Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ajuda com identificação de Pinheiro

Donegá23/07/2010 17:27
Ajuda com identificação de Pinheiro
Olá Amigos,

Ganhei esta muda de pinheiro de uma amiga que a adiquiriu em um viveiro, porém veio sem nenhuma identificação e p/ ela o rapaz do viveiro só disse se tratar de matsu, ou seja, de um pinheiro. Ñ sei se com a foto das velas é possível identificar o mesmo. É um pinheiro de duas algulhas.

Markus Von Kossel23/07/2010 17:34
Pinheiro negro = Kuro Matsu
Donegá23/07/2010 17:39
Valeu Marcus,

Brigadão pela ajuda. Segundo minha amiga, ela pagou a bagatela de R$ 6,00 pela muda. O que acham?
Rakki23/07/2010 20:49
Desculpem a pergunta

Mas qual a diferença de pinheiro negro e pinheiro vermelho?
Donegá23/07/2010 20:56
Olá Rakki,

Essa eu posso responder agora, já que sei que tenho as duas, com a ajuda do amigo Marcus, rsrsrs.

Se reparar na 1ª foto, verá um pequeno pedaço de uma muda de pinheiro vermelho que ganhei na exposição de Bonsai do Jardim Botânico.

O Pinheiro Vermelho, tem as agulhas mais macias e de verde mais claro. Segundo informação de um expositor, qdo mais velho sua casca é mais avermelhada e menos grossa, já dá p/ notar isso com as mudas que possuo. As velas tb são bem diferentes, no pinheiro vermelho elas são mescladas entre o branco e o alaranjado, já no negro as velas são de um cinza opaco. Ambos possuem agulhas em pares, enquanto existem pinheiros de 3 e 5 agulhas por broto. No d+ acho que a forma de cultivo é a mesma.

Espero ter esclarecido.
Allan M26/07/2010 16:07
Olá, Marcio!

Bom, acho difícil identificar assim pela fotos, mas acho que é pinheiro negro.

Dependendo do calibre da planta, foi uma boa pelo preço. E por falar em preço, andando lá pela Liberdade esse fim de semana encontrei dois pinheiros negros brutos (o tronco devia ter a circunferência de uns 12 cm) por uma bagatela de 35 reais. Ia trazer, mas já tinha gastado o dinheiro e o caixa eletrônico não estava funcionado... 😢

Bom, vou ver se outro dia passo lá e trago algum...

Abraços!
Donegá27/07/2010 13:28
Preciso dar uma andada por lá, mas tá faltando grana e tempo.