Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Shimpaku em Mandaguari

Charles13/10/2005 10:42
Shimpaku em Mandaguari
Oi Mário, oi pessoal,

Estou colocando aqui as fotos de um shimpaku que trabalhei no Encontro de Mandaguari deste ano.
Fazia anos que não trabalhava shimpaku e aproveitei a ocasião prá discutir minha idéia com vários dos demonstradores presentes, entre eles Tramujas, Rock Jr, Zezão, David Benavente, Hidaka, Takeshima, visando captar as diferentes abordagens e pontos de vista. Foi bastante interessante, curioso e proveitoso!

Planta original, já fotografada pelo lado escolhido como frente

Uma passagem marcante ocorreu com o Sr. Takeshima, que me impressionou pela simpatia, simplicidade, humildade e competência.
Muito prestativo com o pedido de opinar sobre minha idéia, ele observou a planta atentamente, olhando de muito perto. Em seguida, alegou dificuldade com a visão e passou a tatear a planta para sentir melhor o trabalho que eu estava desenvolvendo! 😲 😄
Pelo tato, me sugeriu alargar o shari que havia feito, pois na cicatrização haveria uma boa redução da largura original!
Idéia prontamente acatada! 😄 e, mesmo sem ser a intenção, deu uma aula de sensibilidade em todos os sentidos!
Trabalho básico realizado

Primeiro refinamento de jin's, shari e envasado.
Neste momento não foi possivel um melhor posicionamento da planta no vaso, devido a uma massa de raízes muito concentrada num lado do tronco. No próximo replantio será melhor posicionada.

Sugestões e críticas são muito bem vindas!

Abraço,
Charles
Mário A G Leal13/10/2005 11:12
Charles, disse lá e digo aqui: "Que beleza, meu amigo!". Fico sempre admirado quando vejo os trabalhos realizados como este pois, sinto uma dificuldade terrível para realizá-los.

Parabéns mais uma vez!
Alexandre S. Coelho13/10/2005 11:34
M-A-R-A-V-I-L-H-A Charles ❗ ❗ ❗

seus trabalhos sempre nos mostram muito refinamento e bom gosto, e lá em Mandaguarí não deve ter faltado inspiração heim!!!???

tá bom D+... o que achas de mostrar um pouquinho do final (ou começo???) do shari que vem do lado direito, próximo da base. Nessa frente ele não aparece direito...
e o ápice vocë vai direcioná-lo levemente para a esquerda, conforme a base???

abraços
Charles14/10/2005 08:42
Oi Mário, tudo bem?

Pois é meu amigo.... voce tem mesmo esta característica de "jogar a gente prá cima", com seu comentários elogiosos! 😄
Valeu... vale muito pelo estímulo a todos nós...
E afinal, o mesmo se aplica a mim em relação aos seu penjing, verdadeiras miniaturas da natureza numa bandeja, para o quais, estou longe ter sua habilidade! Parabéns por eles!

Abraço,
Charles
Charles14/10/2005 09:02
Oi Alexandre...

Verdade! Foi muito bom ter ido a Mandaguari! 😄

Olha, o final do shari de fato é aquele "biquinho" que termina na parte inferior direita. Parece mesmo que ele continua do outro lado, mas é só impressão.
Eu ainda estou avaliando se aumento este shari, tanto na largura como abaixando um pouco mais o final dele. Aí sim ele contornaria um pouco mais o tronco, em relação ao final dele embaixo.

Sobre o ápice (o que pretendo mesmo que seja o novo ápice), já está voltado para a esquerda, acompanhando a inclinação do tronco. Acontece que ele ainda é curtinho e com muito pouco verde (dá prá notar na forto). Por isso eu ter deixado um pouco de galhinhos aramados na parte superior, fazendo as vezes de uma pequena "maquiagem", até o verdadeiro ápice encorpar um pouco mais. Nesse momento decido se elimino ou redireciono os galhinhos que deixei no topo.

Agradeço seus elogios... valeu mesmo!
Abraço,
Charles
pedro pires16/10/2005 13:34
Mas que impressionante!