nenamachado25/07/2010 10:33
IMBURANA OU UMBURANA
Olá pessoal!
Fui ao sítio de uma migo ontem e fiquei encantada com uma árvore lenhosa. Tinha o tronco gigante. Ele me disse que se chama Imburana de cheiro. É muito perfumada e usada como medicamento caseiro. Colhi o maior número de sementes que pude e fotografei.
Será que dá pra fazer bonsai com ela?
Muda por sementes, estaquia ou alporquia?
Aguardo informações.

Vinicius Araújo25/07/2010 14:37
Não sei se dá, mas estou querendo usar ela também.
Veremos se vamos conseguir!?
Mãos a obra!!!
nenamachado25/07/2010 17:49
Valeu! Vamos sim Vinicius.... parece que da bonsai.... acabei de encontrar algumas fotos que parece ser da umburana.... estou com 1/2kg de sementes aqui.

nickyfury28/07/2010 15:13
bonsai
Nenamachado, certamente voce poderá ter lindos bonsai a partir do desenvolvimento das sementes que coletou. Uma dica: após plantar, cubra a boca do vaso plastico com uma tela fina metálica, prendendo bem as extremidades na borda. Com isso, após a germinação, as novas plantinhas irão se desenvolver buscando a luz/calor solar e se chocarão contra a tela. Nisso, seus troncos irão ficar bem retorcidos, favorecendo uma queima na etapa de seu desenvolvimento futuro, vez que vc não irá precisar usar arame para dar movimento ao tronco. 😄
Essa técnica é usada há muitos anos pelos japoneses, para formar troncos de pinheiros, aceres, juniperos, dentre outras plantas. Aprendi com Hidaka sensei e em revistas de bonsai japonesas, que coleciono. E faço em meu viveiro, tambem, por isso pode ter certeza que dará certo. 😄
Só replante em vasos individuais após dois anos da germinação ocorrida. Com isso, as novas mudinhas terão maior resistência para se desenvolverem bem. Ao fazer o transplante, corte fora a raiz pivotante, mantendo apenas as raízes radiculares finas à volta dela. Com isso, vc irá formar desde o inicio um bom nebari para suas plantas. 😄
Veja que, fazendo como indico a voce, terá apenas o trabalho de cultivar as plantas formando a estruturação aerea, definindo então o melhor estilo para cultivar seus futuro bonsai. Terão lindos troncos com movimentos sinuosos e um ótimo nebari radial, dois dos principais pontos a serem considerados num bonsai de qualidade. 😄
Não deixe de mostrar em fotos, aqui no forum, os resultados de seu trabalho. Boa sorte. 😉
nenamachado29/07/2010 00:14
nossa nickyfury que legalll!!!!
vou fazer sim.... só me tira uma duvida no que se refere as sementes: tem que quebrar a dormência delas ou posso plantá-las direto?
e o substrato, pode sera na areia mesmo ou devo usar o substrato que uso em outras plantas ( o que eu uso é 40 / 40 / 20)?
Obrigada pelas dicas...
nickyfury29/07/2010 16:22
bonsai
Nenamachado, enterrar as sementes apenas na areia grossa, sem peneirar, é o suficiente. Não é preciso quebrar dormência para plantar, mas, para ter maiores chances de resultado, aguarde o final do inverno, inicio da primavera, para o plantio. 😄
vadozam29/07/2010 17:38
Conheço tal espécie...e muito bem...já utilizei as sementes numa bela pinga 😂
Aqui em Cuiabá, chamamos ela de "Imburana" ou como "cerejeira" também.
Não precisa de nenhum tratamento para plantar, siga apenas as instruções como o amigo forneceu.
Mas....se for usar numa pinga, corte ela ao meio, ajuda a incorpar mais rapido a bebida (rsrsrs) 😂
Laudir29/07/2010 18:00
- nenamachado: Aqui na região norte ela é conhecida como cerejeira. Madeira de Lei. Protegida pelo IBAMA por estar entrando em processo de extinção. Dá uns móveis lindos e com o cheiro característico dela que toma conta do ambiente.
Ganhei uma muda da EMATER-RO. Está bem acanhada ainda. amanha posto umas fotos dela.
ela é ótima para bonsai principalmente pela estrutura dos galhos... quando adulta ela fica no estilo hokidashi, naturalmente.
nenamachado29/07/2010 19:09
obrigada amigos.... valeu as dicas....
eu só conheia as sementes usadas como medicamentos... não tinha ideia que era uma madeira tão apreciada...
obrigada a todos.... que venha a primavera.... 😛