RODODENDRO
Luciano Pessoa25/07/2010 11:25
RODODENDRO
Olá pessoal. Adquiri esse Rododendro, conhecido como o pai da Azaléia.
Achei que ele tem um tronco com muito potencial, abaixo posto as fotos para os amigos opinarem e sugerirem algo para começar a trabalhá-lo
Abraço
geral

frente

traseira

lateral

lateral

Luciano Pessoa26/07/2010 04:07
Olá pessoal, e aí alguém tem alguma sugestão?
Acho que vou esperar a florada começar, quando terminar acho que faço um transplante e poda. Sugestões são bem-vindas.
Abraço
MarcoBonsaiPoa26/07/2010 09:01
Eu ví muitas possibilidades, optaria por fazer uma alporquia, e logo após a separação, colocaria num escorredor por um ano, treinando o estilo tronco tríplo com substrato de 6 partes de cacos ou pedrisco e 4 partes terra vegetal ou turfa.Depois de um ano colocaria o escorredor em uma bacia(mamadeira), com 8 partes de terra híperbombada e 2 partes de pedrisco e furos na bacia tanto quanto um escorredor, pra ficar bem arejada e não ficar tão úmida.E deixar crescer aí até...engrossar mais o tronco e começar uma copa do zero, projeção:1 ano escorredor; 3 anos mamando direto sem intervenção de poda; próx. ano, poda drástica e crescimento dos brotos por mais um ano na mamadeira;próx. ano poda dos galhos primários e seleção de ramos pra crescer por mais um ano; 7º ano: vaso adequado, e refinamento lento, sem pressa, aí começa um relacionamento de admiração entre as partes envolvidas, projetar dá bem menos trabalho do que fazer, mas o trabalho maior é só o tempo longo de espera por um resultado que se pode conseguir em uma estação somente, só os galhos primários ficam com um aspecto mais fino, aí tem que mostrar o tronco e esconder a ramificação com uma copa bem densa, pra disfarçar os mesmos anos que teria de esperar para o objetivo.Segue um ponto de vista meu, viajante da maionese rsrs
Arzivenko26/07/2010 11:11
Ela está pedindo uma poda radical.. 😈
Laudir26/07/2010 11:20
poda radical [2]
Luciano Pessoa26/07/2010 17:32
Olá amigos. Primeiramente muito obrigado pelas dicas.
Marco, é isso aí, curti a sua viagem heheheh. Só não sei quanto a alporquia, pois sou muito inexperiente. Acho melhor deixar essa parte para quando estiver dominando melhor a arte. Mas o resto vou seguir sua sugestão. Só uma coisa, como eu não vou fazer a alporquia, parto direto para a poda radical antes de passar para o escorredor? Ou passo assim como esta? Em que época faço isso?
Arzivenko acho que é isso mesmo que vai rolar e aí parto para os procedimentos que o Marco falou. Gostei do 😈 hehehe
Laudir, valeu, mais uma vez me aguentando hehe obrigado pela atenção
É isso aí amigos, muito obrigado. Se alguém quiser me dar uma dica em que parte faço os cortes fique a vontade
Abraço
MarcoBonsaiPoa28/07/2010 09:34
Luciano!Se não quiser fazer uma alporquia clássica, tem um jeito simples de se fazer:
Faça um anel com um canivete afiado ou outro instrumento cortante, 360° abaixo dos três troncos, escollha onde quer exatamente que crie a raíz e faça o corte logo abaixo, profundo o bastante que passe a parte macia externa da casca, e outro corte em anel 360° a uma altura mais baixa que duas vezes o diâmetro do tronco, retire a casca entre os anéis e envolva com um vaso(plástico) cortado e costure-o com arame no local, substrato terra vegetal e pedrisco em proporções iguais, espere sem pressa que enraiza, tenho que sair, não vou poder complementar, até...
Luciano Pessoa28/07/2010 11:41
Legal Marco, vou esperar a época certa e acho que vou tentar isso. Mas ainda acho um pouco arriscado para mim hehehe
Abraço e muito obrigado
MarcoBonsaiPoa29/07/2010 09:03
Arriscado não é, vai ser esteticamente estranho apenas, o vaso amarrado à planta.Vai na fé que dá.Até.
SEKI - Elio Luis Secchi29/07/2010 18:05
O alporque nesta planta funciona bem.
Já fiz dezenas com o fim de produzir mudas e o enraizamento foi de 100%. A vantagem é que com alporque você posiciona o nebari onde quiser. Ou se quiser fazer mais mudas...
Abraço
Luciano Pessoa30/07/2010 17:43
Valeu Élio
Muito obrigado
Abraço
Luciano Pessoa14/09/2010 22:32
Olá pessoal, Bozó resolvi não fazer o alporque e fiz a poda drástica. Mas vou seguir a sequência que voce sugeriu. Muito obrigado.
Abraços. Na foto não dá pra ver mas para trás tem mais um galho também

Mauricio Lutz15/09/2010 15:36
Olá Luciano, a meu ver sua planta já tem uma estrutura de tronco boa, falta a ela conicidade e para resolver este problema eu ficaria com a opção do Bozó, alporque bem próximo ao chão depois plantaria ela em cima de uma madeira para que as raízes fossem horizontais e começaria o projeto pelo nebari, sem pressa. Minha humilde opinião.
Abraço 😄
Pethrus Barros15/09/2010 17:45
Esta planta é um de uma flor que começa branca e termina lilás ?
Luciano Pessoa15/09/2010 19:23
Lutz, será que ainda dá para fazer o alporque? Ou é melhor esperar que ela se recupere? E aí Bozo será que dá certo?
Pethrus pode ser que tenha alguma variedade dela assim mas a minha desde o início da floração foi de um lilás bem forte.
Abraços e obrigado
Mauricio Lutz16/09/2010 08:15
Olá Luciano, o alporque não agride mt a planta uma vez que vc só vai direcionar o nascimento de novas raízes no local desejado.
Abraço 😄
Luciano Pessoa16/09/2010 13:02
Legal Lutz, muito obrigado, só vou esperar um pouco mais para ela dar algum sinal de vida hehe
Mais uma vez obrigado
Abraço
Luciano Pessoa16/09/2010 16:48
Pethrus, aí vai uma foto das flores do rododendro, elas começaram e acabaram com a mesma cor.

Pethrus Barros16/09/2010 17:01
Luciano, eu fui hoje na sementeira e descobri que a de lá é Manacá de cheiro, valeu pela foto
SEKI - Elio Luis Secchi17/09/2010 17:16
Luciano, alporque agora só depois que ela estiver com uma brotação bem vigorosa...
Luciano Pessoa17/09/2010 19:08
Certeza Élio, vou esperar que brote bastante e cresca bem para depois optar pelo alporque ou não
Muito obrigado
Abraço
Luciano Pessoa01/11/2010 14:31
Atualizando agora com um boaa brotação

HudsonArpini01/11/2010 14:39
me desculpe a pergunta,mas nesta foto ja foi feito o alporque ?
Luciano Pessoa01/11/2010 14:57
Não Hudson, como não fiz no início, estou esperando para que ela se recupere bem.
HudsonArpini01/11/2010 15:04
nossa,desculpe ai a intromissão,mas eu acho q ela ta muito baixa pra alporquia,imagina vc ter duas plantas com a metade dessa altura ? vai ficar um toquinho,eu so arrisco alporquia nas minhas quando vo te q podar pq ta muito alta e nao quero perder a partede cima,mas a sua ta baixinha
bom,ai fica a criterio de cada um,,,