volta dela cresce raiz... rsrsrs
pode fazer de tudo. Cuidado apenas para não acabar com a planta da sua mae transformando-a em umas 300 mudas... rsrsrs
nenamachado05/08/2010 17:42
Obrigada gente.... mas acho que mamãe corre o risco de perder a plantinha dela 😂 😂 😂
amanhã vou fazer a alporquia...
acho que o mesmo serve pra bougainville, que dizem, que pega de qualquer jeito 😂 😂
um abraço...
Donegá05/08/2010 21:31
Olá Leandro,

Valeu o incentivo.

Vou tentar fazer algo bem legal com elas, é cm vc falou, separadas se vê aos montes vamos no que dá assim cm estão depois de uma boa formar foliar.
CARLOVICH08/08/2010 01:16
DOnegá, eu acho que você deveria realmente manter a estrutura... escolher a frente já indicada pelos colegas... e compor com aramações e afastamentos, criando os planos... eu não diminuiria ainda o primeiro tronco... deixe maturar a idéia... nebari..lá na frente... não é a hora ainda... o projeto pode mudar muito ainda...

outra coisa... ficus desenvolve bem... e portanto logo muitos brotos estarão vindo... este pseudo monstrinho pode desabrochar logo... e particularmente sou adepto do... "vale muito mais uma bela briga perdida, do que uma boa corrida!"

calma os ânimos ai...rsrs
abraços....
Donegá12/08/2010 17:07
Olá CARLOVICH,

Valeu pela dica e pelo apóio. O nebari dela já está bem desenvolvido, porém cm vc disse esse pseudo monstrinho ainda tem mt a encarar, o nebari será trabalhado aos poucos, prentendo após a recuperação da planta, começar a fazer poda em cada uma de suas raízes grossas, sendo uma por vez, tentando fazer com que elas bifurquem o mais próximo possível ao tronco, encontrei na net uma orientação sobre este tipo de poda, ñ sei se é o mais indicado, pois a única instrução que encontrei, onde poda-se a raiz bem próxima ao tronco p/ que ela forme novas raízes. Dê uma olhada no link: http://www.chinitarte.com/podaexp.html

O que acha disso? Tb ñ sei o tempo de recuperação, ou melhor p/ uma boa formação de raízes compatíveis com o visual de árvore adulta, substituindo assim as já existentes.

Qto ao afastamento, na verdade é o que mais está me preocupando, pois os troncos já estão bem rígidos e ñ sei se será possível afastá-los sem danificar o conjunto. Tem alguma sugestão?

Abraços Brother
Donegá12/08/2010 17:12
Quando olhei esta planta depois de podada, tive a nítida impressão de estar vendo os três Reis Magos, ofertando seus presentes, rsrsrs, uma viagem.rsrsrs