Pitangueira - 08 anos
MarcoBonsaiPoa23/07/2010 13:51
Pitangueira - 08 anos
Pitangueira em treinamento, já frutifíca, recorde 38 frutas por enquanto

Anderson Almeida23/07/2010 13:58
Olá Marco
Chegou a saborear algum fruto ou ficou com dó de tirar rsrsrs...
Bela pitanga, gostaria de ver o tronco,
tire mais fotos de outro ângulo, para apreciarmos.
Um abração
Arzivenko23/07/2010 14:02
Marco, muito bela a pitanga, esbanjando saúde. Entretanto, me permite dois comentários sobre tua planta?
1. Percebe que não é possível visualizar o tronco? nem a estrutura secundária? Talvez seja interessante uma limpeza na parte frontal, para que se possa visualizar a árvore do nebari em direção à copa, passando pelo tronco, ramos primários, secundários, etc...
2. Outra questão é a proporção, não acha que se tua pitanga fosse uma árvore adulta, a copa estaria grande demais para o diâmetro do tronco? Assim como se apresenta ela passa a idéia de uma árvore juvenil, sem a ação dos anos. Como sugestão, eu procederia uma desfolha com poda, promovendo um encurtamento geral de todos os ramos.
nickyfury23/07/2010 14:33
bonsai
Concordo com a opinião do Arzi. Se mantiver como está, não é nem pré bonsai, mas apenas uma muda frutificando em um vaso plastico. 🙄
O ideal é proceder a uma desfolha completa, retirando todas as folhas (exceto as brotações mais novinhas - folhinhas bem miúdas). Em seguida, cortar todos os galhos, reduzindo seu comprimento, de forma a permitir que venham, nas novas brotações, novos galhos com que formar uma estruturação aerea mais interessante e ramificada. 😄
Na continuidade, após o corte sistemático dos galhos, aramar, dando aos galhos um movimento em harmonia com o movimento do tronco, de forma a adequar seu visual. 😄
Fazendo isso agora, na próxima primavera retire do vaso plastico e replante, distribuindo radialmente as raízes, visando formar um nebari radial ou algo próximo a isso. Escolha um vaso de treinamento, de bordas medias, redondo ou oval. Se não tiver, use uma bacia plastica, de bordas baixas, bem perfurada no fundo e na lateral. 😄
A vantagem da bacia, em relação ao vaso de treinamento, é a possibilidade de um engrossamento paulatino do tronco, bem como permitir o acompanhamento da formação estrutural aerea fina. O substrato deverá ser drenante, contendo um pouco de matéria orgânica: caco de telha, areia grossa de rio, casca de pinus e carvão vegetal são bons para isso. 😄
MarcoBonsaiPoa23/07/2010 18:21
Arzi e Nick: Obrigado pelas dicas!
Anderson: valeu, segue uma foto mais limpa, já deixei pós estas fotos ela só no toco, mais além atualizo e posto no outro tópico(evolução...)
Becker23/07/2010 23:36
😄 Vai ficar linda !belo material ,vou aconpanhar as postagens....... 😉
MarcoBonsaiPoa11/01/2012 18:27
Pitangueira
Estou trazendo o tópico pra ficar mais fácil de mostrar a um amigo, tava bem lá atrás. Fiz as podas mais curtas, arrumar um tempo pra postar. O tempo disponível em casa tá valendo ouro.
Anderson Neuhaus14/01/2012 23:06
Esta pitamgueira é fenomenalllll!! parabéns pelo trabalho.
ROSIMEIRE E. G.16/01/2012 15:12
Parabéns!! Vou acompanhar!
Dudu's Bonsai16/01/2012 16:41
Você me permite?
Acompanho as dicas de Nick e Arz.
Mas acredito que ela ainda precisa engordar o caule. Por isso uma temporada no escorredor e na mamadeira iriam aumentar a grossura do tronco e valorizar ainda mais sua planta.
Se falei bobagem me corrijam.
Aldair J M de Oliveira16/01/2012 17:08
Se eu fosse você acompanharia as dicas de Nick e Arz.
MarcoBonsaiPoa16/01/2012 18:05
Engrossar
Uma temporada no escorredor é pouco pra pitangueira que demora pra engrossar. Não são árvores robustas, seus troncos são relativamente finos em comparação com sua altura. Paciência a palavra chave, conduzida como bonsai sem marcas. Se deixar crescer engrossa, fica marcado, o lenho é duro a cicatrização é lenta. Engrossar é crescer, crescendo vem o corte de reduçao e a consequencia é a cicatriz indesejável. Deixo crescer naturalmente, é demorado mais compensa. Cultivar em vaso pequeno a planta envelhece muito e engrossa devagar, mas os efeitos são satisfatórios. As dicas são boas, já fiz o encurtamento dos galhos, só falta atualizar as fotos, que é o problema, o cara tem que tá sempre correndo, o tempo voa muito rápido e as obrigações aumentam. Eta falta de tempo pra cuidar melhor das criatura e de dinheiro também pra investir em alguns vasos
Lucinei Reis04/02/2012 22:52
Oi Marco, gostei muito do seu exemplar, você poderia dizer qual tipo de adubo você utiliza e com que frequência, qual a idade dela 😂
O Guardião05/02/2012 11:20
Acompanhando
Acompanhando
Adoro pitangas. Tenho quatro no tatal.
Seu trabalho está excelente.
Nada de pressa, é isso aì
MarcoBonsaiPoa05/02/2012 16:20
Lucinei e Guardião, obrigado pelas considerações!
Uso vários tipos de adubo e costumo intercalar o uso, fazendo rodízio de acordo com a espécie.
Por ex: Está pitangueira recebe 4 medidas de colher de sopa bimestralmente da primavera ao outono, entre as aplicações eu uso o biofert 04-14-08 (medida de chá em um litro d'água) 500ml da solução e no final do outono uma medida de sopa de osmocote pelas bordas do vaso(enterrado). No mês que floresce não adubo, nos três meses do inverno tb não, a planta usa o osmocote e quando as frutas crescem um pouco aplico o biofert.
Esqueci de dizer: as quatro medidas de sopa ciltada acima são de torta de mamona, farinha de ossos, cinza de madeira e casca de ovos triturada. Tudo misturado junto e posto pra fermentar antes do uso na proporção da ordem...2 parte de TM, 1p/ FO, 1p CM e 1/4p de CO.
Guardião temos que ter paciência mesmo, principalmente se os recursos forem limitados, ae parece que a paciência aflorece mesmo! abç