Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Poda drástica em Paineira, é possível?

Donegá03/08/2010 17:28
Poda drástica em Paineira, é possível?
Olá Amigos,

Onde moro, tem uma verdadeira coleção de paineiras, de vários tamanhos e diâmetros, plantas que propagaram por sí só. Gostaria de saber se é possível fzr um yamadori desta espécie e se ela suporta podas radicais? Se possível, qual a melhor época? A maioria ainda tem espinhos pelo tronco. Pergunto pois as mais baixas tem em torno de 2m de altura e troncos com diâmetros entre 15 e 30 cm, exitem maiores tb, mas aí acho que já seria exagero.

Abraços.
Leandro Ferraz03/08/2010 19:25
Olha ainda nao tenho nem uma

mais ja que vc falou que por ai tem muitas
faça o teste com elas no local onde elas estão.
se ela rebrotar coisa que acredito que ira ai e so escolher a que tiver melhor e levar pra casa

aproveitando sera que já tem sementes se tiver estou louco a procura
Laudir04/08/2010 09:39
aceita poda drástica sim e sem problemas.
Donegá04/08/2010 16:11
Laudir,

Obrigado pela dica.

Leandro,

Vou ver se consigo algumas, o problema é que aqui onde moro tem muitas maritacas e agora até alguns papagaios que devoram as sementes antes mesmo dos frutos secarem a cairem ao chão e as plantas que tem frutos são as mais altas, fora do alcance p/ coleta, mas tb estou a procura de sementes, se conseguir algumas te envio sem problemas.

Assim que conseguir porto aqui.
Donegá05/08/2010 21:44
Lenadro,

Arrumei uma briga com algumas maritacas, tive que tirar a paina* delas na paulada, rsrsrsrs, ñ chegou a tanto, mas parte de tirar a paina foi quase isso, cm mencionei elas só ficam nos galhos mais altos, peguei uma barra d ferro de 6 m e tome pancada na paina p/ ela cair, as maritacas ficaram doídas gritando, foi até cômico p/ quem viu a cena. Bem peguei uma paina ainda verde, mas já roída de um dos lados, porém sem estrago em seu interior, ñ chegaram a furá-la. Agora tenho que deixá-la secar p/ tirar as sementes.

Se tiver um pouco de paciência, assim que retirá-las te envio algumas.

Me mande uma MP com seu endereço. Lá te passo meu endereço e ai vc me envia um envelope pardo selado e assim que as sementes estiverem boas te mando de volta.

Fico no aguardo.