hraphi28/07/2010 22:36
Mini romã- técnica para engrossar tronco
Devido as difilculdades já debatidas aqui no fórum quanto a engrossar o tronco da mini romã, resolvi fazer uma experiência usando a mini romã da foto abaixo, e algumas mudinhas obtidas por semente da mesma planta, foram aramadas ao tronco, e a esperança é que quando engrossarem, possam fundir-se com a planta mãe, como acontece com o ficus e outras árvores.
Alguém já tentou isso com a romã? será que funciona?
Vamos ver...
Uploaded with
ImageShack.us
Aqui plantado em uma bacia grande, dando espaço para desenvolver e tentar fundir o caule..
Uploaded with
ImageShack.us
O espaço vazio no tronco sumiu, e já deu uma boa diferença na estética...
Agora é esperar e torcer pra fundir.
Uploaded with
ImageShack.usedson060528/07/2010 22:47
hraphi,
eu não sei dizer se esta técnica funciona com as romãs pois há algum tempo desisti de trabalhar com esta espécie; mas eu usaria uma borracha (câmara de ar de bicicleta e afins) para manter os pequenos troncos unidos.
Abraço.
Edson.
Alcides Junior29/07/2010 08:32
Talvez você até obtenha sucesso com esta técnica, mas deveria retirar a casca da planta principal e das quais serão acopladas e passar borracha.
hraphi29/07/2010 11:42
Edson, Junior, obrigado pelas dicas, vou efetuar as correções, mas por enquanto vou deixar quieta um tempo, para não ficar estressando demasiadamente as plantas, tendo em vista que lavei e podei raízes para acoplar certinho.Abraços.
SEKI - Elio Luis Secchi29/07/2010 17:54
Se você replantou a romã maior, retire imediatamente este fruto, se não ele vai acabar matando a planta...
abraço
hraphi29/07/2010 18:31
Acabei de retirar, deu uma pena, pq era o atrativo da planta, mas realmente era preciso, ela já estava muito enfraquecida, durante a frutificação deve ter gastado muita energia, pq as folhas ficaram feinhas, pensei que era por causa do frio , mas as outras novinhas que não gastaram energia com frutificação, mantiveram as folhas verdinhas, valeu pela dica abraço...
Anderson Murilo08/02/2011 02:10
e ai hraphi, deu certo a tentativa ???
posta as fotos da planta pra gente dar uma olhada!!
Pedro Catarin08/02/2011 14:59
Cara... e se eu pegar uma MINI ROMÃ e aramar brotos de uma ROMÃ... ?
Será que terei uma romã que dá micro frutos o ano todo e que não cresce até 3 metros de altura ❓ ❓ ❓ ❓
Abraços!
nickyfury09/02/2011 10:15
bonsai
Hraphi, lamento informar ao nobre colega que a romanzeira não irá fundir os troncos como pretende. Infelizmente, essa técnica não funciona com essa espécie. 🙁 🙁 🙁
A melhor maneira de engrossar o tronco dessa variedade de romanzeira é plantar no chão e esquecer pelos próximos 20 anos. O solo deve ser arenoso com material drenante tipo caco de telha e pedrisco. Pode-se forrar o fundo da cova com algum tipo de esterco animal, bem curtido, cobrir com uma porção de areia e depositar as raízes, cobrindo tudo com o restante da terra retirada ao fazer o buraco. 😲
Fora essa técnica de plantio, que irá requerer irrigação a cada 10 dias, pelos primeiros seis meses, não há nada de novo no horizonte que possibilite engrossar o tronco mais rapidamente. 🙄 🙄
Pedro, sua sugestão é interessante e exequível. Se voce pegar uma planta adulta, com um tronco bem robusto, poderá enxertar partes de uma mini romanzeira que esteja produzindo bem, para obter frutos menores na arvore. Técnicas de enxertia funcionam bem nessa espécie, e recomendo um estudo na matéria sobre enxertia, publicada pelo bonsaista/forista Geraldo Inocêncio no site do Atelier do Bonsai. 😄
Pedro Catarin09/02/2011 12:47
Que show! Um dia irei tentar fazer isso então! 😄
Abraços!
hraphi09/03/2011 10:50
Laudir09/03/2011 11:01
só me preocupo com o fato do arame estar enterrando nos caules...
seria interessante envolve-los em uma camara de ar (bicicleta) para então amarra-los
hraphi09/03/2011 11:05
Laudir escreveu:
só me preocupo com o fato do arame estar enterrando nos caules...
seria interessante envolve-los em uma camara de ar (bicicleta) para então amarra-los
Verdade Laudir, poderia ter sido mais cuidadoso, mas com o tempo aquelas marcas vão sumindo, esse arame de cima é o último que pretendo utilizar, tendo em vista que os caules começaram a ficar colados, abraço.