Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Jabuticabeira {Yamadori}

Anderson Almeida01/08/2010 23:13
Jabuticabeira {Yamadori}
Olá pessoal

Mais um yamadori realizado nessa jabuticabeira,
quero compartilhar com vçs passo a passo a retirada.

Dessa vez levei meu companheiro de yamadoris,
até me deu uma ajudinha.

Cara estava cheio de pedra como sempre
mais eu passo por cima

Oh! ele ai o Osvaldo

Olha o que sobrou de tudo aquilo
MarcoBonsaiPoa02/08/2010 08:53
um real!!!!!!!!! eu compro!rs...

vai ficar legal hein! só "aguar"...dar agora
Laudir02/08/2010 09:15
yamadori de peso hein... ainda nao tive a oportunidade de fazer yamadori numa jabuticabeira.... vo ver se consigo uma... aqui é muita duranta kkk
Becker02/08/2010 10:50
😄 É um belo material Anderson,mas me diga qual a chance de um material desse porte brotar (vingar) ,estou tentando fazer um de cambuí mais ou menos desse porte.... 😉
Laudir02/08/2010 11:06
do lado direito de seu parceiro, é um hibisco?
a cerca vai passar por cima dele tb?
vai coletar ele tb?
dará um ótimo material tb!

Alexandre S. Coelho02/08/2010 13:35
Ôpa

Mais um belo material para acompanhar... 😲 😲 ❗ 😂
Alcides Junior02/08/2010 17:03
Caramba, quando vier os galhos e folhas vai ficar lindo.
Anderson Almeida03/08/2010 21:15
Agradeço a todos

Marco
por uns par de reais até que seria bom mesmo rsrsrs... 😂

Laudir
peso eu que o diga pra tirar do buraco foi duro em.

Becker
é um material que gostei muito,
ele brota logo, por já está muito calor e acho que a primavera
chegou mais cedo por aqui.

Laudir
desse hibisco tem mais uns dez pra tirar, mas eu não quero não,
meu espaço está ficando apertado e são todos grandes.

Alexandre
vamos nessa vou postar cada passo.

Junior
com certeza vai ficar lindo mesmo.
hraphi03/08/2010 23:05
Cansei só de ver esse yamadori, me lembrou um de amora que fiz mais ou menos nesse porte, mas adorei a jabu vai ficar linda.Abraço.
Tiago R05/08/2010 15:53
Amigo, poderia dar mais detalhes do Yamadori?

Pretendo fazer 3 amanhã, aqui em MG. Nesse porte ai.

Tirou o torrão todo? Dê mais detalhes por favor. Sou iniciante.

Abraços.
hraphi05/08/2010 16:28
Tiago, no Yamadori tente retirar a maior parte de raízes capilares possíveis, aquelas fininhas, as raízes grossas tem como principal função a sustentação, quem vai alimentar a planta são as raízes finas, com elas é que vc deve se preocupar, elas são a boca da planta, retirar uma boa parte do torrão intacta é importante pq além de conservar bastante capilares, o solo em que a planta está possue micorrizas ( é uma associação mutualística do tipo simbiótico, existente entre certos fungos e raízes), vão auxiliar as raízes da planta na função de absorção de água e sais minerais do solo, já que aumentam a superficie de absorção ou rizosfera. Deste modo as plantas podem absorver mais água e adaptar-se a climas mais secos. Como "pagamento" dos seus serviços, recebem da planta os fotoassimilados (carboidratos), que necessitam para a sua sobrevivência e que não conseguem sintetizar, pois não possuem clorofila.

Depois de realizar as coletas, os cuidados de praxe são, plantar em substrato drenante, areia grossa , pedriscos de rio, etc, não adubar, colocar na sombra, depois de um tempo meia sombra, e vai colocando aos poucos a pleno sol, para evitar desidratação do tronco, regar com tiamina, vitamina b1, para enraízar mais rápido.

Espero ter ajudado, abraços...
Tiago R05/08/2010 18:57
Realizei um dos yamadoris hoje mesmo. Ver a fotografia do Anderson me instigou. 🙂

Deixei um torrão de 20cm de altura e então bati a picareta na pivotante para corta-la e retirar o torrão. Plantei numa bacia. Coloquei um pouco de terra do canteiro e depois completei com pedriscos de rio. Usei uma mangueira pra regar (com pouca pressão) e com um pausinho fui cutucando o substrato e usando da água para guiar o substrato para os lugares vagos.

A bacia foi a conta de encaixar. Mas há espaço para crescimento de raízes.

Pinguei vela nos dois cortes que fiz no tronco. E reguei com superthrive.

O tronco é um pouquinho mais grosso que uma latinha de cerveja, e tem a altura de duas latinhas de cerveja. Depois de 1 latinha e meia ele faz uma bifurcação bonita. Pensei também em cortar mais baixo, com 1 latinha de altura... Não sei se devo ou deveria.

Se vingar criarei um tópico ilustrado para ela.

Perdoe-me por usar o seu tópico Anderson.
Renato Rodrigues Roehrs10/08/2010 14:18
Anderson, mais um belo material.

O nebari está muito legal!

Acompanhando...

Abraço.
Tiago R03/12/2010 20:23
Como está a belezura?
nickyfury04/12/2010 11:26
bonsai
Por experiencia, aconselho aguardar pelo menos um ano, antes de proceder a qualquer alteração na planta. Durante esse período, exposição diária e intensa ao sol, chuva e calor. Adubação iniciada tres meses após a retirada da planta, repetindo a cada 45 dias, inclusive no inverno. Rega diária, sempre ao final do dia.

Não se deve lavar o torrão inicial, mas pode-se eliminar quase todo, mantendo apenas o que ficar agarrado junto ao tronco na base e nas raizes. Complemente com caco ceramico misturado com o substrato BIOPLANT (contem, dentre outras coisas: casca de pinus e de coco queimadas e vermiculita). Esse composto é usado por horticultores para a germinação de sementes e é ótimo auxiliar na recuperação de materia proveniente de yamadori. Uso há muitos anos, com ótimos resultados. 😄