Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

AJUDA para plantar semente de PLATANO - bandeira do canadá

LeandroMG28/07/2010 20:03
AJUDA para plantar semente de PLATANO - bandeira do canadá
Moçada, meus pais estiveram na europa e trouxeram algumas sementes de platano lá da itália, é claro, mto bem escondidas, visto que isso é ilegal. Mas pai é pai né, e ele sabia q esse era o melhor presente para me dar... rsrsrs

portanto eu gostaria da ajuda de vocês para me ajudarem nesse plantio. Alguém faz alguma idéia de como eu posso plantar elas???

Grato,
Leandro.

ps.: Platano é aquela árvore que é muito comum no Canadá, inclusive na bandeira do canada está estampada uma folha do platano.
Guilherme Cahú28/07/2010 20:38
Olá Leandro, o Plátano é uma planta do gênero Platanus, mas de acordo com o que pesquisei, a folha contida na bandeira do Canadá é o Bordo Vermelho, que pertence ao gênero Acer.

Se for o mesmo o Bordo que você tem aí, é possível encontrar informações sobre sua germinação no Seed Germination Database (http://www.backyardgardener.com/tm.html), pesquisando pelo gênero científico, que como dito, é o Acer, mas se for o Plátano não é possível encontrar algo lá, não há informação sobre ele na database...

Espero ter ajudado ^_^
LeandroMG28/07/2010 20:40
...
Vlw guilherme
Guilherme Cahú28/07/2010 20:42
Olha, de acordo com a Wikipédia, os Plátanos "possuem folhas lobadas semelhantes às do bordo, que ficam avermelhadas no outono antes de caírem no inverno, mas diferenciam-se dos bordos pelas flores reunidas em inflorescências globosas em contraste com os amentos presentes nos bôrdos, e também pela ausência de resina nos plátanos, entre outras diferenças estruturais menores."

Acho que você pode ter se confundido, ou não. Só você verificando e analisando o caso para dizer melhor que nós sobre isso.

Muitas vezes, crê-se que a folha do plátano é a que está simbolizada na bandeira canadense, no entanto, a folha ilustrada é a de bordo vermelho; a confusão ocorre devido a semelhança física entre elas. As duas árvores pertencem a gêneros diferentes: plátano (Platanus) e bordo (Acer).
LeandroMG29/07/2010 07:45
Entendi. Pode ser que você tenha razão, porque meu pai pegou as folhas na itália, não no canadá, então talvez seja platano e não bordo.
Vlw
Guilherme Cahú29/07/2010 15:32
De nada ^_^

Acredito que haja grande chance de ser Plátano mas, mesmo assim, pergunte mais a ele sobre a planta, talvez assim você consiga identificá-la melhor.

Pesquise também por imagens das sementes das duas plantas e tente compará-las com as que você tem aí. Talvez fotos dele lá, junto com a árvore, possam ajudar também mas assim já acho meio complicado... ^^"

Bom, boa sorte com suas sementes, Leandro!
Talvez um professor de biologia ou alguém ligado ao assunto possa ajudar você também. ;D
CARLOVICH08/08/2010 11:26
Pessoal, esta para mim é novidade.... não sabia que existia eliminação de dormência através de "extratificação resfriada"....!!!

Muito bom ter falado sobre isto.... pensando bem, queria ver como as sementes ficariam loucas procurando as águas mornas e termais.... de vulcões....rsrs... imaginem as fileiras de migrações de sementes...rsrs...brincadeiras.... sei que é apenas necessário a permeabilidade (Capilar) de humidade na semente... mas vale a referência...

abrçs...
LeandroMG09/08/2010 08:13
caramba, to com mto medo....
peguei metada das sementes e deixei elas na agua de um dia para o outro para ver qual afundava. NENHUMA afundou... será que nenhuma vai brotar???
😢 😢 🙁