Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Arame, Poda, Transplante. O que usar??

Drop1304/08/2010 00:19
Arame, Poda, Transplante. O que usar??
Olá Pessoal! Mais uma vez venho recorrer a experiencia de todos para saber:
Vou rearranjar minha pitangueira que está a uns 2 anos sem cuidados. por tanto vou poda-la, transplanta-la e arama-la.

-Porém nao sei quais caracteristicas devem ser respeitadas para o arame (metal, espessura, etc)?

-Devo vedar os galhos maiores com algum tipo de material?

Att
Pedro
Elio04/08/2010 23:47
Olá Pedro!
Algumas consideração:
A ordem é: Podar, aramar e só depois transplantar.
O arame: Aluminio
Bitola: sem saber a espessura do galho, não tem como dizer a bitola. O negócio é testar. Se aramar, vergar e o ramo voltar é porque a bitola é menor do que a ideal.
Proteção dos ramos mais grossos é importante: Ráfia vegetal ou borracha de pneu de bicicleta.

abraço
Guilherme Cahú05/08/2010 20:39
Curiosidade: qual o efeito da proteção dos ramos?
Elio05/08/2010 21:14
Guilherme, basicamente tem 2 funções:
1. Proteger a casca
2. Se, ao dobrar o galho ele vier a rachar, a parte que rachou não se desprende do galho/tronco e logo cicatriza novamente, "solda".

abraço
Guilherme Cahú05/08/2010 21:51
Ah, OK!
Obrigado! ^_^
LeonardoAguiar10/08/2010 12:01
Quanto ao arame, pode ser fio de cobre?
Laudir10/08/2010 12:14
cobre eu considero o melhor
Vitor Martin10/08/2010 17:50
arame
Leonardo,

A diferença entre os arames é a maleabilidade. O arame de alumínio é bem mais maleável e portanto fácil de trabalhar. O de cobre é mais duro, rígido, o que em alguns momentos pode dificultar a aramação, principalmente em copas mais densas ou em galhos bem ramados.

Outro recurso que pode ser utilizado em algumas situações e que na minha opinião é até pouco utilizado no Brasil é a tração de galhos. Para posicionar os galhos você traciona e "amarra" nas raízes, na amarração de arame do vaso, ou até no próprio vaso.

Em relação ainda aos arames, eu utilizo o fio de cobre rígido de 2,5mm com sucesso. Em galhos mais grossos passo dois fios e nunca tive problemas.

No bonsai, pelo menos pra mim, vale muito o "tentativa e erro", para adequar os materiais de trabalho.

Abraço,

Vitor Martin
Elio10/08/2010 22:46
Como o Vitor disse, vc pode usar o de cobre ou aluminio.
Eu prefiro usar aluminio e uso bitolas de 0,7 mm até 6mm.
Costumo usar várias bitolas numa mesma planta, desde a mais grossa no tronco até a bem fininha nas postas dos raminhos.,

abraço
Laudir11/08/2010 09:47
só uma ressalva minha:
o arame de cobre q eu uso é aquele de motores elétricos que queimaram.
Este arame é mais maleavel