Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Tanuki em Caliandra

Márcio Friedrich Ribeiro29/07/2010 10:36
Tanuki em Caliandra
Ontem estava olhando uma das minhas Caliandras que após perder uns galhos principais perdeu totalmente a forma que eu imaginava, então pensei em outras alternativas para trabalhar com a planta.

Pensei em podar rente ao nebari e começar tudo denovo, então achei um pedaço de madeira morta que tinha dos meus antigos aquários e pensei em fazer um Tanuki!

Aqui começa a minha dúvida alguém já usou essa técnica para nessa espécie?
Elio29/07/2010 16:24
Márcio, tanuki vc pode fazer com qualquer espécie.
Muito importante é conseguir naturalidade no trabalho.
Uma condição extremamente necessária é que o tronco morto seja similar ao da Calliandra.
Ex.: Nunca se conseguiria um bom trabalho usando um tronco morto de Ficus para fazer um Tanuki de Pinheiro Negro.

Poste uma foto da tua planta para o pessoal analisar e sugerir.

Abraço
Alexandre S. Coelho29/07/2010 22:07
Oi Márcio

falou e disse o amigo Elio... NATURALIDADE é o segredo para um tanuki!

Tenho este tanuki, semicascata, com uma Calliandra surinamensis que pode ajudar nesta tua empreitada:
Elio29/07/2010 22:17
Alexandre, beleza de tanuki. É isso aí, naturalidade!
Isso já dá uma idéia pro Márcio.
Para colaborar, coloco meu tanuki de Cambui. Longe de estar da qualidade do teu, Alexandre.

Abraço

Ricardo Paiva30/07/2010 10:41
Pessoal, também já fiz um mas o tronco, mesmo com calda, veio a apodrecer. Aproveito para perguntar como vocês fazem pra conservar a madeira morta visto que sempre tem um ponto de contato com o substrato?
Gleidson Magno30/07/2010 12:37
oque eu fiz para evitar o apodrecimento da madeira foi no ponto onde ela fica em contado com o solo eu passei massa plástica destas de reformar carro, funcionou bem podem um tempo depois perdi a planta, pedi para meu cunhado molhar e ele esqueceu, já diz o "velho deitado" se cunhado fosse bom não começava com C U 😈 😂

abraço
Gleidson Magno30/07/2010 13:28
oque eu fiz para evitar o apodrecimento da madeira foi no ponto onde ela fica em contado com o solo eu passei massa plástica destas de reformar carro, funcionou bem podem um tempo depois perdi a planta, pedi para meu cunhado molhar e ele esqueceu, já diz o "velho deitado" se cunhado fosse bom não começava com C U 😈 😂

abraço
Elio30/07/2010 17:15
Ricardo Paiva escreveu:
Pessoal, também já fiz um mas o tronco, mesmo com calda, veio a apodrecer. Aproveito para perguntar como vocês fazem pra conservar a madeira morta visto que sempre tem um ponto de contato com o substrato?

Ricardo, eu tratei com Sulfocálcica. Porém, só no próximo transplante (mês que vem) é que irei ver se realmente protegeu.

abraço
Arzivenko31/07/2010 08:19
O amigo Élio também é adepto dos saquinhos! 😄

Invadindo um pouco o tópico, mas me conta, como você avalia a utilização deste sistema Élio?
Elio31/07/2010 17:43
Olá Arzi!

Há 4 anos faço os saquinhos com osmocote.
Sempre fiz com meias de mulher. Em 2008 fiz com um tecido (veja saquinho da esquerda) e não gostei.
Ano passado voltei aos saquinhos de meia.
Eu acho a melhor forma de aplicar o omocote.
Tiro, troco, mudo de posição, aumento a quantidade de saquinhos no vaso, diminuo...........é super prático.
Uso o Osmocote 15.9.12 c/micronutrientes - liberação 8/9 meses.

É isso aí, Arzivenko.

abração
Márcio Friedrich Ribeiro01/08/2010 10:05
Bom pessoal demorei um pouco pra tirar as fotos mas agora já estão na mão!

A princípio a planta tinha dois troncos e galhos mais baixos, os quais vieram a morrer, quando descasquei a madeira do outro tronco encontrei uma larva, que estava trabalhando escondida a um bom tempo.

A vista inicial da planta

Agora a posição da planta como pretendo trabalha-la. Inclinada para que a copa fique inclinada para a frente.

O detalhe do tronco que pretendo utilizar, é claro que vou ter que trabalhar um pouco com a retífica, de modo que fique mais bem adaptado a árvore, assim como as raízes.
Frente

Verso

Por fim a planta com o tronco para ter uma idéia de como vai ficar.

Espero as dicas e orientações dos amigos!
nickyfury03/08/2010 12:16
bonsai
Márcio, como bem salientaram os colegas foristas Elio e Alexandre, a escolha da madeira a ser usada no tanuki faz uma enorme diferença, vez que, se for de cor e textura diferente da planta a ser trabalhada, o resultado nunca irá ficar bom. 😲

Com isto, ouso dizer que o resultado que vc obteve não ficou adequado à planta. O tronco, grosso em demasia, ainda que possua uma boa base com conicidade acima, não tem a mesma textura da madeira morta de uma caliandra (que aliás não é resistente ao tempo nem às adversidades do cultivo e trato diários). 😲

O nobre colega poderia usar, com maior sucesso, a madeira morta de um buxinho, por exemplo, ou de um resedá. Elas apresentam uma textura mais de acordo com a madeira da caliandra. 😄

Entretanto, no meu entendimento de estudande e aprendiz de bonsai, eu preferiria, se a planta fosse minha, cultivar e formar uma estruturação mais interessante, desenvolvendo com essa planta um bonsai estilo Literati. Os galhos e tronco finos, principalmente o tronco com um bom movimento em toda sua extensão, conduzem a isso quase sem nenhum esforço por parte do cultivador. 😄

Adotando a frente e posição mostrada na terceira foto, inclusive, bastaria apenas uma redução no comprimento dos galhos, aramação em todos e recondução, reposicionando para dar maior estabilidade visual para a planta. Com isso ela iria ficar mais elegante e apresentável, dentro de um estilo clássico porém sempre atual, um atrativo e tanto para qualquer coleção de bonsai que se preze. 😄

Se o nobre colega se dispuser a tanto, eis um excelente link que mostra várias possibilidades de formação estrutural no estilo bunjin ou literati, como é mais conhecido:

http://photo.blog.sina.com.cn/category/u/1266933041/s/120872/page4

Apesar da pagina estar em Chinês, é fácil pesquisar a galeira, bastando clicar sobre o numero que indica a pagina no canto inferior direito da tela. Analise as plantas mostradas ali e verá que algumas servirão perfeitamente de modelo para um trabalho com a sua planta. 😄
Márcio Friedrich Ribeiro03/08/2010 13:33
Eu havia pensado em alguma coisa no estilo literati mas acabei descartando depois que achei vários pedaços de madeira morta que tinha esquecido que possuia.

Essa madeira e as outras que possuo são todas de raízes de um Eucalípto que encontrei tombado na minha chácara a vários anos,; o que me incomoda nessa não é a dureza mas sim a textura da superfície que como você mesmo falou não iria se adequar a espécie em vista.

Vou fazer um estudo e ver como fica para um literati então; tenho que esperar a primavera mesmo para poder trabalhar com essa planta.