Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

IPÊ AMARELO

123
Luciano Pessoa22/09/2010 14:43
Olá pessoal tudo bem?
Nesses novos ramos do Ipê estou com uma dúvida, são vários galhos saindo do mesmo ponto. A dúvida é a seguinte: Posso deixar eles crescerem assim ou ja seleciono os que vão ficar e elimino o resto deixando apenas um em cada ponto?
Elio22/09/2010 19:59
Luciano, deixe se desenvolverem um pouco mais e depois deixe só um em cada ponto, o mais desenvolvido.

abraço
Luciano Pessoa23/09/2010 14:38
Valeu Élio muito obrigado
Abraço
Luciano Pessoa01/11/2010 14:23
Olá pessoal, atualizando o IPÊ
E aí Élio será que ja é hora de cortar os demais e deixar apenas um em cada ponto?
Valeu
Abraço

Elio01/11/2010 17:13
É isso aí, Luciano.
Selecione os melhores e bem localizados ramos e pode deixando apenas as 2 primeiras folhas. Pode um pouco distante da axila para nao comprometer a gema latente.

abraço
Luciano Pessoa02/11/2010 00:51
Valeu Élio, muito obrigado. Quando podar posto de novo para ver se acertei. Aramação agora não convém certo?
Abraço
Elio03/11/2010 18:37
Pode aramar, sim. Luciano, Só arame o toquinho que ficou com 2 folhas, direcionando-o para fora do tronco. Com muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito cuidado.

abraço
Luciano Pessoa03/11/2010 22:04
Valeu Élio pode deixar que vou ter muuuiiito cuidado hehe
Obrigado
Abraço
Tiago R14/12/2010 13:02
Eu peguei uma mudinha de ipê, com uns 60cm de altura. Podei ela baixa.

Os brotos apontaram e eu resolvi tirar o plástico e colocar no escorredor. E ai notei que tinha muito tronco enterrado. Desenterrei e me deparei com uma conicidade horrível. Ela da uma afinada de uma vez. (tipo uma chamine de churrasqueira..rs ) :/

Atualize com fotos do seu ipê Luciano.
Luciano Pessoa14/12/2010 16:23
Pode deixar Tiago que vou atualizar as fotos, posta uma foto do seu pro pessoal dar uma olhada.
Abração
Luciano Pessoa22/12/2010 00:04
Olá amigos, atualizando o Ipê, fiz esses dias a segunda poda dos galhos. A primeira que não tirei fotos deixei apenas um par de folhas em cada galho, agora na segunda fiz a mesma coisa só que mais para cima nas ramificações novas. e também dei uma leve aramada. Estou pensando em manter apenas os galhos superiores pois os de baixo não se desenvolveram tão bem quanto eles.
O que acham?
Luciano Pessoa29/06/2011 01:41
Boa noite pessoal, faz tempo que não atualizo então atualizando, tirei o arame pois ja estava marcando os galhos e em breve vou aramar novamente, alguém tem alguma opinião ou crítica?
FRENTE

TRÁS
daniel pipolo29/06/2011 16:38
lindo esse primeiro em .... vc ja viu ele florescer?
Luciano Pessoa29/06/2011 17:06
Valeu Daniel obrigado, ainda não floresceu. Quando comprei ele tinha 5 anos, como pré bonsai tem pouco mais de um ano. Segundo o Élio é meio difícil de florescer pois teria que deixar uns 3 anos sem poda nenhuma. Mas to na torcida
Abraço
daniel pipolo29/06/2011 20:24
poxa 3 anos... não sabia essa.... dificilmente vemos um bonsai de arvores nativas brasileiras como ipê e paineiras florescerem ... é uma pena .... porem essas espécies de arvores são incríveis....

parabens pela planta....
Luciano Pessoa29/06/2011 22:35
Realmente Daniel também acho incríveis. sobre florescer o Élio pode explicar melhor.
Valeu
Abraço
Guilherme Cahú30/06/2011 10:50
Olá, Luciano, creio que esse Ipê Amarelo dará um bom resultado! 😄 Está muito bom, continue seguindo em frente! 😄

Sobre a questão da floração, acredito que com podas drásticas, ele não floresça, mas acho que realizar as chamadas podas de ponteiro (remoção das gemas apicais), quando o estilo estiver mais estabilizado, deve permitir uma floração....
São só umas suposições... ^^
Elio30/06/2011 11:15
Guilherme, são exatamente as retiradas de ponteiro que inibem a floração.
Algumas plantas que florescem no ápice do galho, tais como o Resedá, podem florescer no ramo do ano. Assim, não é difícil ver uma florada num bonsai de Resedá.
Já o Ipê, que também floresce no ápice do ramo, só floresce em ramo velho, no mínimo 3 anos sem poda nenhuma.
Como o Ipê tem um crescimento exuberante, vc deve escolher entre manter a estrutura do bonsai e ir podando, ou deixá-lo livre, para promover a floração, mas daí ele perderá toda a forma.
Vale ainda lembrar que para um Ipê florescer, a planta como um todo deve ter uns 8 anos no chão. Imagine num vaso, com certeza mais de 10 anos.

abraço
Guilherme Cahú30/06/2011 11:25
Obrigado pelo esclarecimento, Elio! 🙂
Então o processo é mais mais complicado que eu imaginava... 😕
Elio30/06/2011 13:17
Guilherme Cahú escreveu:
Obrigado pelo esclarecimento, Elio! 🙂
Então o processo é mais mais complicado que eu imaginava... 😕

É, Guilherme, não é por acaso que você não vê por aí, bonsai de Ipê com flor!!

abração
Guilherme Cahú30/06/2011 14:26
Elio"]
Pois eu vou tentar desenvolver um de copa bem frondosa e que floresça! 😄 Mesmo que não seja fácil... 😲

Obrigado pelas informações, Elio!
Abração o/
Elio30/06/2011 17:35
Guilherme, dou o maior apoio. Irá demorar mas, com certeza, valerá a pena.

abraço
Luciano Pessoa30/06/2011 21:59
Oi amigos, obrigado Guilherme vamos continuar tentando sempre hehe, talvez num ipê de porte maior que o meu seja mais fácil e mais proporcional deixar os galhos mais longos. Imagine nesse meu, que aquele galho da direita ja esta bem alto, iria ficar enorme.
Élio muito obrigado pelas informações sempre valiosas. Estou pensando em ir baixando aquele galho mais alto através da aramação ou podando mais baixo para ir ramificando melhor, e aí tem alguma dica?
Faz um tempão que não apareço na APB mas estamos aí Élio, estou cuidando bem daquela Serissa um dia desses vou postar aqui no fórum
Abração pra voces
Elio01/07/2011 15:09
Olá Luciano, com certeza é podar para ramificar. Os entrenós ficarão mais curtos à medida que ramifica, galhos secunbdários, terciários, etc.

E, veja se aparece na APB!

abraço
Luciano Pessoa01/07/2011 20:03
Certeza Élio muito obrigado, faço isso no início da primavera?
Abração e quando der apareço lá
123