Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Yamadory na mira (Que espécie? RESEDÁ)

12
João Paulo Batista Lyrio02/08/2010 17:08
Yamadory na mira (Que espécie? RESEDÁ)
Pessoal, tem um yamadori na mira,
estou com intenção em resgatar essa vítima, mas, ele parece que está bem agarrado ao chão, acredito que vai ser dureza, estou querendo diminuir mais a altura dos galhos, gostaria de dicas de como posso diminuí-los agora, para melhor trabalhá-la quando iamadorizada.

Só não sei identificar qual espécie ela é, e, se ao retirar diminuindo um pouco a raiz pivotante, que acredito que irei ter de diminuir vai comprometer essa espécie.

Aguardo solicitações e sugestões.
SEKI - Elio Luis Secchi02/08/2010 17:44
João as fotos não estão muito nítidas, mas parece ser um resedá (extremosa). Plantada largamente nas calçadas, produz flores que vão do branco ao lilás, em vários tons de rosa...
Se for esta planta ela aguenta bem uma poda drástica e também o yamadori. Pode, inclusive ser feito simultaneamente. Sem problemas também quanto ao corte da raiz pivotante, desde que fiquem algumas raizes capilares. Como já estão brotando a retirada deve ser feita meio em seguida...
abraço
nickyfury03/08/2010 12:03
bonsai
Com toda certeza se trata mesmo de um resedá, e o nome oficial dessa espécie é langestroemia indica. No Japão é denominada SARUSUBERE. Vide postagem anterior aqui do forum, mostrando plantas com lindas floradas:

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=13406&start=0&sid=354c805ec77c899c30391fd8f67c5f4f

A melhor época para retirar do solo, com grandes chances de recuperação, é na primavera, que não tarda a despontar por aqui e aí. É ter paciência, então, e aguardar, para não perder a planta. 😄
João Paulo Batista Lyrio03/08/2010 17:23
Pessoal, muito obrigado pelas informações e, por favor me ajudem na recolha.
Sabem mais ou menos, qual a profundidade que devo realizar a escavação em volta com a finalidade de obter o máximo de raízes para deixá-la bem acomodada ?

Por favor, me ajudem.... hehehhh...

Abração e conto com vcs nessa empreitada.
"Arzivenko" cadê você !? rs
João Paulo Batista Lyrio23/08/2010 10:22
E algum tempo depois da poda, algumas brotações.

Abraço
Marcio Vargas23/08/2010 11:26
Outro otimo exemplar...

Queria eu ter por perto uma planta destas disponivel para a retirada... Por aqui só encontrei no paisagismo urbano, por isso optei pelas estacas que você comentou no meu topico....

Esperamos fotos da empreitada, tem tudo para formar um belo Bonsai, e com certeza terás muitas ideias e projeções aqui da turma...

Abs!!!
João Paulo Batista Lyrio04/09/2010 11:15
E...
Depois da poda, uma queda dágua braba, ele está emitindo suas brotações, muitas estão nascendo juntas, mas estou todo dia vigiando, e as que está com muitos brotos juntos, deixo apenas uma brotação.

Mês que vem quando as brotações estiverem bem intença irei executar o yamadori.

O que acham ?

Grande abraço e aguardo sugestões.
MarcoBonsaiPoa04/09/2010 11:49
Eae td bem!
Diâmetro e altura da raíz da planta na coleta: costumo usar esse padrão que vem dando certo pra mim e é bem prático de aplicar a todos os tamanhos de planta- Diâmetro da raíz da planta de 3 à 6x diâmetro da base, quanto maior o diâmetro da base, menos x o diâmetro da raíz, a altura da raíz de 1/3 à 2/3 o diâmetro da raíz, sempre corrigindo a altura da planta para equilibrar-se com a proporção das raízes.

Ex: planta com x metros de altura/ 6 cm diâmetro= 6x6=36cm à partir da planta no centro, teremos 15cm de largura de raíz de forma radial em torno do eixo central(base do tronco). Se medir a largura da raíz de ponta a ponta, de qualquer lado, + o diâmetro da base, teremos os 36cm.A altura da raíz se tomarmos como medida 1/3 da largura, teremos 12cm de altura. O tronco tem que estar em equilíbrio com as medidas das raízes, podendo ser reduzido com segurança para 2x a altura da raíz, quanto mais alta à planta em relação à raíz, as chances de sucesso diminuem.Importante a redução de massa foliar da planta na hora do yamadori, evitando uma desidratação híper precoce e o acondicionamento da raízes no deslocamento, se caso for muito longe, pode-se enrolar jornal molhado em torno das raízes e envolver em plástico, evitando danos também pelo vento que é um dos piores inimigo. abç
MARCIO ROLDÃO06/09/2010 00:13
João Paulo inicialmente o nebari dessa sua planta me pareceu muito interessante.
Ja fiz um yamadori em uma planta que ganhei de uma senhora minha vizinha, realmente é uma planta tranquila de se fazer o yamadori, respeitando a época e procedimentos corretos, ocorre tudo bem. ai vai as fotos da que eu tirei, inclusive ja até floriu uma vez.

Como deixei os galhos crescerem para engrossar ela floreceu

João Paulo Batista Lyrio06/09/2010 08:21
Valeu Marcio, obrigado pelas informações.
Notei que os galhos dela são bem frágeis quando novos, nem tão novos, mas são frágeis.
E a respeito do nebari é realmente bem interessante, vais reparar melhor quando fizer o yamadori.
E outra coisa, sabe me dizer se essa espécie tem variedades na cor das flores ?

BozóbonsaiPoa, muito obrigado pelas dicas, irei analisar para aplicar na hora do yamadori.

Grande abraço meus amigos.
MARCIO ROLDÃO08/09/2010 00:18
Aqui na minha região ja vi lilás, rosa, vermelho e branco.
João Paulo Batista Lyrio18/09/2010 08:28
Para conhecimento:

At.
João Paulo
João Paulo Batista Lyrio23/09/2010 11:05
Pessoal, percebi que os galhos engrossam muito rápido e acredito que é melhor direcionar agora enquanto estão mais novos e maleáveis.

Gostaria de dicas para trabalho dos troncos, posso deixar os que estão ou preciso diminuir alguns ?

Ele está com bastante galhos, vocês acham melhor publicar uma imagem dele desfolhado para melhor análise ?

Abraço.
João Paulo Batista Lyrio27/09/2010 11:29
E então, o que acham ?

Possível frente, será que é melhor retirar esse galho logo da frente ?

Possível traseira

abraço.
Elio27/09/2010 12:16
João Paulo!
Vc tem um exemplar de grande porte, que, a meu ver, direcionado para o estilo multi-troncos. Até aí, OK!

Agora veja, a diferença de diâmetro desses troncos em relação à nova brotação é muito grande, certo?

Assim, para equilibrar a redução de diâmetro, gradativamente, entre troncos, galhos primários, depois secundários e assim por diante, terá que deixar a planta de desenvolver muito, mas muito mesmo.

Mas, esse é o preço que temos que pagar quando temos um exemplar desse porte. TEMPO!

Se fosse uma espécie de enfolhamento espesso que escondesse a ramificação (tipo azaléia), quando estivesse totalmente enfolhada só véríamos troncos e folhas. Não veríamos ramos primários e secundários, o que esconderia essa redução drástica de bitolas.

Porém, no Resedá, não tem como esconder a estrutura de ramos.

Será que me fiz entender ou enrolei tudo?

abraço
João Paulo Batista Lyrio27/09/2010 12:30
Entendido perfeitamente.
Então, deixamos ela aí por mais um tempo.
Posso ficar apenas com aqueles 3 troncos da parte de trás da primeira foto ?
Sds
Elio27/09/2010 14:31
João Paulo, eu tiraria o mais curto ou o que está com arame azul.
Por foto as opiniões podem ser erradas. Legal é avaliar "in loco" simulando a retirada cobrindo o tronco a ser retirado.

abraço
João Paulo Batista Lyrio28/09/2010 09:20
Pois é Élio, essa seria minha intenção, em retirar o menor, mas, o menor é o que está logo a frente ai na foto, pergunte por não ter muita familiaridade e como ficaria melhor para ela, como deu aquela aula da estruturação do exemplar, acredito que mesmo não sendo o azul o menor, ficaria melhor retirá-lo para tornar a copa cheia, o que acha ?

O azul está do lado direito, tem um mais a frente, digamos, querendo aparecer, então, esse é o menor..

Abraço.
Elio28/09/2010 11:28
Olá João Paulo!

Agora vc me obrigou olhar umas 10 vezes todas as fotos desde a primeira página...................rsrsrsrs!
Mesmo com o risco de dar uma opinião errada, já que é por foto, vi da seguinte maneira:

1. Vendo teu post do dia 22/Agosto - 10H22m, na 2ª foto onde aparecem os pés (teus???), dá pra notar que tem 3 troncos alinhados, à esquerda. Só isso já define que esses 3 não devem ficar.

Assim, conforme coloquei como uma opção, no meu post anterior, o de fio azul será o que deve ser retirado, inclusive, na minha opinião, deveria ser a nova frente, mesmo que tenha que trabalhar bem a cicatriz, nivelando bem em relação ao nebari para parecer que ali não havia tronco. Plantas com casca fina é possível fazer isso.

A nova frente seria o lado esquerdo da foto abaixo, na posição em que está o tronco com fio azul, depois de retirado, óbviamente.
Depois precisaria rever a altura de cada um dos 3 troncos.

Abraço

João Paulo Batista Lyrio28/09/2010 12:00
Grande Elio,
o de fio azul, é o último da direita da primeira foto que você repostou.
Por isso que gostaria de retirar o da esquerda da sua primeira foto repostada, para esse galho não ficar muito alinhado com os outros 2.
Abraço.
Elio28/09/2010 13:07
João Paulo, agora me enrolei todo.................mas vc captou a idéia. Alinhamento, nem pensar.

abraço
MarcoBonsaiPoa28/09/2010 13:12
Olá!

Também pode optar por baixar os quatro tocos, até bem próximo do tronco principal, pra ficar com um desnível de grossura mais harmonioso.Uns 2 cm de altura cada um, trabalhando no futuro com retífica, a parte da cicatriz.Brotação cresce 8 pares de folhas e reduza para 1 ou 2 pares. Esta redução permite a mudança de ângulo do galho e o engrossamento da parte anterior a nova brotação. Estes troncos altos no mesmo diâmetro não criam um efeito de conicidade.Tu tens um tronco principal grosso e teria os quatro menores bem curtos, com a brotação partindo desses mais curtos, o desnível de grossura será almejado em menos tempo, ganhando um folhagem mais densa e um árvore mais compacta.Até mais!
João Paulo Batista Lyrio11/10/2010 16:23
Para manter a triangulação, estava estudando a retirada de outro galho além do que possui o arame azul, o que acham ?
ASsim a planta irá manter uma triangulação perfeita.
Me desculpem as dúvidas, é que achei o material bem interessante e esto analisando analisando, para poder retirá-lo perfeitamente e condizí-lo sem problemas.

Abraço e conto com vocês .
João Paulo Batista Lyrio13/10/2010 09:41
Feriado, aproveitando para fazer umas operações.

Lembrando que não retirei o galho que havia pintando no post anterior, retirei o galho com o arame azul.

Ferramenta a posto:

O que acham?

Agora é esperar mais brotações para diminuíção dos galhos e colheita.

Abraço
João Paulo Batista Lyrio03/12/2010 14:44
Fui executar o yamadori só que as formigas detonaram ela, estou aguardando rebrotar para retirá-la, posso eliminar alguns desses galhos finos para dar uma estrutura ?

Observem que ela já está retornando as brotações.

Grande abraço.
12