JLT - DURANTA (PUNHÃO)
Laudir26/07/2010 09:41
JLT - DURANTA (PUNHÃO)
Carinhosamente chamei ela de PUNHÃO pq parece um punho fechado.
Coletei ontem ao final da tarde.
mede 25 cm de altura
20 de espessura em sua base
o nebari não é dos melhores mas eu gostei do movimento do tronco.
Semana que vem eu coleto a esposa dele kkk
Ai... vai cansar... o substrato é cascalho puro...
Vou deixar esta enxada de lado senao eu vou ficar com as maos "inxadas"
Olha a dupla dinamica!
Opa! Assim ta bem melhor!
Deste lado tem uma pedra de cascalho... SAI!
Prontoooo!
Vamos empacotar?
Que pacotão!
Tive que fretar esta charretinha pra transportar... olha a auxiliar de motorista!
A motorista. Sem ela eu perco a minha base familiar! Ela dirige minha vida!
Dentro do vaso!
Dis´Costas!
Às´Direita!
Frente!
Às´Squerda!
Detalhe das folhas (um dia depois da coleta)

Nikkei 10026/07/2010 09:48
Beleza Laudir. Parece ter bastante madeira morta para trabalhar? Deve se recuperar bem, veio com bastante raízes. Vai ficar bacana
Laudir26/07/2010 09:50
- Nikei 100: Pena q ainda nao tenho a mini retífica. acho q pro fim do ano já poderei ter a minha (tão sonhada) dremel.
Renato Rodrigues Roehrs26/07/2010 10:02
Ótimo material Laudir!
Postando para acompanhar.
Vai dar um belço exemplar. Tronco de calibre.
E o Nebari, tem concerto com retífica.
Abração.
SEKI - Elio Luis Secchi26/07/2010 10:08
Laudir, é um belo toco para tabalhar madeira madeira morta. Já pode selecionar desde logo o que será a continuidade do tronco e dar um movimento no galho porque a duranta depois que o galho lignificou é quebradiço demais para dar movimento. Uma pena que o amigo ainda não tem a retífica, de qualquer modo será bom deixar ela se recuperar um pouco e até lá já poderá ter adquirido. Falando nisso um conselho: não compre Dremel mas sim Makita. Nada contra ou à favor de marcas, nem sou representante de nenhuma delas, apenas uma questão de potência. No início vais ficar satisfeito com a Dremel, mas logo em seguida, pegando troncos mais robustos, vais ver que falta muita potência e o trabalho não anda... E se você tentar tirar da Dremel mais do que ele tem capacidade, vai acabar queimando a máquina.
Agora se você quiser apenas serviços leves, então a Dremel é ótima e até mais indicada pois permite acabamentos mais delicados. Felizmente vi este mesmo conselho aqui no fórum há uns 3 anos e fiz a escolha certa...
abraço
Laudir26/07/2010 10:15
- Renato Rodrigues Roehrs: Tronco de Calibre? Vc nao viu a outra que ainda vou coletar.
- Elio Luis Secchi: Boa! Ainda bem que vc me alertou quanto à potencia. Tenho um amigo que vende estes produtos e já ia me empurrando uma dremel. Vou falar pra ele pedir uma makita pra mim! Em Dezembro eu pego ela!
Arzivenko26/07/2010 10:36
O marido inventa moda e a esposa paga o pato, é sempre assim...
Bela duranta, ela aguenta de tudo, em breve vai estar tapada de folhas.
Só uma dúvida? se fosse um punho pequeno, como chamaria a planta?
Laudir26/07/2010 10:39
- Arzivenko: Chamaria de "MINI-PUNHO"
Becker26/07/2010 13:33
😄 Bela produção Laudir rsrsrr ! exelente material,nas tuas mãos vai ficar show ,vou acompanhar a postagem e a evolução...... 😉
erikprates26/07/2010 15:17
é isso ai laudir
logo logo quero coletar alguma muda aq tb
abraços
t+
Laudir26/07/2010 15:48
- Becker: Então amigo, essa "produção" eu copiei a idéia do Arzivenko qdo ele coletou uma pitangueira ano passado. Tão logo eu consiga a minha micro-retífica, vou fazer um grande "estrago" na madeira morta.
- erikprates: Aqui eu sou bem cara-de-pau. Vejo a planta, se gosto, peço!
hraphi26/07/2010 19:24
Huahuahauhauh, esse Laudir é uma figuraça mesmo, gostei do carro que fretou pra levar a Duranta, agora a motorista parece que não está gostando muito dessa aventura não, dá pra notar no rosto dela, ou pode ser que seja o sol tb, vc que deve saber hein Laudir...
A duranta vai ficar linda depois de trabalhada, pois o tronco já tem calibre, e madeira morta pra usar a criatividade, a copa com a técnica do deixa crescer livre, engrossa e poda curto, feito isso umas 4 vezes, e desfolhando ficará magnífica.
Anderson Almeida26/07/2010 19:40
Laudir
Bela duranta, vou ficar aguardando a evolução dela.
Caso vç precise de uma retifica, eu empresto a minha,
só que é meio longinho de casa, mas creio que a sua vem logo,
vou orar por vç.
Abração meu amigo
Laudir26/07/2010 19:44
- hraphi: nada... minha esposa aproveitou para "por a conversa em dia" com a proprietária da casa. Ela é nossa irmã da igreja.
- Anderson Almeida: Rapaz... sua oração tem poder viu.... vou comprar pelo Mercado Livre. Mas só em Dezembro.
Elio26/07/2010 20:04
Laudir, meu irmão, haja trabalho!
Mas, é muito gostoso de trabalhar com a Duranta. Aceita trabalhos agressivos, rebrota bem.
Para o verão acho que já terei algumas merecedoras de serem expostas no fórum.
Abração e parabéns!
Ricardo Paiva26/07/2010 20:17
Beleza de material Laudir.
Não esqueça de já ir direcionando os galhos quando ainda verdes porque depois, se forçar, quebram na hora!
Quero acompanhar de perto este trabalho.
Laudir26/07/2010 20:53
- Elio: Haja trabalho mesmo. Agora minha parceira vai ter de aceitar comprar a micro-retifica. kkkk
- Ricardo Paiva: Rapaz nisto vc tem total razão... Ela simplesmente quebra... nao chega nem a 0,50cm e já se torna quebradiça.
Laudir30/07/2010 09:23
Elio Luis Secchi escreveu:
Laudir ... Falando nisso um conselho: não compre Dremel mas sim Makita... apenas uma questão de potência.
Amigo, andei pesquisando e como é dificil encontrar "retificadeira" da makita (é assim q a makita chama este produto).
Encontrei uma micro-retifica da FORT com 25.000 rpm.
O preço é atrativo (mercadolivre) : 200,00 com frete incluso
Você ou alguem conhece esta marca?
Estou correndo atrás de outras opções por questões financeiras kkk
ahhh achei este kit aqui... parece bom e barato:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-149049385-kit-acessorios-p-micro-mini-retifica-250-pecas--_JMSergio Batalini30/07/2010 13:34
Ola Laudir ... 😄
Ano passado comprei minha primeira retifica .. uma dremmel com um kit de fresas e lixas e 1001 peçinhas . 😲
A retifica não aguentou 30 dias , é muito pequena e propria para trabalhos delicados de gravuras e artesanato .. Fundiu justamente no tronco de uma duranta 😈
Das 1001 peçinhas que vieram na maleta usei apenas uma fresa , o resto não serve para madeira, nem prá muita coisa ..
Precisamos de uma ferramenta mais profissional , mais potente e resistente , outra coisa , na net fica dificil "ver" o produto pessoalmente e se houverem problemas tudo se complica { nem fui atraz da garantia da minha dremmel ...}
Se der uma olhada nos meus topicos verá a nova retifica que estou usando , esta sim ... é uma ferramente que aguenta o tranco .... ou melhor .. o tronco ... ahahah ... 😄
meu topico : DURANTA tronco alto
Laudir30/07/2010 15:31
Dei uma desfolhada para nao desidratar tanto a planta. Quero aproveitar bem estes galhos:
Ao fundo, minha sobrinha ensinando minha filha como uma planta deve ficar na bacia: ESTÁTUA!!!!
Sei que posso ser repreendido pelos mais experientes, mas senti que a planta poderia sofrer menos desidratação se tiver menos folhas.
Qualquer coisa podem me xingar kkkk
Laudir30/07/2010 16:42
Projeção tosca:

Elio30/07/2010 17:13
Laudir, vc fez a coisa correta. Como muitas raízes foram sacrificadas, a folhagem também deve ser diminuida.
Quanto á retífica, eu tenho a Dremmel 300 e estou satisfeito. Detalhe, para serviços grandes ela não serve mesmo. Ela não aguenta forçar o torque. Como eu tenho 99% de plantas médias e pequenas, para mim atende.
A Fort eu não conheço. Achei 25.000 RPM, pouca rotação.
A Makita é para trabalhos grande. Para trabalhos pequenos ela é meio desajeitada.
Um abraço
Laudir30/07/2010 18:08
Guilherme Luz30/07/2010 19:11
Laudir, belíssimo material!
continue postando estou louco pra ver o desenvolvimento dessa duranta!
Boa sorte!
Laudir05/08/2010 09:01
Outra projeção com lápis: