Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ficus - Ajuda na condução.

nelsonoliveira03/08/2010 11:12
Ficus - Ajuda na condução.
Pessoal,

Segue em anexo algumas imagens de um ficus que adquiri ontem. Achei o nebari interessante. mudei o substrato mas nao podei raizes nem galhos, fiz apenas a desfolha pra que voces possam visualizar melhor a estrutura da planta e possam, por gentileza, me ajudar na minha nova tentativa (é isso aí...ainda nao desisti) de conduzir uma planta.

Bem, seguem as fotos e fico no aguardo das opiniões e orientações.

Abraços a todos!

Nelson
Vhalveruth03/08/2010 14:31
olha este seu ficus tem um potencial pra ser uma mame...

é so podar ele uns 4 cm acima do nebari e fazer uma copa...

e fassa estaca das outras partes. eu sempre fasso estaca e depois fasso raiz sobre pedra, ou ao menos tento fazer isto.

abraços
Nikkei 10003/08/2010 16:59
Ficus tem um nebari sempre ineressante 😄 Eu podaria o tronco mais baixo porque está muito alto. Talvez um moyogi, retirando o tronco reto. Aproveitre estas raízes aéreas e vá direcionando para ficar radial e não cruzar uma por cima da outra (com cuidado para não danificá-las)
nelsonoliveira03/08/2010 18:21
Ficus
Voces acham que isso seria muita pretensao? hehheeheh.

Pensei em fazer um alporque no tronco reto e o outro, mais curvo, diminuir bastante e contar com as brotações. será que com o alporque as brotações mais baixas que propus na projeção viriam?

Obrigado pelas opinioes! Qualquer critica é extremamente bem vinda!
Laudir03/08/2010 18:28
Este segundo projeto está melhor!
Nikkei 10004/08/2010 07:57
O caminho é esse aí. A gnt nunca sabe aonde vão aprecer as brotações... mas se necessário dá p fazer enxerto tbm. Faça pequenas mudas com galhos mais fino desta planta para utilizar depois.