Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Identificação de Ficus e.. O que é isso?

Guilherme Cahú04/08/2010 16:37
Identificação de Ficus e.. O que é isso?
Olá pessoal, fiz umas estacas de Ficus gostaria saber qual é a espécie que estou cultivando.
Vocês podem me ajudar?

Ignorem a semente da esquerda >_>

Além do Ficus, gostaria também de saber que árvore é essa:

Obrigado desde ja!
Laudir04/08/2010 18:16
Parece ser um ficus benjamina

Qto a arvore, seria necessário uma foto mais próxima das folhas e casca do tronco ahh e das sementes se possível.
Guilherme Cahú04/08/2010 19:09
OK, amanhã tiro fotos melhores.
Quanto às sementes, nunca as vi. Também nunca vi floração nessa árvore, embora deva haver...
Guilherme Cahú05/08/2010 21:21
Tirei novas fotos da última árvore:

Detalhe: nada do que está no chão pertence a essa árvore.
As folhas e flores pertencem a uma árvore mais alta, que fica acima da árvore apresentada.

--------------------------------------
--------------------------------------

Também gostaria de saber que espécie é essa abaixo.
Parece ser uma Gimnosperma, já que retirei sementes das flores, e suponho as sementes serem anemófilas (literalmente, "afinidade com o vento" - melhor dizendo, sementes que possuem uma estrutura que facilita o seu transporte e disseminação através do vento - se é que o que peguei são sementes mesmo, mas deve ser, visto que nunca notei produção de frutos nessa árvore e ela não demonstra características de produção de frutos - já encontrei outras por aí, devem ser gimnospermas mesmo).

Seguem as fotos:

Conseguem notar as flores ali?

E então, o que me dizem? ^_^"
rafaranter06/08/2010 07:44
Pal brasil
Cara pela primeira foto tenho quase certeza que é um pal brasil, mas procure ver se há alguns acúleos nos galhos, eles devem ter uma base grossa é uma ponta bem fina se tiver ae sim é certeza, outra coisa se ela florir e a flor for amarelinha con o centro preto ae é certeza.
Guilherme Cahú06/08/2010 21:58
OK, semana que vem verificarei melhor. 😉
Obrigado!

E alguém tem alguma noção sobre a terceira árvore?
Carlos AFJR30/09/2010 18:08
Oi Guilherme!!!

A primeira realmente é um Ficus benjamina.
A segunda é o pau-brasil, Caesalpinia echinata.
A terceira aparece pertencer a família Fabaceae, se for, pode ser um Pithecellobium dulce.
Tenta tirar uma foto das flores e uma das folhas destacadas.
Guilherme Cahú01/10/2010 18:44
*o* É mesmo!
Todas as imagens que achei na internet condizem com a Pithecellobium dulce que você indicou!

Muito obrigado, Carlos! =D